TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGNING INTERACTION: FORMAT FACTORY SOFTWARE

Projeto de pesquisa: DESIGNING INTERACTION: FORMAT FACTORY SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.085 Palavras (13 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 13

DESIGN DE INTERAÇÃO: SOFTWARE FORMAT FACTORY

Ana Caroline de Sousa Silva ¹

Edimael Freire Bium ²

Moises Felipe Silva Feitosa ³

ABSTRACT

With the growing technology market how many people do not walk with one or more mobile phones, tablets and other devices. Much of these entertainment devices are videos, songs and images, though, there is a wide variety, few support multiple format types, in the worst cases, some support only one format of music or video. An alternative to this problem would be the use of Format Factory, a software developed to convert not only known as the most specific formats some devices, formats, let us understand a little bit how this tool works and the varieties of formats that it that it uses in its conversion and analyzing interaction design software based on your goals.

RESUMO

Com o crescimento do mercado tecnológico quantas pessoas não andam com um ou mais celulares, tablets e outros dispositivos. Grande parte de entretenimento desses dispositivos são os vídeos, músicas e imagens, embora, por existir uma grande variedade, poucos suportam vários tipos de formato, no pior dos casos, alguns suportam apenas um formato de música ou vídeo. Uma das alternativas para esse problema seria o uso do Format Factory, um software desenvolvido para converter não só para os formatos mais conhecidos como formatos específicos de alguns aparelhos, vamos entender um pouco como funciona essa ferramenta e as variedades de formatos que ele utiliza na sua conversão e analisar o design de interação do software com base em suas metas.

Palavras-chaves: Design de interação, Conversão de multimídia, Interface.

1. ITRODUÇÃO

O Format Factory é um conversor gratuito de imagem, áudio e vídeo disponível para sistema operacional Windows apenas. O programa é capaz de converter qualquer formato de arquivo para, praticamente, qualquer outro que o usuário desejar ou precisar. Cortar uma parte de um vídeo ou áudio que você não desejar. Ele também é capaz de extrair o conteúdo de DVDs e CDs para outros formatos de arquivo, bem como criar imagens ISO. O mesmo também pode juntar vários vídeos em um único.

Figura 1: Tela Inicial do FormatFactory.

A sua interface é moderna e intuitiva, talvez o ponto mais alto do software, depois da sua eficiência. O suporte ao português também ajuda no entendimento. Há muitas funcionalidades, como a opção de desligar o computador após o fim das conversões. Isso pode ser extremamente útil quando for necessário converter filmes longos. Essa opção permite que o usuário vá dormir e o PC seja desligado após o fim das conversões sem preocupações. Além disso, o aplicativo é extremamente organizado, com as mídias categorizadas no menu lateral esquerdo. Ao acessá-lo, basta escolher o formato final para começar o processo de conversão.

O aplicativo aceita praticamente todos os formatos tanto na entrada (os que devem ser transformados), quanto na saída (como eles serão após a conversão). Ele também é capaz de transformar DVD em arquivo de vídeo e CD em arquivo de áudio.

1.1. Conversão

Para iniciar o processo de conversão, deve ser escolhido o tipo de mídia e o formato que deseja obter. Cada um deles traz diversas opções de configurações para alterá-lo durante a "transformação". É possível ajustar o tamanho da imagem por original, ou em outras escalas como mostra a figura 2. Também há a possibilidade de mudar manualmente, alterando as proporções (largura x altura) e rotacioná-la. O serviço trabalha com os principais formatos de imagem (JPG, BMP, PNG);

Figura 2: Tela de configurações de saída de imagem.

O vídeo é, certamente, o item que há mais possibilidades. Além do formato do arquivo, há como fazer a conversão mudando as proporções de tela. Além disso, é viável marcá-lo para que seja lido por dispositivos móveis.

Figura 3: Opção para edição de vídeo.

A aplicação oferece um básico serviço de edição do vídeo, para caso exista a necessidade de corte de algum trecho, como uma introdução sem necessidade ou um encerramento muito longo.

1.2. Formatos de mídias comportados

Atualmente, existem uma infinidade de formatos de áudio, vídeo e imagem espalhados pela internet. Independente da qualidade ou da funcionalidade, algumas pessoas tem suas preferências quanto à extensão de seus arquivos.

Além disso, dependendo da finalidade que você quer dar para um arquivo, é importante que ele esteja em determinado formato, mas nem sempre é possível encontrá-lo assim.

1.2.1. Vídeos

MP4: refere-se especificamente a MPEG-4 Part 14. Um padrão de container de áudio e vídeo que é parte da especificação MPEG-4 desenvolvido pela ISO/IEC 14496-14. A extensão oficial do nome do arquivo é .mp4, por isso é comum vermos o formato ser chamado assim. É similar ao popular AVI, mas traz algumas vantagens: Suporte nativo a legendas embutidas; melhor suporte ao padrão de codificação de vídeo H.264, também conhecido como MPEG4 AVC.

AVI: (Áudio Vídeo Interleave) é um formato encapsulado de áudio e vídeo criado pela Microsoft cuja extensão oficial é .avi. É um dos formatos mais populares no mundo, nativamente reconhecido pela maioria das versões do Windows e por todos os leitores de DVD que são compatíveis com o codec DivX. AVI é uma forma de associação de entrelace de áudio e vídeo, cada um deles em suas respectivas proporções e particularidades. É um espaço em que se guarda informação. O AVI pode conter uma faixa de vídeo codificada em um codec qualquer e na mesma faixa é possível associar um áudio em MP3.

3GP: É um formato de arquivo de vídeo definida pela Third Generation Partnership Project (3GPP), esse formato compactado permite seu uso em aparelhos que possuem uma capacidade limitada de memória, sendo apropriado para uso em telefones celulares 3G, porém é usado em celulares de tecnologias GSM, CDMA e TDMA - Tecnologias 2G

RMVB: (Real Media Variable Bitrate), é uma extensão de bitrate variável do container multimídia RealMedia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com