TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contencoes

Por:   •  15/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Unifacs – Universidade Salvador

Disciplina: Estruturas de Concreto II

Aluno: Marx Monaco

Professora: Luara Vieira

Palestra sobre situação das encostas na cidade de Salvador (Resumo)

A palestra ministrada pelo professor de Contenções da Unifacs (Fabricio Macedo), no dia 20 de outubro de 2015, começou com um panorama histórico, onde o palestrante expos uma carta do ano 1671, que tratava de um oficio da câmera de Salvador ao Rei de Portugal, no qual solicitava recursos para obras de contenções na cidade. Com isso, fez uma correlação com os tempos atuais, onde o problema nas encostas e constante, porem histórico.

O palestrante deu prosseguimento, comentando sobre as falhas geológicas em algumas regiões na cidade, dando ênfase a região do corredor da Vitoria ate o subúrbio ferroviário. Posteriormente, comentou sobre os solos residuais, que predominam na cidade de Salvador, fazendo uma explicação mais técnica sobre os diferentes tipos de solos encontrados na cidade, como por exemplo as dunas em Itapua, os solos expansivos na região da base naval, os solos residuais na região de Coutos. Alem das características do solo, citou dados importantes que contribuem para o problema crônico nas encostas da cidade, como a ocupação desordenada, residências construídas em regiões sensíveis e instáveis. Outro problema citado, foi o abandono de pedreiras na cidade, como no bairro da Cidade Nova e Saboeiro. Essas pedreiras nem sempre visíveis, trazem riscos para população, sendo necessário um estudo dos pacotes geológicos, um conhecimento prévio antes da execução de qualquer projeto. Alem desses problemas geológicos, existem os problemas antrópicos, como cobertura vegetal incorreta (bananeiras), deficiências de drenagem, esgoto sanitário a céu aberto e despejos de resíduos sólidos em encostas. Em 2004, um estudo feito para mapeamento das encostas em Salvador, foram identificadas 436 encostas em situação de risco, onde a grande maioria não foram tratadas ate a atualidade. Visto todos esses problemas e o aumento da media histórica de chuvas na cidade em 2015, agravou ainda mais a situação. O palestrante também citou alguns problemas geotécnicos na cidade, como erosões, alagamento, canalização de rios e assoreamento das margens de rios que também influenciam na situação das encostas. A falta do escalonamento (degrau), da remocao da camada vegetal, da construção do aterro adequado, também e frequente na cidade.

Por fim, o palestrante citou exemplos de contenções mais encontrados na cidade, como: solo grampeado, alvenaria de pedra e cortina atirantada. Comentou sobre projetos associados as contenções, como: proteção superficial da vegetação e bom sistema de drenagem. O conjunto desses fatores disciplinam as contenções, agem em conjunto para um melhor resultado.  

   

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com