TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEP. DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS

Por:   •  3/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO[pic 1]

DEP. DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

EDUARDA DANTAS MEDEIROS

Atividade Nº 01 Saneamento

Angicos/RN

(2021)

Questões:  

  1. Ler/estudar o Capítulo 1 do Manual de Saneamento (BRASIL, 2019) e elaborar uma questão discursiva2 sobre o tripé “saúde/saneamento/meio ambiente”;   

   O tripé saúde, saneamento e meio ambiente estão totalmente interligados, existe uma relação bem próxima entre eles. É necessário destacar que a base de todo o sistema de saúde de um país é o saneamento, com isso estão intimamente interligadas. Já com relação ao meio ambiente é da mesma forma, é necessário que haja um sistema de esgoto para que os resíduos não caiam em céu aberto, acabando contaminando rios, lagos e até mesmo o lençol freático, do mesmo modo a coleta de lixo e o destino dele tem que ser adequado.  

   A saúde pública está ligada com o aumento de doenças infecciosas e contagiosas aumenta proporcionalmente à falta de saneamento e inversamente é a mesma coisa. A saúde pública tem como objetivo um ideal de bem-estar da população com termos de ações que evitem, reduzam ou minimizem as coisas que agravem a saúde, dando manutenção e sustentação a vida dos indivíduos.  

    Saneamento tem a capacidade de criar medidas para evitar transmissão de doenças, pois muitas das doenças são perfeitamente evitáveis e os trabalhos de saneamento tem a preocupação justamente de evitar as doenças comunicáveis. As principais atividades do saneamento básico são, tratamento e distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto,
drenagem urbana das águas pluviais, coleta e destinação correta dos resíduos sólidos.

     A ausência de saneamento é uma das principais causas de doenças que afetam o mundo, e mais ainda, a poluição dos rios e oceanos afetam a vida marinha que será usada também como fonte de alimento, gerando um grande ciclo de doenças que se originaram pela falta de saneamento básico.

   

  1. Com base nos documentos legais pertinentes, conceituar e exemplificar: impactos ambientais, dano, poluição e degradação;

Impactos ambientais: Os impactos ambientais podem ser definidos como alterações no meio ambiente provocadas pelo homem e suas atividades. Segundo a resolução Conama Nº001 de janeiro de 1986, o impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.

Dano ambiental: O dano ambiental “constitui uma expressão ambivalente, que designa, alterações nocivas ao meio ambiente e outras. Ainda, os efeitos que tal alteração provoca na saúde das pessoas e em seus interesses”. Existem duas acepções do dano ambiental, a primeira significa uma alteração indesejável ao conjunto de elementos chamado meio ambiente, e na segunda se refere aos efeitos que esta modificação gera à saúde das pessoas e em seus interesses.

Poluição: podemos considerar como poluição a modificação prejudicial do meio ambiente, modificação essa que afeta diferentes formas de vida, inclusive os seres humanos. A poluição está relacionada, muitas vezes, com a ação humana e suas atividades, entretanto, eventos naturais, como o vulcanismo, podem também provocá-la.

Degradação Ambiental: É uma perda ou deterioração da qualidade ambiental. A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente define degradação ambiental como “alteração adversa das características do meio ambiente” (art. 3°, inciso II), definição suficientemente ampla para abranger todos os casos de prejuízo à saúde, à segurança, ao bem-estar das populações, às atividades sociais e econômicas, à biosfera e às condições estéticas ou sanitárias do meio, que a mesma lei atribui à poluição. Podemos dizer que a degradação ambiental corresponde a impacto ambiental negativo. A degradação refere-se a qualquer estado de alteração de um ambiente e a qualquer tipo de ambiente.

     

  1.  Elencar quais são as doenças causadas pela ausência de saneamento básico; e comentar, com detalhes, a relação existente (informar fonte / referência consultada / utilizada).

Diarreia por Escherichia coli: Essa bactéria, normalmente encontrada em nossos intestinos, é eliminada naturalmente nas fezes. Algumas linhagens, no entanto, são capazes de causar diarreia, sobretudo em crianças e bebês. A contaminação se dá a partir da ingestão de alimentos ou água contendo as bactérias (transmissão fecal-oral)

Disenteria bacteriana: Causada pela bactéria Shigella, essa doença tem a diarreia como principal sintoma. Os casos mais leves regridem espontaneamente, mas é preciso estar atento à desidratação. Medidas de higiene na cozinha e ao usar o banheiro são fundamentais para prevenir a disenteria. Evitar o contato com águas não tratadas é essencial.

Febre Tifóide: Essa doença é causada pelo consumo de água ou alimentos contaminados com a bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi. Seus sintomas mais comuns são mal-estar, dor de cabeça, dores abdominais, vômitos e diarreia com sangue. Em casos extremos, pode ocorrer a perfuração do intestino, levando a óbito. 

Cólera: Causada pela bactéria Vibrio cholerae, a Cólera é caracterizada por uma intensa diarreia na forma de água de arroz. Se não controlada, a intensa desidratação pode levar à morte. A contaminação se dá pelo consumo de água ou alimentos contaminados com o microrganismo.

 Leptospirose: Causada pela bactéria Leptospira, essa doença infecciosa é transmitida ao homem pela urina de roedores. Sua propagação normalmente ocorre em enchentes, quando a urina dos animais presente nos esgotos se mistura com a enxurrada. O contágio se dá pelo contato da água contaminada com a pele, causando sintomas como febre, dores no corpo, vômitos, diarreia, icterícia e alterações urinárias.

Hepatite A: É uma doença viral transmitida pela via fecal-oral. Em alguns casos, a infecção sequer produz sintomas. Outras vezes, os sinais são tão leves que a doença nem é diagnosticada. Os quadros mais comuns incluem fadiga, náuseas e vômitos, dor abdominal, febre e icterícia. Por mais que a cura seja espontânea na maioria das vezes, sua forma fulminante pode levar rapidamente à morte.

Verminoses: A infecção por vermes normalmente se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados, mas pode ocorrer também penetração do parasita por ferimentos na pele. Os sintomas mais associados à presença de vermes no intestino são dores abdominais, enjoo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarreia e vômitos.

Arboviroses: As doenças transmitidas por insetos vetores, tais como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, são favorecidas pela presença de locais adequados para a procriação dos mosquitos. A melhora da drenagem das águas pluviais, um dos pontos mais importantes da nossa Política Nacional de Saneamento Básico, exerce, portanto, papel fundamental na prevenção dessas enfermidades.

REFERENCIAS:

https://www.tratabrasil.org.br/blog/2019/10/30/saneamento-saude-e-meio-ambiente/ Acesso em: 31 julho 2021

https://agropos.com.br/dano-ambiental/ Acesso em: 29 julho 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com