TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrônico utilizando a ferramenta de software DB Designer

Por:   •  9/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 4 (Equipe) Elaborar o Relatório 02: Projeto Lógico do Banco de Dados – Parte I. O Projeto Lógico tem por objetivo avaliar o esquema conceitual frente às necessidades de uso do Banco de Dados pelos usuários e aplicações, realizando possíveis refinamentos para alcançar maior desempenho das operações sobre o Banco de Dados. O esquema lógico é uma descrição da estrutura do Banco de Dados que pode ser processada por um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Este relatório deverá conter os seguintes tópicos: 2.1 Normalização do Banco de Dados: fazer uma introdução sobre Formas Normais em Banco de Dados e em seguida a descrição da 1ª, 2ª e 3ª Formas Normais do Banco de Dados. 2.1.11º Forma Normal (1FN): fazer a descrição do Banco de Dados na 1FN considerando que a entidade não deve conter campos multivalorados ou entidades aninhadas. 2.1.2 2º Forma Normal (2FN): fazer a descrição do Banco de Dados na 1FN considerando que a entidade deve estar na 1FN e as entidades que possuem chave primária composta não devem conter atributos com dependência parcial em relação à chave primária. 2.1.3 3º Forma Normal (3FN): fazer a descrição do Banco de Dados na 1FN considerando que a entidade deve estar 2FN e não deve conter atributos que dependam de outros atributos que não compõe a chave primária (dependência transitiva) ou resultado de cálculo. 2.2 DER (Diagrama Entidade-Relacionamento): fazer o diagrama Entidade- Relacionamento para Banco de Dados do projeto Boletim Eletrônico utilizando a ferramenta de software DBDesigner.

ETAPA3 (tempo para realização: 5 horas)

? Aula tema: Projeto Lógico: Redução de um DER a Tabelas. Conhecendo um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD): PostgreSQL.

Esta atividade é importante para que você descreva as estruturas de armazenamento com atributos, chaves primárias, chaves estrangeiras e tipos dos atributos do Banco de Dados como uma base para se realizar o cálculo relacional e conheça também o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) PostgreSQL. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

Ciência da Computação – 4ª Série – Banco de Dados I

André Ricardo Jovetta, Renato Cividini Matthiesen

Pág. 6 de 7

PASSOS

Passo 1 (Aluno) Ler atentamente o capítulo do livro texto, complementar ou em uma revista especializada que traz informações sobre a redução de um DER a tabelas.

Passo 2 (Aluno) Fazer uma pesquisa e conheça as características e funcionalidades do Sistema Gerenciador de Banco de Dados PostgreSQL.

Passo 3 (Equipe) Elaborar o Relatório 03: Projeto Lógico do Banco de Dados – Parte II. O Projeto Lógico também é uma descrição da implementação do Banco de Dados, descreve as estruturas de armazenamento (tabelas) e métodos de acesso usados para efetivamente realizar o acesso aos dados. Este relatório deve ser composto pelos seguintes tópicos: 3.1Características e Funcionalidades: apresentar as características e funcionalidades do Sistema Gerenciador de Banco de Dados PostgreSQL. 3.2Exigência de Processamento: apresentar a exigência de processamento (requisitos de hardware) do Sistema de Gerenciador de Banco de Dados PostgreSQL em relação a outros dois SGBDs escolhidos pelo grupo. 3.3Compatibilidades com Linguagens de Programação: citar e apresentar as principais características de pelo menos duas linguagens de programação compatíveis com o Sistema Gerenciador de Banco de dados PostgreSQL. 3.4Tabelas do Banco de Dados: escrever as tabelas que constituirão o Banco de Dados Boletim Eletrônico na ferramenta DBDesign ou com o Microsoft Excel.

ETAPA4 (tempo para realização: 5 horas)

? Aula tema: Álgebra e Cálculo Relacional.

Esta atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com