TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo total da atividade

Seminário: Custo total da atividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Seminário  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 5

Responda as questões com base na leitura da apostila, Capitulos I a IV

Valor total da atividade 10

1. Suponha que você seja um gerente e seja forçado a utilizar tecnologia da informação para ganhar uma vantagem competitiva em um mercado importante para sua empresa. Que objeções você poderia ter em relação a fazer isso? Por quê? (0,1 ponto)

Alguns gestores entendem pouco de tecnologia da informação o que podem gerar algumas barreiras para a adoção de sistemas informatizados, desde o receio de ter informações sigilosas da empresa em posse de pessoas não autorizadas ou até o medo de ter que depender de terceiros para a resolução de problemas. O fator que mais causa objeções nas empresas é o medo do desconhecido.

O risco do fracasso é um importante fator, pois além da perda dos investimentos a imagem da empresa pode ser afetada negativamente perante os clientes e fornecedores.

2. Como uma empresa poderia utilizar tecnologia da informação para aumentar os custos de troca e reter seus clientes e fornecedores? Forneça exemplos concretos de empresas em apoio às suas respostas. (0,2 ponto)

A empresa pode investir em TI de forma intensa para poder criar um ambiente mais automatizado de uma forma de integrar os fornecedores com as plataformas tecnológicas da empresa que não se perceberia vantagem iniciar um novo relacionamento com empresas concorrentes.

Os investimentos em tecnologia podem criar dependência do uso contínuo de sistemas de informação inovadores e vantajosos, fazendo com que haja hesitação em gastar tempo, dinheiro e esforço na substituição pela concorrência.

Os clientes que já fazem parte de um cadastro podem ter tratamentos diferenciados com hábitos de consumo mapeados por sistemas de TI, sintam que o custo de comprar produtos e serviços de um concorrente não justifique a mudança.

Um exemplo de empresa que se beneficiou de modo inquestionável de investimentos em TI é a loja especializada em material esportivo Netshoes. Começou como uma loja física, e quando ameaçava decolar no varejo tradicional, os donos decidiram mudar tudo. Venderam os pontos, invadiram o comércio eletrônico e transformaram a empresa em um caso único da internet brasileira.

A primeira versão do site apareceu em 2002. Cinco anos depois, veio a decisão que mudaria a trajetória da marca: a web dava resultados tão expressivos (70% das vendas na ocasião) que não valia a pena manter abertas as oito lojas físicas. Se insistisse no varejo de cimento e tijolo, dificilmente a empresa teria escala para elevar seu faturamento em tão pouco tempo.

3. Como uma empresa pode aproveitar seu investimento em tecnologia da informação para constituir uma plataforma estratégica de TI que funcione como uma barreira ao ingresso de novos concorrentes em seus mercados? (0,1 ponto)

A eficiência operacional atingida com o aumento no investimento ou pela complexidade da tecnologia necessária, pode desencorajar organizações que já estão no mercado e até impedir que empresas de fora ingressem no ramo de atividades.

4. Que tipos de funcionários são mais prováveis de serem substituídos pela tecnologia da informação? Como você mediria a extensão do desemprego criado pela implantação da TI? (0,1 ponto)

Os funcionários com maior dificuldade de adaptação a nova realidade da empresa após a adoção de sistemas informatizados e os que atuam em atividades manuais que serão implementadas as soluções de TI.

Com a implementação da TI em uma organização alguns empregos são extintos, alguns criados e outros alterados. Alguns funcionários das áreas que foram automatizadas podem ser alocados na mesma organização em outras atividades ou até em outras empresas. A TI não é responsável para a extensão do desemprego, pois ela extingue alguns empregos, mas muitos são criados para das suporte aos profissionais de TI.

5. Como você reconheceria uma empresa que estivesse usando a TI com sucesso? Que sinais você esperaria encontrar. (0,1 ponto)

As organizações que combinam as estruturas organizacionais múltiplas e flexíveis que utiliza, preparando-se para enfrentar as rápidas transformações. Além disso, aproveita ao máximo o impacto competitivo de todo o seu pessoal e dos recursos de informações existentes em nossos dias.

Uma empresa que usa tecnologia da informação para conectar pessoas, recursos e ideias, e que é interligada pela Internet, intranets e extranets,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com