TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software de design IMPLEMENTAÇÃO DESENVOVIMENTO para o GERECIAMENTE frota

Tese: Software de design IMPLEMENTAÇÃO DESENVOVIMENTO para o GERECIAMENTE frota. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE DESENVOVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA GERECIAMENTE DE FROTAS

1-Guilherme da Silva Daros, 2-Tágner Formanski Rosa, 3-Paracelso de Oliveira Caldas

1,2- Acadêmico do Curso de Ciência da Computação – Curso de Ciência da Computação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) – Criciúma / SC

3- Professor do Curso de Ciência da Computação - Curso de Ciência da Computação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) – Criciúma / SC

murrugadaros@hotmail.com, tagner_@hotmail.com, poc@unesc.net

Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a modelagem do

banco de dados desenvolvido na aula de engenharia de software do curso

de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul catarinense.

Simultaneamente foi desenvolvido sistema de gerenciamento de frotas, tornando-os mais produtivos e conseqüentemente com informações mais robustas e seguras, utilizando controle de acessos de usuários, criptografia para senhas, armazenamento dos horários de acesso e acessibilidade.

1. Introdução

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, pois além de controlar

todas os setores, é necessário que os dados cheguem com segurança. Tendo em vista a segurança e confiabilidade das informações, torna-se primordial o controle de acesso de funcionários ao sistema e a manipulação de dados que sejam necessários para o funcionamento de cada setor.

Bancos de dados (ou bases de dados), são conjuntos de registros dispostos

em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. No projeto proposto fez-se uso da arquitetura de SGBD com plataforma centralizada.Na arquitetura centralizada, existe um computador com grande capacidade de processamento, o qual é o hospedeiro do SGBD e emuladores para os vários aplicativos. Esta arquitetura tem como principal vantagem a de permitir que muitos usuários manipulem grande volume de dados. Sua principal desvantagem está no seu alto custo, pois exige ambiente especial para mainframes e soluções centralizadas.

A seguir, passamos à analise dos processos práticos do gerenciamento de sistema e desenvolvimento do banco de dados, durante a aula de Engenharia de Software II realizada no curso de Ciência da Computação na Universidade do Extremo Sul catarinense.

2.Levantamento de dados

Atualmente, ocorre a necessidade do gerenciamento de dados em empresas, fica claro a extrema importância de saber lidar com estes dados, por quais meios eles serão registrados no sistema, como serão armazenados e quais setores/usuários terão acesso a eles.

Projetistas de sistemas de software vêm, ao longo dos anos, reconhecendo a

importância de se representar e explorar o conhecimento obtido durante a construção de sistemas. Uma das formas consiste no reconhecimento e utilização de boas práticas, idéias e soluções já aplicadas em situações de sucesso e fracasso em projetos de software.

O Banco de dados constitui os seguintes setores: Contas a pagar, contas a receber,controle de patrimônio, recursos humanos, estoque, produção, fluxo de caixa e exportação.

Os dados necessários para a modelagem do banco foram disponibilizados por cada módulo através do dicionário de dados.

3. Modelagem do banco de dados

O banco de dados foi modelado de acordo com os requisitos de cada setor.Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é principalmente utilizado para prover o controle centralizado tanto de dados quanto de programas que acessem o banco de dados. O administrador de banco de dados é responsável por esse controle do sistema.

Dentre as várias funções do administrador de banco de dados (DBA), destacamos:

* Definição de esquemas;

* Definição da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com