TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Conceito De Custo Total E A Prática De Trocas Compensatórias - Trade-off.

Artigos Científicos: Análise Do Conceito De Custo Total E A Prática De Trocas Compensatórias - Trade-off.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Fatores como o desenvolvimento da tecnologia da informação, globalização dos mercados e consequentemente o aumento da concorrência vem fazendo com que empresas de diversos setores concentrem seus esforços na implantação de conceitos logísticos buscando a melhor maneira de disponibilizar o produto ao cliente, onde quer que ele esteja, de maneira mais barata, porém essa redução de custos de maneira alguma pode ser feita de forma aleatória, visto que essa redução pode atingir a organização da empresa e prejudicar o comprometimento no atendimento ao cliente.

Quando falamos em custos logísticos sempre lembramos frete ou transporte, mas é preciso lembrar que existem outros custos nessa cadeia, como os custos de armazenagem, custos de estoques e custos de emissão de pedidos. Analisaremos abaixo o conceito de custo total e prática das trocas compensatórias, mais conhecida como trade-off.

Função transporte – estoque

A relação entre política de transporte e estoque está totalmente ligada, pois dependendo de como o transporte é realizado, o modal escolhido tem-se a necessidade de se estocar por mais tempo ou por menos. Quando se tem dificuldade de receber alguns itens, compra-se mais, investindo em mais estoque, gastando menos frete, pois as quantidades estocadas podem ficar guardadas. Chega mais mercadoria em menos vezes. Aumenta-se o custo de estoque, porém diminui-se o de transporte.

Alguns setores da economia já conseguem trabalhar com estoques reduzidos, visto que seus fornecedores tiveram a capacidade de criar a estratégia de entrega de forma imediata, mais conhecidos como porta a porta, porém esse custo de entrega aumenta, já que ele se torna mais fracionado.

No mercado de autopeças, os distribuidores oferecem duas opções de entrega. A primeira é baseada na entrega normal do pedido, quando é realizado o faturamento esse pedido vai para uma rota normal de entrega que é realizada durante o dia ou no máximo dia seguinte sem custo adicional e a entrega baseada em motoboys, onde esse serviço de entrega é imediato e pago a parte pelo cliente. Normalmente as lojas de autopeças investem em estoque nos itens A e B da curva ABC, comprando regularmente e os itens de curva C são comprados da forma emergencial.

Função transporte – serviço ao cliente

O cliente, que é o foco das organizações e a alta exigência dele, nos dias de hoje, vem fazendo com que o serviço prestado pelas empresas de logística seja cada vez mais de forma eficiente, cumprindo prazos e atendendo suas necessidades. Flexibilidade e especializações estão aparecendo na forma de se transportar e manusear cada vez mais variados produtos.

O gerenciamento estratégico com transparência e informação com tecnologia agregada faz parte do bom atendimento ao cliente.

Conclusão

Dimensionar bem os custos da logística é o grande desafio dos gestores das atuais organizações. Não se preocupar somente com o custo direto do produto oferecido ao cliente, mas também como estocá-lo e como transportá-lo são um dos pontos principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com