TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROCESSO GERENCIAIS

Trabalho Universitário: DESAFIO PROCESSO GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 7

Direção.

Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los.

A direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, capacitadas, guiadas e motivadas para que possam atingir os resultados que delas se esperam. Os estilos de direção dependem das suposições dos administradores, se distingue duas idéias opostas de estilos de direção a teoria X, e teoria Y.

A teoria X baseia-se em que o homem é indolente e preguiçoso, falta-lhe ambição, é egocêntrico, resiste a mudanças e a sua dependência o torna incapaz. Por outro lado a teoria Y baseia-se em que o homem não tem desprazer em trabalhar, não são resistentes as necessidades da empresa, são motivadas a padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades.

A teoria X está fundamentada em pressuposições erronias sobre o comportamento humano, é estabelecida uma ação de controle sobre os colaboradores, o salário é o único estímulo válido para a teoria X, pois prevalece sempre o ambiente de desconfiança, de vigilância e de controle. Na teoria X as pessoas são dirigidas, controladas, manipuladas, vivem oprimidas pelos processos dentro das empresas.

De contra partida a teoria Y tem o intuito de inovar e humanizar permitir maior liberdade para as pessoas executarem suas tarefas, trás a idéia da contribuição de seu trabalho para as operações da empresa, permite que as pessoas tenham participação das decisões que as afetam direta ou indiretamente e promovem programas de auto-avaliação do desempenho dos funcionários.

Segundo o artigo, “A importância da Direção, administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar. E justamente essas são as mais importantes funções de um administrador. Segundo Falou, o trabalho do “dirigente” consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequencia lógica. Para se obter sucesso alcançando os objetivos da organização, o administrador define os objetivos e planeja quais os recursos devem ser utilizados, determina as atividades a serem realizadas, distribui as atividades, seleciona as pessoas responsáveis por cada tarefa e depois disso tudo, otimiza todo o processo. Ou seja, lidera, incentiva, se comunica. Busca promover uma relação de troca de informações para que ele como administrador corrija falhas de planejamento ou acelere o processo de execução das atividades caso haja necessidade.

Na função administrativa a direção tem por finalidade operar a organização à medida que está, ativamente, onde executa os planos traçados. Contudo o planejamento e a organização estando seguido como planejado, temos as subfases direcional onde: traduzir os planos / objetivos dos superiores em planos / objetivos e ordens imediatas, emitir ordens especificas, supervisionar e avaliar os esforços e os motivar, sem esquecer das inovações do dia a dia, planejando para atingir um resultado claramente definido.

O planejamento poderia facilmente ser visto como a função inicial do processo administrativo .Mas nem mesmo essa afirmação consegue capturar a magnitude da importância do planejamento para a administração.Talvez seja melhor pensar no planejamento como a locomotiva que puxa o trem das ações de organizar,liderar e controlar.

Trata-se de uma função importante porque contribui fortemente para o sucesso da organização como um todo e ainda possibilita a organização adotar um comportamento produtivo em relação do futuro.Pode-se dizer que o planejamento contribui para melhorias na produtividade,na qualidade e também nos resultados financeiros da organização,por exemplo:sem planos,os administradores deixam de saber como devem organizar pessoas e recursos podendo,ate mesmo, não ter uma ideia clara sobre o que precisam organizar.E sem um plano,os administradores e seus seguidores tem poucas chances de alcançar seus objetivos ou de saber quando e onde se desviaram do caminho.Sem um plano,controlar torna-se um exercício sem consistência.

Frequentemente planos falhos afetam o desempenho de toda a organização.A organização moderna e extremamente complexa .Uma empresa multinacional como a General Motors,por exemplo,precisa coordenar as ações de milhares de empregados em todo o mundo.Com isso, não deveria surpreender o fato de que os administradores de todos os níveis criem planos para guiar suas subi unidades para metas que conduzirão ao alcance de objetos mais amplos.

Pode-se concluir,então,que o planejamento e um processo complexo e abrangente,envolvendo uma serie de elementos ou estágios que se superpõem e se introduzam.

O planejamento começa com a determinação dos objetivos, detalhando como fazer para atingi-los com eficiência e eficácia.O planejamento se define onde se quer chegar,como deve ser feito,quando e qual a sequencia.

O planejamento e uma técnica que permite uma maior consistência no desempenho das organizações.E elaborado de meios diferentes nos vários níveis distantes de planejamento: Planejamento estratégico,planejamento tático e planejamento operacional.

O Planejamento pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa e tem como premissa básica a maximização dos resultados e minimização das deficiências.Essa premissa só ocorre a partir do momento em que os colaboradores da empresa, principais atores desse processo, estão motivados a fazer as coisas com eficiência e eficácia.O Planejamento deve ser participativo envolvendo todas as áreas da empresa e ao mesmo tempo coordenado em face da maioria dos seus aspectos serem interdependentes. Mesmo sendo os objetivos escolhidos pelos escalões superiores, os meios para atingi-los são fornecidos pelos escalões médios e inferiores e isto pressupõe trabalho em equipes. Robbins e Finley (1997, p.07) definem equipes como “pessoas fazendo algo juntas” e enfatizam que “o algo que uma equipe faz não é o que a torna uma equipe; é o juntos que interessa.” pressupõe trabalho em equipes.Robbins e Finley (1997, p.07) definem equipes como “pessoas fazendo algo juntas” e enfatizam que “o algo que uma equipe faz não é o que a torna uma equipe; é o juntos que interessa.”Eles relacionam as vantagens de se trabalhar em equipes, evidenciando as seguintes vantagens:

• Equipes aumentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com