TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo de manutenção

Por:   •  9/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

CUSTOS DA MANUTENÇÃO CORRETIVA

Nos tempos atuais, a perseguição dos lucros, aumento da produtividade, redução de custos e aumento de produção, tem sido uma busca cada vez mais incessantes pelas empresas. Com isso, a manutenção tem sido cada vez mais essencial na garantia não só da qualidade, mas também da produtividade, principais requisitos que garantem a sobrevivência no mercado.

A manutenção corretiva, basicamente se descreve como qualquer trabalho realizado em equipamento com objetivo de restaurar as condições normais de trabalho, podendo então ter seus impactos econômicos dentro de uma organização, decorrentes da manutenção executada e tipo do equipamento danificado.  Apesar disso, a manutenção corretiva pode ser subdividida em duas partes: planejada e não-planejada.

Focaremos no ramo não-planejado da manutenção corretiva pois esta gera custos bem maiores de manutenção do que a planejada, ramo que pode prever e planejar os planos de ação para o devido reparo ou substituição, definindo postos de manutenção com dispositivos e facilidades, montando um conjunto de peças sobressalentes ou até deslocando as atividades corretivas para o melhor momento de atuação, fim do expediente, por exemplo, diminuindo os custos de paradas por falhas tornando essa filosofia de manutenção mais viável economicamente falando,  que a não-planejada.

Custos da manutenção não-planejada

Evidencia a correção de maneira aleatória, tem por costume apresentarem os maiores custos, pois problemas ou quebras que não são esperadas podem acarretar danos imensos de produção, qualidade e auto custos indiretos ou diretos de manutenção, considerando também que esse tipo de manutenção acarreta danos graves ao equipamento. O gráfico abaixo mostra, de maneira clara a relação dos custos entre a manutenção corretiva da classe não planejada em relação aos outros tipos de manutenção utilizados pelas organizações.[pic 1]

Como exposto anteriormente a manutenção baseada nesse modelo, apresenta danos econômicos à organização não apenas considerando os custos diretos, como por exemplo, peças sobressalentes, mão de obra, etc., mas também no tempo em que o equipamento ficou parado, que em muitos casos uma interrupção em um determinado processo de produção pode acarretar danos a outras etapas da produção que até então estavam trabalhando normalmente, aumentando ainda mais os prejuízos e os custos provenientes desse problema.

Os custos de manutenção são a parte principal dos custos totais das industrias de manufatura e produção se uma empresa tem a maior parte do seu sistema de manutenção de maneira não planejada, seu desempenho empresarial, definitivamente não se adequa as condições necessárias para a competitividade do mercado atual.

http://tecem.com.br/site/downloads/artigos/Da_Importancia_do_Gerenciamento_de_Custos_para_a_Determinacao_de_Estrategias_de_Manutencao.pdf

ftp://www.cefetes.br/cursos/Eletrotecnica/Cassoli/Manuten%E7%E3o%20El%E9trica/artigos%20tecnicos/artigo%20%20Analise%20dos%20custos%20de%20manuten%E7%E3o%20e%20nao%20manuten%E7%E3o.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com