TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criar Empresa

Pesquisas Acadêmicas: Criar Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

Tornar-se um empresário, ou microempresário, não é tão difícil quanto parece. Para criar uma empresa de mão de obra para a construção civil, basta que você tenha um espírito empreendedor e tome alguns cuidados para garantir o sucesso do seu negócio.

Não vá com tanta sede ao pote: pense nas atividades relacionadas à sua profissão, pesquise sobre suas ideias e sobre as empresas que atuam no mesmo ramo. Ser apenas otimista não basta, tem que conhecer o mercado onde você vai atuar.

Tenha cuidado, também, na escolha do seu sócio. Procure uma pessoa persistente e conhecedora do ramo, comprometida com a nova empreitada e com objetivos alinhados aos seus.

Veja a seguir os passos para abrir sua própria empresa:

1o Passo - Escolha do imóvel

Primeiro, escolha o imóvel onde vai funcionar a sede da empresa. Com o endereço em mãos, solicite à prefeitura local uma licença prévia de funcionamento.

2o Passo - Escolha do nome

Na hora de definir o nome da empresa, é preciso saber se já não existem outras com a mesma denominação. Faça uma pes¬¬¬quisa de homônimos na junta comercial local para não ter problemas no futuro.

3o Passo - Reunir a documentação

A documentação necessária depende do tipo de empresa que você pretende abrir. A empresa pode ser individual ou ter sociedade limitada, dependendo das exigências dos órgãos públicos (estaduais e municipais) da sua região. Caso seja uma empresa de instalações hidráulicas ou elétricas, responsável pela execução de novas instalações ou por pequenos reparos, por exemplo, é preciso reunir CPF, RG, e comprovante de residência dos sócios.

4o Passo - Registro na junta comercial

Após definir o tipo de empresa e o nome comercial, é necessário fazer um Contrato Social (caso a empresa seja constituí¬da em sociedade) ou Declaração de Empresário Individual (caso ela seja criada por um único profissional), que deverá ser arquivada na própria Junta Comercial.

Para ser válido, o Contrato Social deverá ter o visto de um advogado. Já as microempresas e empresas de pequeno porte são dispensadas da assinatura do advogado.

Após o registro da empresa, será fornecido o Nire (Número de Iden¬tificação do Registro de Empresa), feito pela Junta Comercial ou Cartório, contendo um número que é fixado no Contrato Social ou Declaração de Empresário Individual.

Para arquivo do Contrato Social ou Declaração de Empresário Individual, devem ser apresentados os seguintes documentos: requerimento da Junta Comercial (uma via), comprovante de pagamento das taxas de registro, cópias autenticadas do RG e do CPF dos sócios, Contrato Social ou Declaração de Empresário Individual (três vias), Ficha de Cadastro Nacional (FCN) modelos 1 e 2 (uma via).

5o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com