TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Tecnológico da Camada de Revestimento de CAUQ de Cuiabá: Análise das propriedades do Pavimento

Por:   •  9/10/2018  •  Abstract  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

 Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva Departamento de Área de Construção Civil

Danilo de Almeida Cruz

Controle Tecnológico da Camada de Revestimento de CAUQ de Cuiabá

Cuiabá - MT

Novembro – 2013


Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

 Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva Departamento de Área de Construção Civil

Danilo de Almeida Cruz

Controle Tecnológico da Camada de Revestimento de CAUQ de Cuiabá: Análise das propriedades do Pavimento.

Projeto de Pesquisa de Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel Tecnólogo Controle de Obras à Banca Examinadora do Instituto Federal de Mato Grosso.

Orientadora: Me. Silvana Fava Marchezini

Co – Orientador:Me Luiz Carlos de Figueiredo

Cuiabá - MT

Novembro – 2013


Sumário

  1. Introdução

No dia 27 de Maio de 2013, município de Cuiabá, Mato Grosso, foi lançado o programa Novos Caminhos pelo prefeito Mauro Mendes, programa a qual vai asfaltar 200 quilômetros de vias, recuperar 250 quilômetros de asfalto e patrolar e encascalhar 700 quilômetros de estradas vicinais na zona rural e 650 quilômetros na zona urbana de Cuiabá. Em entrevista realizada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, o prefeito relatou que Cuiabá possui 1.400 quilômetros de ruas asfaltadas, sendo que 75 % delas têm mais de 15 anos e nunca passaram por manutenção, e que o trabalho a ser realizado será de qualidade permitindo assim reduzir despesas de alto custo da manutenção dos pavimentos, por fim afirma que nos próximos quatro anos, mais da metade do asfalto de Cuiabá será recuperada. (entrevista a secretaria de obras públicas, 2013).

A prática de recuperação e manutenção de pavimentos é indispensável para manter ou restabelecer as condições de tráfego seguro e confortável de uma via (Gonçalves, 1999). Entretanto, antes mesmo de se pensar em ter ou selecionar algum tipo de manutenção, é de grande valia o pavimento ter sido executado e projetado de maneira correta conforme exigência do órgão responsável. Executar e projetar um pavimento sem atender as condições mínimas de trafegabilidade e segurança acarreta em um gasto muito grande com a manutenção no futuro.

Desperdiçar dinheiro com a manutenção e recuperação prematuramente inviabiliza investir na ampliação da estrutura viária. Para tanto faz-se necessário investir na qualidade da elaboração e execução dos projetos e garantir que a manutenção ocorra dentro do limite de sua vida útil, com menor custo, de maneira eficiente, e ainda proporcionar a qualidade e segurança aos usuários.

Quando não há uma boa elaboração do projeto ou a má execução, o surgimento de patologias é evidente, aqui que se destaca a grande importância do controle tecnológico do pavimento, antes e depois de sua execução.

As obras de pavimentação que irão acontecer em Cuiabá é uma perfeita oportunidade de se estar empregando o trabalho do controle tecnológico, este que vai aferir e garantir que todas as especificações de projeto vão estar sendo atendidas e executadas em obra durante e pós termino, logo que essas reformas e construção possam ter longa vida útil e principalmente qualidade.

Muito tem se deparado com situações precárias de ruas em péssimo estado em várias cidades do país, na cidade de Cuiabá não é diferente, é um obstáculo na busca do desenvolvimento socioeconômico e incomodo aos seus cidadãos. A qualidade dos pavimentos passa pelo projeto e execução de um revestimento durável e, portanto, por um conhecimento aprofundado das misturas asfálticas, seus componentes e das técnicas de dosagem, com vistas à previsão do comportamento quando em serviço.

O estudo de misturas asfálticas no país, relativos à dosagem, tem apresentado com frequência uma inconsistência, refletida em resultados distintos entre os parâmetros volumétricos de dosagem obtidos em campo e em laboratório, bem como diferenças também observadas quando se consideram os mesmos materiais caracterizados em laboratórios diferentes. Diante disso surge o seguinte questionamento:

As propriedades dos agregados e ligantes determinadas em laboratório correspondem com as obtidas após sua aplicação em campo?

Com o intuito de obter resposta a esse questionamento este trabalho terá como objetivo verificar as alterações das propriedades do asfalto determinada em seu projeto com a do pavimento já executado e solicitado devido ao tráfego.

  1. Problema

O bom desempenho de revestimentos e de tratamentos superficiais asfálticos depende da utilização de procedimentos corretos em diversas etapas (BERNUCCI, et al., 2008). Considerando que cada etapa tenha sua importância, é indispensável o bom cumprimento de cada uma delas, para que no fim obtenha-se uma máxima qualidade do produto.

Diante dessas fases construtivas e todo processo integrado da consolidação de um pavimento, o tema propõe uma avaliação da qualidade de pavimento executado na Avenida Antártica, no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, Mato Grosso. Será que esse asfalto atende as especificações determinadas em projeto após sua execução e solicitação devido ao tráfego? Se não quais os fatores que interferiram para chegar a esse resultado?

  1. Hipóteses

Visto a situação que se encontra o pavimento é possível supor que:

  • O pavimento construído na Avenida Antártica, não foi bem projetado conforme sua necessidade, o surgimento de patologias é a prova do erro.
  • Má execução dos: revestimentos, drenagem, estrutura (base, sub-base, reforço).
  • Má utilização da via, essa está sendo submetida a esforços que não foram projetadas para suportar.
  • Inexistência ou negligência do controle de qualidade do pavimento executado, comprometendo a identificação de inconformidades especificadas em projeto.
  • Má qualidade dos materiais betuminosos e agregados.  

  1. Objetivos;

4.1 Objetivo geral:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (269.5 Kb)   docx (67.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com