TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS SISTEMAS DE CONTENÇÕES

Por:   •  13/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Em uma obra, nem sempre o terreno será encontrado no nível adequado para o início imediato da construção. Assim, é necessário que se dê início ao processo de terraplenagem, cujo nome significa deixar a terra plana. Esse método se dá por meio da retirada de terra (Corte) ou deposição de terra (Aterro), até o nível que consta no projeto arquitetônico, as vezes necessitando ou não de contenções para melhor

Os Cortes são segmentos que requerem escavação no terreno natural para se alcançar os números do projeto, como foi citado acima. Tratando-se de aterro, o termo refere-se ao local onde são depositadas porções de terra ou entulho com objetivos diversos, sendo o mais comum, tornar plano um terreno originalmente em declive. Nos aterros para construções de ou rodovias, geralmente apenas é despejada terra limpa e de tipos específicos visando a melhor compactação e consequente estabilidade do solo.

A movimentação de terra, vale lembrar, envolve riscos, onde erros de projeto, dimensionamento e execução podem ser fatais, pois após os procedimentos citados acima o solo exige um método de reestabilização. Pode ocorrer por ação da natureza deslizamentos de planos cortados, encostas, facilitados pela retirada da cobertura vegetal do terreno. Para lidar com tal problema, é necessária a implantação de contenções onde for requerido.

A contenção é, por definição, um elemento estrutural que têm por objetivo contrapor-se a empuxos ou tensões geradas em maciço cuja condição de equilíbrio foi alterada, ou seja, apresenta a função de conter um determinado maciço de terra que possa vir a desmoronar se deixada com o talude livre. Torna a ser a solução mais simples para suportar a pressão exercida por um barranco. 

PRINCIPAIS SISTEMAS DE CONTENÇÕES

        A seguir, estão listadas os principais tipos de contenções utilizadas nas construções atualmente.

Paredes Diafragma

Paredes-diafragma são painéis de concreto, geralmente armado, pré-fabricados ou moldados no próprio local. Aplicada principalmente em subsolos enterrados, essa técnica é recorrente em centros urbanos, onde a falta de área livre dificulta a execução de outros processos. 

Os painéis são feitos por meio do preenchimento de trincheiras escavadas com o uso contínuo de lama bentonítica, cujo papel é estabilizar as paredes de escavação e contrabalançar o empuxo causado pelo lençol freático no terreno. Pode-se, também, utilizar polímeros no lugar da lama.

Solo Armado

        Esse sistema utiliza placas de concreto, armaduras e a própria terra como materiais estruturais. As escamas são montadas à medida que a terraplanagem avança. Com isso, ao término do espalhamento e da compactação, tem-se o solo armado finalizado.

A utilização dessa técnica é mais comum em encontros de pontes e viadutos de estradas e ferrovias, ou nos perímetros urbanos, onde os espaços são muito restritos e os prazos de execução das obras bastante curtos.

Muros de Arrimo

Os muros de arrimo são estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio, e podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes.

Gabiões são gaiolas de aço zincado de malha hexagonal preenchidas com pedra com peso variável de 2 a 5 kg. É uma das técnicas de contenção mais utilizadas, por ser de fácil execução, ter baixo custo, apresenta rigidez de construção, elevada permeabilidade e boas condições de acomodação em deslocamentos. Por essas características, é comum a aplicação em muros de contenção, proteção de margens e canalização de córregos. 

Esse sistema têm surgido como tendência em projetos de arquitetura, de fachadas ao paisagismo, pois também tem mínimo impacto ambiental; As telas de aço são recicláveis e as pedras podem ser de rios e fornecedores locais.

Os muros de pedra são boas opções já que o peso da pedra é suficiente para contar a carga da terra, Entretanto pode chegar a será caro. Sendo assim, a forma mais barata de criar um muro de arrimo é construí-lo com blocos e apenas revestir posteriormente com algum material. 

Geogrelhas e Geossintéticos

Os geossintéticos podem ser classificados genericamente em categorias dependendo do processo de fabricação podendo ser geotubos, georedes, geogrelhas, geomembranas, etc.

No caso das Geogrelhas, essas são materiais geossinteticos em forma de grelhas, cuja aplicação contribui para adicionar resistência à tração ao solo que, dessa forma, tem mais sustentação para evitar deslizamentos. O solo envelopado é uma das técnicas mais utilizadas de execução de muros de contenção com geossintéticos. Consiste em colocar materiais geossinteticos entre camadas de solo compactado e no envelopamento da face com o próprio material de reforço. Ao permitir utilizar o solo local compactado como elemento estrutural, essa técnica apresenta boa relação custo-benefício em situações de aterro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com