TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTENÇÕES PAREDE DIAFRAGMA

Por:   •  18/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

ENGENHARIA CIVIL

ÁDRIA SILVA DE LIMA

CONTENÇÕES

        PAREDE DIAFRAGMA

SANTARÉM/PA

2016

ÁDRIA SILVA DE LIMA

 

CONTENÇÕES

PAREDE DIAFRAGMA

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de pontuação na disciplina Obras Geotécnicas, no grau 1.

Prof. Anny Taketomi

SANTARÉM/PA

2016

        No sábado, 22 de outubro de 2016, aconteceu no auditório central do CEULS/ULBRA o 1º Simpósio de Saneamento Básico. Contou-se com a presença de quatro palestrantes que discorreram sobre sistemas de tratamento de esgoto e de abastecimento de água, com foco em Santarém.

        A primeira palestra foi ministrada pelo MSc. Sérgio Melo, com o tema: Estação de Tratamento de Esgoto Tipo UBOX. A qual serviu de referência para a visita técnica que aconteceria no dia seguinte. Pois, é justamente o tipo de ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que se tem no bairro do Uruará.

        Segundo explicado, as principais vantagens desse tipo de ETE é a demanda de pouca área, a necessidade de poucos operários, a pouca geração de resíduos, cada módulo com capacidade para 25 mil habitantes, entre outras. Quanto ao processo de tratamento em si, ela conta com sistemas de gradeamento e peneiras rotativas para retenção, caixa de areia para sedimentação/decantação, bombas centrífugas para separação, reatores com processo anaeróbico e aeróbico e flare para queima de gases.

        No momento seguinte teve-se a presença do Eng. San. Esp. Ivan Silva, que falou sobre o tema, Sistema de Abastecimento de Água de Santarém-PA- Panorama atual e Futuro.  Que inicialmente falou sobre os sistemas de captação de água que são realizados atualmente na cidade, coleta superficial do rio Tapajós e subterrânea por poços. Mostrou a relação atual dos poços existentes por unidade e os que deverão ser construídos em breve.

        Citou também sobre o sistema de tratamento, que consiste principalmente na cloração. Além dos reservatórios apoiados e elevados existentes, e os que deverão ser construídos e que unidades atenderão. Ao final foi questionado sobre o sistema de hidrômetro que está sendo instalado na cidade e sobre a fiscalização da Cosanpa nos meios de fraude e de desperdício de água, especialmente em lavagens de carros.

        Após o intervalo foi a vez do Eng. San. Esp. Alisson dos Reis com a palestra: Sistemas Compactos como solução individual para tratamento de esgoto. O qual começou apresentando dos tipos de sistemas compactos fabricados pela sua empresa, a capacidade de cada um, o processo de fabricação com fibra de vidro, e como essa pode ser uma ótima alternativa ao tratamento de esgoto doméstico atual (fossa/sumidouro).

        Em seguida aprofundou mais o tema sobre esgoto, em relação a composição e as etapas de pré-tramento, para retirada de sólidos e gordura; tratamento primário, para separação da matéria orgânica; tratamento secundário, que trata do restante de matéria orgânica existente e de elementos como hidrogênio e fósforo e a finalização pelo tratamento terciário, em que pode ser feita cloração, emissão de raios UV ou ozônio. E ainda deu instruções do que se precisa saber antes de comprar uma ETE individual e os processos de manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com