TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UMA EMBALAGEM REDUZIDA DE LEITE INTEGRAL DE 1L PARA 500ml.

Trabalho Escolar: DESENVOLVIMENTO DE UMA EMBALAGEM REDUZIDA DE LEITE INTEGRAL DE 1L PARA 500ml.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 10

DESENVOLVIMENTO DE UMA EMBALAGEM REDUZIDA DE LEITE INTEGRAL DE 1L PARA 500ml.

RESUMO

O presente trabalho demonstra a importância da embalagem para a sociedade, acompanhando as mudanças que ocorrem diariamente no produto, fazendo parte dele. A cada período a sociedade desenvolve novos hábitos e necessidades criando um nicho no mercado. O nicho atual que apresentaremos pertence ao grupo de pessoas que moram sozinhas, e muitas vezes procuram por uma embalagem reduzida do produto para evitar seu desperdício. A preocupação com o desperdício de alimento é mundial, e o cliente terá a nova alternativa de escolher o produto em quantidade menor, e para a empresa de reduzirá os recursos durante o processo de produção. A nova embalagem proporcionará ao cliente uma opção de compra de acordo com sua necessidade e para a empresa uma continuidade no processo de distribuição, já que utilizará seu equipamento padrão.

ABSTRACT

This work demonstrates the importance of packaging to society, following the changes that occur daily in the product. Every time the society develops new habits and needs by creating a niche in the market. The current niche present belongs to the group of people who live alone and looking for a reduced product packaging to avoid wastage. Preoccupation with food waste is global, and the customer will have the new alternative to choose the product in smaller quantities, and the company will reduce the resources during the production process. The new packaging will provide the customer an option according to your need and the business continuity in the distribution process, since it will use its standard equipments.

1 – INTRODUÇÃO

As empresas enfrentam um grande desafio para se manter no mercado, lançando periodicamente novos produtos e embalagens. Esses novos produtos devem atender as necessidades da sociedade. Este fato faz parte do desenvolvimento humano que cria e desenvolve, até chegar ao êxito do sucesso.

Pesquisas arqueológicas na data de 2200 a.C, já registravam o uso de embalagens feitas com materiais naturais como folhas, cascas de frutas e couro, que também serviam para transportar os alimentos.

Para desenvolver uma embalagem há uma série de fatores que devem ser explorados: desde sua composição até seu design final, pois é um fator determinante na hora da compra. Os padrões da sociedade têm um impacto profundo em relação ao produto e a embalagem, sendo um determinante na hora da compra.

A sociedade há um tempo passa por uma transição na estrutura familiar apresentando uma redução no número de pessoas que moram na mesma residência. Ter uma família grande com todos morando na mesma residência é um conceito passado. Essa mudança tem influência dos novos padrões sociais, de economia e pela globalização.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de pessoas que moram sozinhas está aumentando a cada ano.

Um dos grandes desafios para esse grupo é ter a opção de tamanhos reduzidos para produtos conhecidos e muito utilizados, pois evita o desperdício, já que o consumo é menor. Isso cria um novo nicho no mercado: oferecer os mesmos produtos, mas em embalagens menores.

A escolha do tema, primeiramente, foi motivada pela preocupação mundial com o desperdício de alimento no mundo. Cerca de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo – ou 1,3 bilhão de toneladas e mais de US$ 750 bilhões – por ano são atualmente desperdiçados, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Em segundo, para contribuir com a sociedade, criando uma embalagem reduzida do produto, oferecendo a esse novo grupo de pessoas que moram sozinhas a oportunidade de escolha na quantidade que necessita.

O objetivo deste trabalho é desenvolver uma nova embalagem de leite, reduzindo de 1000 ml para 500 ml, mantendo as características do produto e atendendo ao grupo social que anseia por este no mercado.

Adotamos como problemática o seguinte: é vantajoso ao consumidor que mora sozinho comprar a embalagem reduzida de leite?

Este artigo foi realizado através de pesquisas bibliográficas (Artigo, Teses, Dissertações, Revistas e Sites) e uma pesquisa exploratória.

2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 – EMBALAGEM

A embalagem surgiu com a necessidade de nossos antepassados em proteger, conter e transportar os alimentos que caçavam e cultivavam. Começaram usando peles de animais, até desenvolverem técnicas de trançar cestos vegetais e esculpir vasos de argila.

Com a revolução industrial, começaram a surgir o uso de latas e sacos de papel para transportar os produtos dos campos para as cidades. Com o passar do tempo, essas embalagens foram se aperfeiçoando e se adaptando aos novos ambientes que pertenciam. O plástico e o isopor começaram a ser as matérias primas mais utilizadas na fabricação das embalagens.

A embalagem faz parte do produto, sem ela é quase impossível realizar a venda, além de manter as características deste e ser responsável pelo seu transporte. Desde seu início, passou por mudanças e acompanha as novas tecnologias, sempre atendendo as necessidades do mercado.

Conforme Kotler e Keller (2006), embalagem é o conjunto de atividades de projeto e produção do recipiente ou envoltório de um produto.

A embalagem do produto pode ser um determinante na hora da compra, sendo um quesito que o cliente leva em consideração. Por este motivo há um processo longo que inclui informações, identificação, formato, cores, e outros fatores.

Para Czinkota (2001), a embalagem de um produto é o seu esforço de marketing mais distintivo. Desempenha uma série de funções essenciais, como: proteção do produto em diversas situações, identificação por parte dos consumidores, informação do conteúdo e a facilidade de lidar com a embalagem (abrir e fechar, por exemplo).

A embalagem tinha como funções iniciais proteger, conter e viabilizar o transporte dos produtos. Com o desenvolvimento da humanidade e da economia, a embalagem teve também denotações para conservar, expor e vender os produtos, e tornando-se assim uma importante ferramenta do marketing para atrair o consumidor por meio do seu visual atraente e comunicativo (MESTRINER, 2002, p. 12).

Seu conceito pode variar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com