TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVESTIMENTOS ASFÁLTICOS: CAMADA POROSA DE ATRITO (CPA) E STONE MATRIX ASPHALT (SMA)

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 4

REVESTIMENTOS ASFÁLTICOS: CAMADA POROSA DE ATRITO (CPA) E STONE MATRIX ASPHALT (SMA)

Rodrigo A. Gouveia (RA: 00135507); Adrielhy Antunes Rodrigues (RA: 00184431); Danilo Alves Randolfo (RA :142453);Gustavo Natalle Gasparello(RA:133814);Matheus Eichinger Françoso (RA 01052896);Alan Borges de Mello (RA:01054899); Henrique Lennon Silva (RA:01054922); Rodrigo Vissoci Enumo (RA:01055027)

Introdução: Em um mundo globalizado, onde a economia e o bem estar social dependem da interação entre as pessoas, de informações e de acessibilidade a bens materiais, se faz importante os sistemas de transporte viários, que entre todas as funções servem para a locomoção e transporte comercial, o que o torna de suma importância em uma nação. Diante desta importância, é indispensável considerar que a infraestrutura dos sistemas de pavimentação é fundamental para o desenvolvimento do setor.

Investimento, pesquisa e planejamento são elementos importantes para que uma política de desenvolvimento viário seja estabelecida com sucesso, segundo Zagonel (2013) diante da importância dos transportes e do tipo de revestimento que será utilizado, passa a existir a necessidade de que se encontrem soluções em pavimentação que aumentem a vida útil e proporcionem melhorias nas funcionalidades do material aplicado, utilizando os recursos públicos de maneira estratégica, visando atender a necessidade, garantindo então a melhor relação custo x benefício. Sendo assim, vemos a importância dos revestimentos asfálticos que compõem os sistemas de pavimentação que serão abordados neste trabalho.

Objetivo: O que se visa nesta proposta é de maneira específica tratar-se de dois tipos de revestimentos asfálticos: o de camada porosa de atrito (CPA) e o stone matrix asphalt (SMA), apresentando as propriedades, características e aplicabilidade dos sistemas que serão abordados.

Desenvolvimento: Revestimento asfáltico é um dos elementos que constituem o conjunto do sistema de pavimentação flexível. É a camada com função de receber as cargas de veículos e ações climáticas, o que implica, para um bom sistema de pavimentação, que o revestimento tenha boas propriedades quanto resistência à cargas de aceleração e frenagem, assim como impermeabilidade. Segundo Bernucci (2006), as misturas asfálticas a quente podem ser subdivididas pela graduação dos agregados e fillers (materiais de enchimento), onde destaca-se os mais usuais: graduação aberta e graduação descontínua.

O revestimento CPA faz parte da classificação de agregados de graduação aberta, onde segundo o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER, 2009.) a camada porosa de atrito CPA é um pré-misturado a quente com asfalto polímero e pode ser empregada como uma camada sobrejacente ao revestimento com características drenantes e melhor aderência entre o pneu e pavimento. Araújo (1994) diz que CPA é uma camada delgada, de espessura constante, flexível, de macrotextura aberta e características drenantes, resultantes da mistura a quente, em usina apropriada, do agregado mineral graúdo, material de enchimento e material betuminoso.

O SMA é uma mistura a quente que serve para aumentar o contato entre os agregados graúdos, aumentando a interação grão/grão. Na mistura é encontrado uma porcentagem elevada de agregados graúdos (70-80% retido na peneira nº 4). Devido sua particular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com