TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Técnico em Eletrotécnica

Por:   •  6/10/2015  •  Seminário  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA

Curso Técnico em Eletrotécnica

LEDA SOUSA DA SILVA

LORENA MARIA

ALAN RODRIGUES

PROFESSOR ANDRÉ LEÃO

BELÉM-PA

2015

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA

Curso Técnico em Eletrotécnica

LEDA SOUSA DA SILVA

LORENA MARIA

ALAN RODRIGUES

PROFESSOR ANDRÉ LEÃO

RELÉ DE INTERFACE

BELÉM-PA

2015

Sumário

I.

Sumário        

II.Resumo        

III,Abstract        

IV.Introdução        

V.Desenvolvimento        

VI.Conclusão        

VII.Referências Bibliográficas        

Resumo

O trabalho tem por finalidade expor sobre o Relé de interface . relé que serve como interface para acionamento entre o CLP e circuitos que demandem uma corrente de carga maior, exemplo: para acionamento de bobinas de contatores, válvulas pneumáticas, buzzers, indicadores de painel.

Palavras chaves: segurança; controle e circuito

Abstract

The study aims to expound on the interface relay. relay which serves as interface between the PLC and drive circuits that require a greater load current example, to drive coils of contactors, pneumatic valves, buzzers, panel indicators.

Keyword: security, control and circuit.

Introdução

Um rele é um dispositivo elétrico que serve para se ligar/desligar indiretamente equipamentos que não se liga direto com a chave liga/desliga, Ex.: motores, lampadas, resistencias,aquecedores,etc  Mais exemplos: No carro, quando aciona a chave de contato, está acionando um rele que liga os fios da Bateria ao Motor de Arranque para acionar o Motor Mecânico do carro. Iremos abordar sobre os. Relés de interface – Relés modulares de interface um dos tipos bastante utilizados em controle e automação.


Desenvolvimento

Os relés de Interface, comumente chamados de acopladores a relé são largamente utilizados em proteção das entradas e saídas de CPL’s, multiplicação de contato, chaveamento de sinais entre outras aplicações em maquinas e painéis elétricos de automação. Os acopladores a relé também são conhecidos com isoladores a relé ou interface a relé ou mesmo relé de segurança e tem a finalidade principal de proteção dos circuitos de controle, especialmente quando a carga é indutiva.

A principal aplicação destes relés de segurança é proteger os circuitos de controle dos perigosos ruídos induzidos pela carga em funcionamento. Não chega a ser um acoplamento ótico, mas garante uma boa isolação. São muito utilizados na indústria especialmente na área de automação para controle de cargas, motores e atuadores diversos.

Os acopladores podem ter a função de serem apenas isoladores galvânicos ou também usados para a multiplicação de contatos em que um comando aciona várias saídas diferentes. Podem ser utilizados também em circuitos de proteção quando utilizando micro controladores, Arduinos, porta serial ou USB de computadores e outros sistemas de controle que trabalham com tensões e correntes pequenas.
A tensão de alimentação do comando e da carga pode ser diferente e preferencialmente nem derivadas da mesma fonte de alimentação para garantir o real isolamento. Por exemplo: o comando pode ser de 12 ou 24V e a carga alimentada em 220V ou 127V. Não há necessidade de serem as mesmas tensões ou de misturar a fonte usada no controle com a fonte demandada pela carga. O preço destes relés de segurança ou acoplamento varia de acordo com a marca, com a corrente que suportam e principalmente com a durabilidade estimada do produtos, muito influenciada pela número de acionamentos estimado para os contatos do relé e também pela qualidade dos componentes de apoio. Estes módulos em geral podem ser usados para colocar em trilhos DIN, facilitando as montagens e se adequando ao ambiente industrial.

Algumas marcas e modelos comuns de relés acopladores são: Metaltex, Web, Cabur, Siemens, Conexel, Finder, Murr, Sick, Pilz, Scheneider, Schmersal, Phoenix Contact, Wago, JNG, Eaton, Omron, Proauto, Slim, Pilz, Banner, Allen, Rockwell, Euchner, CSD, Ifm, Moeller, MSR, Keyence, Leuze, Yamaha ... dentre outras.

Modelos

Conexel

  (Fabricante)

Acopladores a Relé RS30 CONEXEL

São utilizados como interfaces entre o campo e as saídas do CLP para protegê-las contra sobracargas.

[pic 1]

• Corrente nominal das bobinas: 45mA (12Vcc), 21mAcc/33mAca (24Vca/cc) 8,5mAcc/16mAca (110Vca), 5mAcc/10mAca (220Vca)
• Máxima tensão/corrente de comutação: 250Vca / 5A
12V / 10mA
• Mínima tensão/corrente de comutação:
• Corrente de pico instantâneo: 14A
• Máxima potência de comutação: 1250VA
• Isolação galvânica entrada/saída: 2kVca
• Máxima freqüência de operação sem carga: 15Hz
• Máxima freqüência de operação com carga máxima: 0,833Hz
• Conexão dos fios por abraçadeira/parafuso
• Para montagem em trilhos TS 32 e TS 35
• Vida mecânica: 30x106
• Temperatura de operação: 0 a 45°C
• Comprimento: 70mm
• Altura:
  
- 2 reversíveis: 64,5mm (TS 35) ou 69mm (TS 32)
  
- Demais modelos: 51,5mm (TS 35) ou 56mm (TS 32)
• Largura:
  
- 1NA ou 1NF: 12mm
  
- 1 reversível: 20mm
  
- 2NA ou 2NF ou 1NA/NF ou 2 reversíveis: 25mm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (232.1 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com