TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle, Monitoramento e climatização de ambientes corporativos e residenciais

Por:   •  20/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DA 2ª AVALIAÇÃO PARA O PI

Controle, monitoramento e climatização de ambientes corporativos e residenciais.

Nome

Função

E-mail

Edney Pereira Viana

Gerente Técnico

Edney.viana@aut.iesam-pa.edu.br

Gustavo Quintanilha

Pesq. e levantamentos

gcquintanilha@aut.iesam-pa.edu.br

Johnny Cássio Magno da Silva Serrão

Suporte Técnico

jcassio_1@hotmail.com

Reinaldo Magno

Desenvolvimento e produção

REVISÃO DA LITERATURA

Em ambientes corporativos, vê-se a necessidade de se fazer um controle e o uso mais efetivo de seus equipamentos, neste contexto o atual projeto viabiliza a solução para a dinamização da estrutura desses determinados ambientes. Fazendo um controle de temperatura através de sensores e dispositivos climatizadores (centrais de ar, ventiladores, desumificadores de ar, etc.)

Em muitas empresas onde há centrais de processamento de dados (CPD), existe a necessidade de manter essas salas e uma temperatura constante devido ao aquecimento dos computadores que lá estão. Neste trabalho e proposto o sistema de monitoração, acionamento e desligamento intercalado das centrais de ar presentes nos ambientes de CPD.

MÉTODO

  • Local

        Apesar de termos feito alguns testes na reitoria do IFPa (Instituto Federal do Pará), no Hospital Universitário João de Barros Barreto e outros na casa de alguns dos integrantes, resolvemos pela necessidade dos experimentos e apresentação do primeiro protótipo, o local de apresentação foi definido como sendo um dos laboratórios do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

  • Instrumentos

        Utilizaremos multímetro, osciloscópio, um PC (ou notebook) e uma fonte (ou bateria) para fazer os testes no circuito e nos componentes.

  • Tipo de pesquisa

        Esta pesquisa será realizada em campo, e é do tipo, qualitativa e quantitativa, em que na primeira iremos coletar todos os dados relevantes ao projeto e na segunda, será a análise dos dados coletados.

  • Tratamento dos dados

        Como serão capturados os dados e de que forma eles serão manipulados pra a serem transformados em informações;

        Os dados serão coletados através da placa LAB VIEW PCI 7041/6040E  e modelados no software LabView. Também utilizamos um programa em C++ interagindo com o Arduino e com uma saída para uma interface em Java.

  • Equipamento e Materiais

Arduino Uno.

 LM35 Sensor de Temperatura.

 Protoboard

  • Tecnologia

        A tecnologia utilizada no projeto será os softwares LABVIEW 7.1, LABVIEW 8 e para simular o circuito e C++/Java para a interação com o PC ou Web.

  • Procedimentos

                Após testes com sensores de temperatura no labview obtiveram-se os resultados que viabilizaram a pesquisa e o desenvolvimento do projeto.

RESULTADOS PRELIMINARES

Até o presente momento o projeto segue com pesquisas bibliográficas e o estudo da implementação e levantamento e equipamentos considerando custo/benefício do projeto.

CONCLUSÃO

O projeto teve o proposito de construir o protótipo com o intuito de adequá-lo ao objetivo final que e o sistema de monitoração, acionamento e desligamento intercalado das centrais de ar.

         

REFERÊNCIAS

CENSI, Angela. Sistema para automação e controle residencial via e-mail, Universidade Regional de Blumenau, 2001.

ÁVILA, Alexandra Gonçalves de; SALOIO, Breno Holanda. Instrumentação e controle de um sistema de ar condicionado híbrido, 2009.

ANEXOS

  • Coolers simularão o controle das centrais de ar que serão ativadas no decorrer de um determinado tempo.

[pic 1][pic 2][pic 3]

  • LM35 sensor de temperatura

Sensores de Temperatura analógicos LM35 são sensores que apresentam saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão de 4-20Vdc , tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura, sendo assim, apresenta uma boa vantagem com relação aos demais sensores de temperatura calibrados em “KELVIN”, não necessitando nenhuma subtração de variáveis para que se obtenha uma escala de temperatura em graus Celsius de precisão de circuitos integrados de temperatura, cuja tensão de saída é linearmente proporcional à temperatura (°C). O LM35 não necessita de calibração externa ou trimming. É preferido também pelo baixo custo no total devido não ter necessidade de utilizar trimming ou calibração a parte no circuito. A baixa impedância de saída, saída linear e calibração constante, faz uma perfeita comunicação com circuitos de leitura de temperatura com facilidade e sem ajustes tornando custos mais baixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (404 Kb)   docx (941.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com