TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

Dissertações: DESAFIO PROFISSIONAL PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  2.455 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

NOEMIA DOS SANTOS NASCIMENTO

DESAFIO PROFISSIONAL

PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

TUTORAS EAD

BRUNA C. DE SÁ

ROBERTA M. C. CHAVES

CAXIAS-MA

2013

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------3

2. PROBLEMA DE PESQUISA---------------------------------3

3. OBJETIVO GERAL--------------------------------------------3

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS---------------------------------3

4. ANÁLISE GERAL----------------------------------------------4

5. RECOMENDAÇÕES FINAIS--------------------------------8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-----------------------------9

1. INTRODUÇÃO

A administração já foi chamada de “a arte de fazer coisas através de pessoas”

(Mary Parker Follet), isto é, o fato de que os administradores alcançam os objetivos das organizações conseguindo que outros realizem as tarefas necessárias – e não realizando eles próprios as tarefas. A administração é isto e mais – na verdade ela é tantas coisas, que nenhuma definição foi universalmente aceita ou considerada satisfatória. Além disso, as definições mudam à medida que mudam os ambientes das organizações.

A administração é uma atividade complexa no contexto atual, visto que a humanidade vive em uma fase onde predominam a tecnologia da informação, exigindo dos gestores e colaboradores permanente capacitação frente aos desafios impostos para que ocorra de fato o sucesso das organizações.

Pinheiro e Loureiro (1995) afirmam que “a denominada explosão da informação caracterizou esse momento, em que a informação se torna basilar para o progresso econômico, ancorado no binômio ciência e tecnologia”.

Esse cenário de mudanças reflete o período após a I Guerra Mundial, onde ocorreu uma ruptura parcial com o liberalismo econômico clássico.

O processo de administrar empresas envolve um conjunto de ações, que envolve quatro fases: planejamento (pilar), organização, direção e controle.

Conceitos como clima organizacional, estilo de liderança, fundamentos da organização, produtos e serviços, satisfação dos clientes e colaboradores são temas bastante discutidos, visto ser dimensões que interferem decisamente no sucesso das empresas.

Este trabalho refere-se a um diagnóstico organizacional em uma instituição de ensino representada por um pólo de apoio presencial que oferece educação de ensino superior na modalidade EAD (Educação á distância), fundada em 2001pelo seu atual gestor que no inicio oferecia cursos de capacitação na área administrativa. Em 2007 afiliou-se a uma universidade com a matriz em Campo Grande-Ms e passou a oferecer cursos de nível superior na modalidade EAD e atualmente oferece também cursos superiores na modalidade EAD 100% online.

Participaram desse estudo todos os colaboradores da empresa, totalizando 15 funcionários, sendo 1 gestor, 1 coordenadora acadêmica, 1 diretor financeiro, 5 secretarias, 1 bibliotecária, 2 auxiliares de limpeza, 3 seguranças e 1 técnico de informática. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários e condução de entrevistas para identificar os níveis de satisfação com vários aspectos relacionados às questões laborais.

Diante desse contexto a presente pesquisa visa responder: “Qual o grau de satisfação dos colaboradores com o trabalho e como está organizada a instituição?”

1.1. OBJETIVO GERAL

 Analisar a estrutura organizacional da instituição

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Verificar o nível de satisfação dos colaboradores com a atividade laboral;

 Identificar o estilo de liderança presente na instituição;

 Conhecer a rotina do funciomento fundamentos organizacionais.

2. MÉTODO DE PESQUISA

2.1. Coleta de dados

Foram realizadas entrevistas com a coordenadora e gestor da unidade e aplicados questionários com os funcionários.

Os questionários continham perguntas relacionadas a:

• A visão sobre o estilo de liderança da empresa;

• Satisfação quanto ao ambiente físico e social da organização, oportunidades de treinamentos, crescimento, integração, plano de cargos, salários e benefícios, comunicação;

• Realização e reconhecimento profissional;

• Relacionamento com a gerência e diretoria;

• Segurança no trabalho;

• Pontos fortes e fracos da empresa na visão dos colaboradores.

A entrevista com o gestor e coordenadora continham questões relativas ao estilo de liderança, clima organizacional, principais serviços/produtos e a satisfação dos colaboradores.

Para chegar aos resultados foram seguidas as seguintes etapas: solicitação de liberação para observar a dinâmica da organização e coletar os dados através das entrevistas e questionários, após o consentimento foi realizada a observação sistemática do ambiente organizacional, realizado as entrevistas e entregue os questionários, depois de recolher os questionários realizou-se a tabulação e análise dos dados e concluiu-se com o presente relatório.

3. ANÁLISE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com