TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Camadas De Revestimento De Parede

Artigo: Camadas De Revestimento De Parede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 7

CHAPISCO

- Camada inicial para aumentar a aderência ao substrato. O chapisco pode ser aplicado de três maneiras diferentes, em função das características superficiais da base:

Chapisco Convencional: Consiste numa mistura de cimento e areia grossa no traço 1:3 (em volume), de consistência fluida, lançada energicamente com colher de pedreiro contra a superfície a ser revestida. Deve-se permitir a secagem do chapisco durante, pelo menos, 3 dias antes da aplicação da camada de regularização.

Chapisco Rolado: Consiste numa mistura de cimento, areia média e resina PVA, de consistência fluida, aplicada sobre a superfície a ser revestida com rolo para textura acrílica, em 3 demãos.

Chapisco Industrializado: Tipo de chapisco indicado apenas para bases de concreto armado, devido ao consumo elevado. Consiste na aplicação de argamassa adesiva (argamassa colante) sobre a superfície a ser revestida, com desempenadeira denteada (6 x 6 mm). Deve-se permitir a secagem da argamassa por, pelo menos, 7 dias, para posterior aplicação da camada de regularização.

EMBOÇO

O emboço é um revestimento de superfícies utilizado na construção civil, é considerado o corpo do revestimento e suas principais funções são a vedação e regularização da superfície e a proteção da edificação, evitando a penetração de agentes agressivos. É a camada de revestimento em argamassa com a função de regularizar a base, propiciando uma superfície que permita receber uma camada de reboco ou de revestimento decorativo (textura, argamassa decorativa, cerâmicas, pintura, etc).

Normalmente constituído de uma mistura de areia, cimento e cal ou saibro, o emboço atua como base para a aplicação do reboco, devendo promover a boa ancoragem com ele e possuir uniformidade de absorção para que haja boa aderência entre as duas camadas.

Dependendo do tipo de acabamento especificado em projeto, o emboço pode se constituir na única camada de revestimento, denominado emboço paulista.

O emboço servirá de base para assentamentos de azulejos e de cerâmicas, como acabamento de revestimento das paredes.

Iniciado após completa aderência de argamassa das alvenarias e chapisco e depois de embutidas todas as canalizações nas paredes.

A espessura do emboço não deverá ultrapassar a 20 mm.

Deverá ser executado com argamassa 1:2:6 cimento, areia e arenoso.

REBOCO

Camada de revestimento utilizada para cobrimento do emboço, propiciando uma superfície que permita receber o revestimento decorativo ou que se constitua no acabamento final.

O reboco é um tipo de argamassa com que se alisam as paredes, escondendo todos os defeitos que comumente aparecem no levantamento das alvenarias, preparando-a para receber a cal ou a pintura. Dá proteção externa às paredes, sejam elas de que material forem, evitando infiltrações da chuva que porventura possam vir a prejudicar a vida útil do material e mesmo prejudicar a saúde do morador.

O reboco é o revestimento que irá determinar o acabamento de uma obra e só deverão ser executados os depois da colocação de peitoris e caixões de portas e janelas. Sua espessura não deve ultrapassar a 10 mm e deverá ser executado com argamassa 1:2:6 cimento, caulim e areia fina, devidamente camurçado.

Considerando o reboco como acabamento final do revestimento, existem alguns rebocos ou revestimentos argamassados que não recebem o tratamento do recobrimento com pintura:

• Reboco Hidrófugo: A adição de hidrofugantes na composição do reboco impede a percolação de umidade oriunda de precipitação pluvial normal. O mesmo não acontece, todavia, com a difusão do vapor d’água (condensação por choque térmico);

• Reboco Impermeável: Reboco resistente à pressão d’água, geralmente executada com argamassa de cimento com adição de aditivo impermeabilizante, execução semelhante a barra lisa;

• Barra Lisa de Cimento (cimento queimado): Revestimento executado com argamassa de cimento, na proporção de 1:3 ou 1:4, tendo o cuidado do uso de areia fina peneirada (peneira de fubá). A aplicação deve ser feita sobre emboço firme (1:4/8 – argamassa mista de cal) ou superfície de concreto, onde coloca-se a massa na desempenadeira (talocha) de madeira e comprime-se de baixo para cima de maneira que se obtenha uma espessura mínima de 3 ou 4 mm. Em seguida, com movimento circular com a desempenadeira procura-se desbastar a espessura e ao mesmo tempo uniformizar o painel de maneira a se obter uma espessura final de 2 ou 3 mm, lança-se o pó de cimento e em seguida com a broxa esborrifa-se água e com a desempenadeira de aço, alisa-se o pó de cimento incrustado na argamassa, caracterizando a chamada queima do cimento.

• Estuque Lúcido (barra lustra ou barra lúcida): É um revestimento contínuo, impermeável, utilizado em banheiros, cozinhas e áreas em contato com água, que substitui o azulejo e tem aparência de mármore. Por ser um revestimento contínuo, não aceita reparos ou emendas. O trabalho deve ser executado por mão de obra especializada, que aplica sobre o emboço, um reboco desempenado com argamassa mista de ca, que após completa secagem (2 dias), recebe uma capa de 2 mm de uma pasta especial que deve ser queimada com desempenadeira de aço e após dá-se o lustro com o polimento da superfície usando-se uma boneca de pano que deve ser esfregada com energia junto com o talco, até atingir o polimento desejado. Outro acabamento, utiliza passar óleo de linhaça e encerar com cera de carnaúba. O resultado final é uma superfície muito lisa e brilhante, comparável ao vidro e que na fase de queima pode receber um processo artístico de impregnação de óxido de ferro diluído em água, formando veios determinados por técnicas (uso de esponja ou pena de galinha) que imitam mármore.

• Reboco Travertino (massa tipo travertino): Revestimento semelhante ao estuque lúcido. Essas massas são industrializadas, portanto patenteadas sua composição. Aplica-se a massa sobre emboço de argamassa mista de cal molhado até a saturação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com