TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Este trabalho procura, a partir de um estudo de caso, descrever o processo de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na NBR ISO 14001:2004, em uma organização . Tem como principal objetivo identificar quais os maiores desafios enfrentados assim como os benefícios esperados com a implantação do SGA.

Com o desenvolvimento do estudo notou-se a necessidade das alternativas de reciclagem e também a diminuição dos efeitos causados pelo uso incorreto de resíduos no meio ambiente. Algumas empresas também lançam inúmeros produtos indiretamente no meio ambiente por não terem adotado leis mais dignas de preservação e por não sofrerem fiscalizações mais rígidas, leis que assegurem a sua permanência no mercado com uma qualidade superior que dependendo da forma como será analisada ou mesmo estudada a questão da poluição em si, levando em conta que reduzira muitas vezes a quantidades de matéria prima na sua fonte original.

A pesquisa, também, identificou a existência de algumas dificuldades para a implantação como: resistência à mudança, falta de recursos financeiros e qualificação dos envolvidos e pouco comprometimento de alguns funcionários. Já os benefícios esperados pela organização são: minimização de impactos ambientais, redução de custo e desperdício e aumento da competitividade no mercado.

SUMÁRIO

RESUMO 2

1. INTRODUÇÃO 4

2. CONTEXTUALIZAÇÃO E PESQUISA 4

2.1 Embalagens de Madeira para Exportação 4

3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS 7

3.1 Conceitos E Definições (O que é um SGA?) 7

3.2 Objetivos E Consequências (Por que implantar um SGA?). 7

3.3 Estruturas (Como implantar o SGA?). 8

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 10

5. DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) 10

5.1. Objetivos Específicos 10

5.2. Planejamento 10

5.3. Implantação. 11

6. RESULTADOS 12

7. RELATORIO FINAL 13

7.1 Apresentação do Alvo do Projeto 13

7.2 Contextualização 13

7.4 Desenvolvimento e Implantação 14

7.5 Resultados 14

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

Bibliográficas 15

Internet 15

1. INTRODUÇÃO

Durante todo o processo de industrialização em todo o mundo, os recursos naturais foram explorados de forma desordenada, ocasionando efeitos negativos ao meio ambiente e ao homem. Inicialmente foram constatados grandes problemas ambientais e eventos nacionais para se discutir a questão ambiental.

Empresas e indústrias de modo geral, além das mais poluentes possuem diversos problemas de ordem ambiental que podem ir desde suas fontes poluidoras, destino de resíduo e despejos perigosos, até o cumprimento da legislação ambiental. Percebe-se que muitas vezes, estas empresas mal conseguem perceber suas deficiências em termos de meio ambiente, tendo vários aspectos que contribuem para isso a execução da avaliação ambiental, podem fazer uso de diversas técnicas isoladamente ou de forma combinada - sempre dependerá da atividade ou organização a ser avaliada.

Este trabalho objetivou mostrar a importância da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) dentro de uma multinacional utilizamos como exemplo Honda Logistic Inc, em Paulínia – São Paulo bem como realizar um estudo de caso sobre a relevância do SGA, com foco em todas concessionária Honda e propor melhorias. Tendo em vista que a Gestão Ambiental está ganhando cada vez mais importância por parte das empresas foi levantado também o potencial em termos de impacto ao meio ambiente.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO E PESQUISA

2.1 Embalagens de Madeira para Exportação

O processamento industrial da madeira tanto primário como secundário gera uma grande quantidade de resíduos de madeira. Não menos importantes são os resíduos de madeira gerados no meio urbano. Na maioria dos casos, os resíduos de madeira não podem ser evitados. Na realidade, o principal problema por trás da geração dos resíduos de madeira é o desperdício de matéria-prima (madeira) associado ao seu manejo e disposição, muitas vezes, inadequados. Por outro lado, tal situação se mostra bastante diferente quando se tratam dos resíduos de madeira industriais gerados na região sul e sudeste do Brasil. Neste caso, a grande maioria dos resíduos de madeira industriais é aproveitada, principalmente para produção de produtos reconstituídos (painéis de madeira e celulose) e geração de energia (térmica e elétrica). Isso contribui para a melhoria da matriz energética do país (energia renovável e limpa) e para a minimização dos efeitos negativos ao meio ambiente que quase sempre estão associados à geração de resíduos de madeira, além de garantir uma resposta econômica satisfatória.

A empresa Honda compra embalagens de madeira tratado com o fitossanitário para realizar as exportação de seus produtos em geral, onde utiliza madeiras devidamente fumigadas e certificadas, obedecendo às normas vigentes e garantindo o processo de acordo com a sua necessidade.

Rotulo de identificação de tratamento

Modelo de caixa para Exportação

A Fumigação consiste em um tipo de controle de pragas que é um procedimento de desinfecção por via seca. Através do tratamento químico realizado com compostos químicos ou formulações pesticidas (os chamados fumigantes) voláteis (no estado de vapor ou gás) em um sistema hermético, visando a desinfestação de materiais, objetos e instalações que não possam ser submetidas a outras formas de tratamento, portanto, fumaça é o melhor meio de difusão homogênea de um ingrediente ativo, pois pode atingir assim as partículas espalhadas no ar e as partículas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com