TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de Qualidade de Blocos Cerâmicos

Por:   •  31/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROAC

ASSESORIA ACADÊMICA – ASAC

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

PROJETO INTEGRADOR

CONTROLE DE QUALIDADE DE BLOCOS CERÂMICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Orientador (a):  Mácio Fablício da Silva

 

 Orientado (s): José Luiz Garcia Junior et al

 

JOÃO PESSOA – PB 2017.1

         [pic 2]

SUMÁRIO

 

  1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 02
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .............................................................................. 03
  3. OBJETIVOS ................................................................................................................ 06

3.1 Objetivo geral .......................................................................................................... 06

3.2 Objetivos específicos ............................................................................................... 06

  1. METODOLOGIA ........................................................................................................ 07
  2. MATERIAIS UTILIZADOS ...................................................................................... 08
  3. RESULTADOS E DISCUSSÃO ................................................................................  09
  4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ........................................................................ 12
  5. CONCLUSÕES ............................................................................................................ 13

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ............................................................................ 14

  1. INTRODUÇÃO

O Brasil enfrenta uma grande crise no setor de construção o que força as empresas a diminuírem os gastos em seus processos produtivos para obtenção de lucro. A ciência estatística surge como um artifício para que isso possa ser realizado, pois é um conjunto de técnicas utilizadas para a análise de dados. Ela pode ser aplicada na grande maioria das áreas de conhecimento, pois envolve o planejamento de experimentos, a criação de modelos, captação e análise de dados. Baseada nas informações obtidas, através dos dados, resolve problemas, refuta hipóteses e cria teses.  

Uma das grandes causas dos problemas estruturais e patologias da construção civil é a má qualidade dos materiais empregados. Segundo Souza e Ripper (1998), as falhas ocorridas durante as primeiras fases, são as responsáveis por deixar o custo da obra mais oneroso e por causar maiores transtornos relacionado à obra. Ou seja, na construção civil, quanto mais precoce ocorrer a falha mais complexa será a solução. Quanto antes detectado a falha, maior será a facilidade para a solução, a menores custos.

Nesse contexto buscamos explicar como as empresas de engenharia civil podem fazer uso dessa ciência para definir o controle de qualidade de blocos cerâmicos, buscando um ótimo nível de padronização, para que se possa prolongar a vida útil e evitar falhas nas estruturas, além de utilizar menos material de acabamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Atualmente o ramo da construção civil se encontra em declínio, devido às mudanças econômicas no Brasil. Para as empresas se manterem no mercado devem buscar formas de administrar seus recursos de maneira eficaz. É importante que elas procurem fornecedores que lhes tragam materiais de boa qualidade e que estejam de acordo com as normas regulamentadoras vigentes.

Pois a condição dessas ferramentas influenciam diretamente as estruturas e sua duração útil. Um dos materiais mais utilizados na estrutura das construções de modo geral é o bloco cerâmico, esse tipo de material é regulamentado pela NBR 15270. Segundo a NR citada os blocos cerâmicos devem ter as dimensões da tabela 1 e 2.

Tabela 1: Dimensões blocos cerâmicos

[pic 3]

Fonte: ABNT NBR 15270-1 , 2005.

Tabela 2: Tabela dimensionais relacionadas a média das dimensões efetivas

[pic 4]
Fonte: ABNT NBR 15270-1 , 2005.

        

Nas várias etapas do processo produtivo, podem ocorrer problemas que provoquem a desvirtuação do produto final, diminuindo sua qualidade. O bom gerenciamento de todas as fases contribui tanto para evitar os desperdícios e perdas como para garantir a qualidade e a conformidade com as normas técnicas vigentes.  (Silva, 2009)

Levando isso em consideração uma opção de chegar ao objetivo, é utilizar a ciência estatística para controlar a qualidade de materiais utilizados em suas estruturas.

A Estatística está presente em todas as áreas da ciência que envolva o planejamento do experimento, a construção de modelos, a coleta, o processamento e a análise de dados e sua consequente transformação em informação, para postular, refutar ou validar hipóteses científicas sobre um fenômeno observável. (UFU, 2009)

Existem algumas ferramentas que podemos utilizar nesse âmbito, como as medidas de tendência central (moda, mediana e média) e as de dispersão (desvio padrão e variância). Essas medidas são definidas segundo Pedro Alberto Morettin, como:

  • A moda é definida como a realização mais frequente do conjunto de valores.
  • A mediana é a realização que ocupa a posição central da série de observações, quando estão ordenadas em ordem crescente.

[pic 5]

  •  A média aritmética, conceito familiar ao leitor, é a soma das observações dividida pelo número delas.

[pic 6]

  • Desvio padrão e variância é aquele que mede a dispersão dos dados em torno de sua média.

[pic 7]

Um dos materiais mais utilizados na estrutura das construções de modo geral é o bloco cerâmico. Esse tipo de material é regulamentado pela NBR 15270, é de grande importância que sejam padronizados para que se possa ter economia na quantidade de materiais utilizados no revestimento. Segundo a NR citada os blocos cerâmicos devem ter as dimensões da tabela 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (376.7 Kb)   docx (643.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com