TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de acesso Bluetooth

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.425 Palavras (14 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 14

CONTROLE DE ACESSO VIA BLUETOOTH

Aluno: Diego Giovanni Pietrobon Teixeira

Professor: Júlio Cesár Marques de Lima

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a montagem de um sistema eletrônico de controle de acesso de pessoas a áreas privativas com diferentes níveis de acesso, mediante o envio automático do endereço MAC de um dispositivo de telefonia móvel com recursos Bluetooth devidamente cadastrado ao sistema. Na primeira fase deste projeto será estudado o desenvolvimento do aplicativo Android e montagem do circuito que se comunicará com o dispositivo móvel. No final do projeto se espera que o sistema apresente condições de comunicação e acesso sem necessidade direta da interação com o usuário.

Palavras-chave: Bluetooth; Android; Fechadura Eletrônica.

BLUETOOTH ACCESS CONTROL

Aluno: Diego Giovanni Pietrobon Teixeira

Professor: Júlio Cesár Marques de Lima

Abstract

This work aims at assembling an electronic access control to private areas of people with different levels of access by sending automatic MAC address of a mobile device with Bluetooth capabilities duly registered to the system. In the first phase of this project will study the development of the Android application and circuit assembly that communicates with the mobile device. At the end of the project it is expected that the present system of communication and access conditions without direct user interaction.

Key-words: Bluetooth; Android; Electronic Door Lock.


1. INTRODUÇÃO

A necessidade de segurança e proteção existe desde o tempo das cavernas, onde o homem costumava colocar uma pedra para impedir a entrada de visitantes indesejados. Entretanto, a técnica dos sistemas de segurança foi desenvolvida na Inglaterra, durante o século XVIII, com a criação do ferrolho da porta. Em 1851, o serralheiro norte-americano Hobbs desafiou seus colegas ingleses a abrir sua fechadura e, em contrapartida, assegurou poder abrir qualquer uma das inglesas. Tempos depois, Linus Yale, filho de um serralheiro, patenteou uma fechadura para bancos e, em 1862, inventou a de segredo combinado, que se tornaria sinônimo de "chave". [15]

A evolução de fechaduras e chaves acompanhou a evolução da humanidade, mas ainda continua presa ao paradigma da necessidade do usuário interagir diretamente com a porta e fechadura. Através da tecnologia de comunicação Bluetooth, este trabalho propõe a liberação de acesso a um determinado local, por meio da utilização de um celular, fazendo assim que o usuário não necessite propriamente ter a chave em mãos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO ou REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A tecnologia na área de telecomunicações e transferência de dados tem sofrido constante evolução no passar dos últimos anos, sendo hoje grande parte da transferência de dados feita através de tecnologias sem fio, ou seja, que não possui a necessidade de utilização de cabos.

O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificiais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa [8].

A tabela 1 apresenta características e aplicações de varias tecnologias sem fio.

Tabela 1. Tecnologias sem fio e características associadas. [1]

Tecnologia

Serviços/Características

Área de Cobertura

Limitações

Exemplo de Sistemas

Celular

Voz e dados através de telefones portáteis.

Continua

Largura de banda muito baixa

Telefones celulares, PAD’s e Palm Pilots

WLAN

LAN tradicional com interface sem fio

Somente ambientes locais

Alcance limitado

NCR’s Wave LAN e ALTAIR

GPS

Determinação tridimensional e velocidade

Qualquer lugar do mundo

Custo elevado

GNSS, NAVSTAR e GLONASS

PCS por satélite

Principalmente para mensagens

Quase todo mundo

Custo elevado

Iridium e Teledesic

Redes ad hoc

Grupo de pessoas que compartilham dados

Similar a LAN

Alcance limitado

Bluetooth

Redes de sensores

Sensores pequenos sem fio

Pequena

Alcance limitado

Aplicação de defesa civil e militar

2.1. REDE WLAN SEM INFRAESTRUTURA (AD HOC)

Conceito datado da década de 70, as redes ad hoc são redes sem fio que dispensam o uso de um ponto de acesso pelo qual todas as informações de rede irão passar. Neste tipo de rede os dispositivos podem comunicar-se entre si permitindo maior flexibilidade da mesma.

Devido estas redes dispensarem qualquer tipo de dispositivo intermediador de conexão, tem sua montagem rápida e fácil. Alem disso, o fato de dispensar um dispositivo que atue como ponto de acesso à torna mais barata.

Redes ad hoc não são restritas apenas para o uso de computadores, podendo ser utilizada por dispositivos como celulares e afins. [4]

2.1.1. BLUETOOTH

Em 1998 foi criado o consórcio Bluetooth SIG (Special Interest Group), formado pelas empresas Ericsson, Intel, IBM, Toshiba e Nokia. A diversidade de grandes empresas presente neste projeto permitiu o desenvolvimento de padrões que garantissem o uso e a interoperabilidade da tecnologia nos mais variados dispositivos.

A denominação do nome Bluetooth é uma homenagem a um rei dinamarquês chamado Harald Blatand, mais conhecido como Harald Bluetooth (Haroldo Dente-Azul). Um de seus grandes feitos foi a unificação da Dinamarca, e é em alusão a esse fato que o nome Bluetooth foi escolhido, como que para dizer que a tecnologia proporciona a unificação de variados dispositivos. O logotipo do Bluetooth é a junção de dois símbolos nórdicos que correspondem às iniciais de Harald. Na Fig 1 a seguir é mostrado o símbolo do Bluetooth.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (709.6 Kb)   docx (726.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com