TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO QUIMICA DE METAIS PESADOS NO SOLO EM ÁREA DE BORDA NO REMANESCENTE FLORESTAL ARIE MATA DE SANTA GENEBRA.

Por:   •  22/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 11

DETERMINAÇÃO QUIMICA DE METAIS PESADOS NO SOLO EM ÁREA DE BORDA NO REMANESCENTE FLORESTAL ARIE MATA DE SANTA GENEBRA.

Deborah Regina Mendes (1); Regina Marcia Longo (2); 

(1) Estudante de graduação; Faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária; Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Rodovia D. Pedro I, km 136 - Parque das Universidades – Campinas, SP; deborah.rm@puccampinas.edu.br; (2) Profa. Dra. Regina Márcia Longo – PUC-Campinas;

RESUMO – Atualmente o estudo e caracterização de remanescentes florestais situados em áreas urbanas se tornou uma prioridade, onde é indispensável o conhecimento do solo, essencialmente quanto a suas propriedades físicas, químicas e mineralógicas. Também é importante obter informações sobre os aspectos de uso e ocupação das áreas do entorno geradoras do efeito de borda, auxiliando de modo significativo na gestão ambiental das áreas urbanas. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo verificar o teor de metal pesado (Níquel, Chumbo e Cromo) relacionado com a preservação da área de borda do remanescente florestal, verificando os índicos de efeito de borda gerando pela vizinhança na ARIE Mata de Santa Genebra, localizada no município de Campinas, SP, bem como avaliar a situação desta frente à legislação de qualidade do solo. Para isso, foram analisados 40 pontos ao longo da borda da reserva, cujas análises foram realizadas segundo os métodos da EMBRAPA, os resultados obtidos foram relacionados à legislação brasileira e ao atual estado vegetativo da reserva com grande presença de plantas oportunistas, obtendo pontos de grande preservação e pontos que necessitam de ações de manejo e remediação.

Palavras-chave: Análise química do solo. Metais pesados. Efeito de borda. ARIE Mata de Santa Genebra.

Introdução

        A caracterização química de remanescentes florestais situados em áreas urbanas é de grande importância, por apresentar características do bioma imerso e as intervenções antrópicas, estando em sua maioria preservadas em unidades de conservação. Entretanto, com a exposição do remanescente florestal as ações antrópicas do entorno pode-se observar o efeito de borda, definido pela associação de mudanças físicas associadas com a perda de habitats e fragmentação, que gera a redução da área total e recursos do habitat nativo, possibilita o isolamento dos fragmentos remanescentes e de suas populações locais, além de alterar características ambientais, como a frequência de radiação solar, ventos e umidade, incluindo o surgimento de níveis tóxicos de metais pesados. (SAUNDERS et al., 1991).

        O estudo dos níveis tóxicos de metais é indispensável por estes serem elementos não biodegradáveis e apresentarem, geralmente, mais de um estado de oxidação, determinando sua mobilidade, biodisponibilidade e toxicidade, além do fato que tais elementos ainda podem ser bioacumulados, ou seja, podem ser acumulados nos seres vivos (BIONDI, 2010). Dessa forma, eles podem passar de espécie a espécie ao longo da cadeia alimentar, sendo encontrados maiores teores em níveis mais altos da mesma, correspondendo aos predadores ou ainda podem ser encontrados naturalmente no solo, devido à ação de intemperismo e de outros processos pedogênicos em rochas e seu material de origem ou de forma antrópica, sendo essa a principal razão do aumento crescente na concentração de metais pesados em solos (GUEDES, 2006).

Esses metais em solos se apresentam na forma tóxica de íons livres (hidratados) ou em associação com outros íons e moléculas, sendo assim menos prejudicial. Em solos ácidos os metais se apresentam na forma catiônica, ou seja, em complexos de sulfato enquanto em solos básicos apresentam-se como complexos de borato ou carbonatos. A mobilidade e risco de contaminação do ambiente estão sujeitas aos seus estados de oxidação indicando as principais interações a que o metal está sujeito, onde as formas reduzidas possuem maior mobilidade, ou seja, provocam aumento na possibilidade de lixiviação do metal no solo e contaminação do ambiente (ALLOWAY, 1990; SPARKS, 2003).

Inicialmente teores pseudo-totais eram fornecidos por digestões em refluxo, posteriormente empregou-se digestões brandas em sistemas abertos, chapa aquecedora, e em sistemas fechado (forno de micro-ondas). O emprego deste último processo começou a ocorrer na década de 1980, com adaptação dos equipamentos domésticos, visando reduzir o tempo de análise, gerando equipamentos mais específicos e sofisticados para uso em laboratório, tendo maior acurácia na determinação de elementos mais voláteis, devido à menor perda durante o processo de digestão. O Conselho Nacional do meio Ambiente CONAMA, em sua normativa de dezembro de 2009 realizou um avanço ao estabelecer os métodos 3050 e 3051 do EPA (Environmental Protection Agency), e suas atualizações, como métodos padrões para a determinação dos teores de metais em solos brasileiros, para comparação com os Valores Orientados de Referência de Qualidade. (CONAMA, 2009)

Assim, o objetivo dessa pesquisa visa verificar os teores de metais pesados em áreas de borda do remanescente florestal, evidenciando as possíveis interferências da vizinhança quanto ao efeito de borda na Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, localizada no distrito de Barão Geraldo, zona norte do município de Campinas, SP, bem como avaliar a situação desta frente à legislação de qualidade do solo.

Material e Métodos

O município de Campinas localiza-se no interior do Estado de São Paulo, entre as latitudes 22º45’00’’ e 23º02’30’’ e longitudes 46º50’00’’ e 47º15’’00’. Segundo o Censo Demográfico (2010), a cidade possui cerca de 1 milhão de habitantes em uma área de 794 Km2 dividida em quatro distritos: Joaquim Egídio, Barão Geraldo, Sousas e Nova Aparecida, sendo classificada como uma das dez cidades mais prósperas do Brasil e o segundo maior centro econômico do Estado de São Paulo, perdendo apenas para a cidade de São Paulo o mais importante centro industrial e financeiro da América Latina que se encontra a apenas 90 km (IBGE, 2010). A cidade está inserida em parte na bacia hidrográfica do rio Capivari (faixa sul) e na bacia hidrográfica do rio Atibaia (norte – nordeste do território). O distrito de Barão Geraldo é pertencente à porção noroeste do Município de Campinas, contendo a Mata de Santa Genebra que por sua vez, está localizada a sudoeste do distrito e inserida na Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Pedras (DAGNINO, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (576.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com