TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geotecnica De Contençoes

Pesquisas Acadêmicas: Geotecnica De Contençoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

2. OBRAS DE REVESTIMENTO

As obras de revestimento são usadas através da necessidade de realizar algumas das ações que podem ser utilizadas visando à proteção ou contenção adequada e segura das encostas, cortes e aterros, impedindo que a terra contida venha a baixo.

Para a escolha da obra de contenção mais adequada de ser executada em uma determinada situação é fundamental avaliar as características do meio físico local e dos processos de instabilização percebidos na encosta, corte ou aterro.

2.1. Tipos de obras de contenção

Algumas alternativas possíveis para contenção de encostas em caso de erosão são:

2.1.1. Taludes

Em terrenos espaçosos, pode-se optar pela execução de taludes – uma superfície inclinada do solo que limita um platô, também são chamados de encostas, rampas ou morros.

2.1.2. Canaletas e estruturas tipo escadas

Neste caso o escoamento de águas superficiais (fator causador de erosão) possuem sua velocidade reduzida, com a construção de canaletas no topo do declive ou pelo escalonamento da queda da água em estruturas tipo escadas.

2.1.3. Plantio de arbustos

Ultiliza-se o plantio de arbustos, para a estabilização do solo, suas raízes formam uma ancoragem natural do solo, mas não qualquer espécie, existem plantas adequadas para isso.

2.1.4. Manta geotêxtil

A mesma é ancorada ao solo com tirantes como forma de técnica de estabilização.

2.1.5. Muros de arrimo

Dentre as obras mais comuns destacam-se os muros de arrimo ou muros de gravidade, constituídos de concreto ciclópico, concreto armado, cortina atirrantada, gabiões, solo cimento ensacado, muros em forma de cortina com perfis metálicos com painéis pré-moldados, estacas pranchas, etc. Este tipo de contenção será aprofundado nos tópicos seguintes.

3. MUROS DE ARRIMO – DEFINIÇÃO E FUNÇÃO

Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser construídos em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado), ou ainda, de elementos especiais.

A designação “Muros de Arrimo” é utilizada de uma forma genérica para referir-se a qualquer estrutura construída com a finalidade de servir de contenção ou arrimo a uma determinada massa de solo “instável”, ou seja, que tem a possibilidade de se movimentar para baixo, à partir da sua ruptura por cisalhamento. Caso existam inclinações, independentemente de ser em aclive ou declive, riscos de deslizamentos e outros imprevistos é grande.

Essas estruturas têm como função suportar a terra das encostas, substituindo a que foi removida, estabilizando a sua pressão e evitando que esse solo ceda.

São usados, principalmente, em áreas onde o nível do terreno supera o ângulo de repouso do solo ou onde não seja possível construir um aclive suave.

A construção dos muros de contenção pode ser necessária, tanto para um terreno naturalmente íngreme, como para projetos que precisem de intervenções, como por exemplo os cortes.

Eles são construídos quando é necessário cortar a terra para construir uma edificação, uma estrada ou qualquer outro tipo de obra que faça com que o solo fique instável e perca sua resistência, podendo desabar. Também pode ser construído em áreas com taludes naturais que tenham baixa resistência ao cisalhamento e que estejam muito sujeitas à erosão.

4. TIPOS DE MUROS

Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes.

4.1. Muros de gravidade

Muros de Gravidade são estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio. Geralmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5m. Alguns tipos de materiais utilizados nos muros de gravidade são:

4.1.1. Muros de alvenaria de pedra

Este muro apresenta como vantagens a simplicidade de construção e a dispensa de dispositivos de drenagem (pois o próprio material é drenante), isto, apenas quando não se é utilizado a argamassa nos vazios entre as rochas como forma de aumentar a rigidez em taludes mais altos. Outra vantagem é o custo reduzido, especialmente quando os blocos de pedras são disponíveis no local. No entanto, a estabilidade interna do muro requer que os blocos tenham dimensões aproximadamente regulares, o que causa um valor menor do atrito entre as pedras.

4.1.2. Muros de gabião

São constituídos por gaiolas metálicas preenchidas com pedras arrumadas manualmente e construídas com fios de aço galvanizado. As principais características dos muros de gabiões são a flexibilidade, que permite que a estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com