TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DATA MINING E DATA WAREHOUSE

Trabalho Escolar: DATA MINING E DATA WAREHOUSE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O atual mercado competitivo exige que uma organização necessite utilizar de toda a informação disponível para obter uma vantagem competitiva perante sua concorrência. Os profissionais tomadores de decisão precisam de sistemas que suportem suas ações, permitindo que façam análises dos cenários com maior precisão e dinamismo.

Ferramentas como o Data Warehouse e o Data Mining, sugiram com o intuito de ajudar no suporte de organização de informações. O estudo e o conhecimento destas tecnologias podem ser fundamentais na hora de descobrir uma nova maneira de competir em uma economia globalizada, gerando melhores produtos o serviços para o mercado, sem agregar valor monetário ao mesmo.

Este trabalho acadêmico possui o intuito de fazer uma breve explanação sobre as duas ferramentas, apresentando seus papeis no meio corporativo e as vantagens de conhecê-las.

2. Apresentando o a ferramenta Data Warehouse e Data Mining

2.1. Data Warehouse

O data warehouse é considerado como um grande banco de dados, onde estão contidas informações retiradas do ambiente de produção da empresa. As informações são separadas e depuradas, desta forma o processo de consulta e transação das mesmas é otimizado.

2.1. Aplicação do Data Warehouse

Ao ter os dados armazenados em um warehouse a acessibilidade as informações para uma empresa se torna mais ágil e a melhora no processo se torna evidente e com isso custos são reduzidos e produtos e serviços otimizados.

Exemplo: Banco Itaú

“O banco Itaú, pioneiro no uso de data warehouse no Brasil, este costumava enviar mais de 1 milhão de malas diretas, para todos os correntistas. No máximo 2% deles respondiam às promoções. Hoje, o banco tem armazenada toda a movimentação financeira de seus 3 milhões de clientes nos últimos 18 meses. A análise desses dados permite que cartas sejam enviadas apenas a quem tem maior chance de responder. A taxa de retorno subiu para 30%. A conta do correio foi reduzida a um quinto.”

2.2. Data Mining

Constitui-se em um processo capaz de extrair informações que podem estar ocultas dentro de um amontoado de banco de dados ou relatórios gerenciais.

Seu objetivo é encontrar, automaticamente, padrões, anomalias e regras com o propósito de transformar dados, aparentemente ocultos, em informações úteis para a tomada de decisão e/ou avaliação de resultados.

Uma empresa utilizando data mining é capaz de:

● Criar parâmetros para entender o comportamento do consumidor;

● Identificar afinidades entre as escolhas de produtos e serviços;

● Prever hábitos de compras;

● Analisar comportamentos habituais para detectar fraudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com