TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA DESAFIO PROFISSIONAL: TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Ensaios: DISCIPLINA DESAFIO PROFISSIONAL: TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  1.849 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE PEDAGOGIA - EAD - 1° SEMESTRE

DISCIPLINA: TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Ágnes Caroline Camilo Guedes RA: 9375334072

Bruna Larissa Monteiro RA: 9375338312

Francieli Pires de Abreu RA: 9375338296

DESAFIO PROFISSIONAL

SANTA BARBARA D´OESTE

04 de junho de 2014

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE PEDAGOGIA - EAD - 1° SEMESTRE

Ágnes Caroline Camilo Guedes RA: 9375334072

Bruna Larissa Monteiro RA: 9375338312

Francieli Pires de Abreu RA: 9375338296

Trabalho Desafio Profissional para aprovação na disciplina de Tecnologias aplicadas à Educação. Na instituição de ensino Faculdade Anhanguera Educacional, curso de Pedagogia EAD.

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutora do Curso: Sandra Marcia Fernandes

Coordenadora do Polo: Luiza Regina Florêncio dos Santos Guerreiro

SANTA BARBARA D´OESTE

04 de junho de 2014

Índice

1. INTRODUÇÃO 4

2. PASSO 1 5

3. PASSO 2 7

4. PASSO 3 10

5. CONCLUSÃO 12

1. INTRODUÇÃO

É nítido o quanto o uso das tecnologias vem invadindo nossa casa, nossa rotina e a nossa vida de forma geral. Para praticamente tudo que fazemos, contamos de alguma forma com as facilidades proporcionadas por elas. Uma dona de casa pode utilizar tecnologia avançada para o degelo de sua geladeira; Um atleta conta com relógios que monitoram todo o seu treino, velocidade, distancia, batimento cardíaco; Um empresário pode utilizar a tecnologia de seu smartphone que dentre inúmeras tarefas, pode conectá-lo a internet, aos emails, a suas reuniões e dessa forma simplificar um pouco a vida de cada usuário.

Nesse sentido, a educação não seria diferente. Na era da informática, da tecnologia, o uso delas dentro e extraclasse mostra-se uma ferramenta poderosa para o ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo assim, pedagogicamente para a compreensão do conteúdo, facilidade de pesquisa, dentre outros benefícios que estudaremos.

Nosso desafio visa demonstrar de que forma a tecnologia pode ser inserida na educação, apresentando soluções sobre qual modalidade de tecnologia poderá ser utilizada, em que ambiente, de que forma seu uso irá beneficiar pedagogicamente os aprendizes e como preparar os professores para esse grande desafio, qual seja: tornar a tecnologia uma aliada para o ensino-aprendizagem.

2. PASSO 1

As tecnologias devem ser utilizadas com objetivos específicos. Considerar capacidade cognitiva e faixa etária dos usuários, estratégias didáticas e capacidade de operacionalização.

ONG ESPERANÇA

PROJETO: “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO”

A ONG Esperança tem como seu objetivo proporcionar a cerca de 300 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, um ambiente seguro para prática de esportes e atividades lúdicas, reforço escolar, oficinas de artesanato, música e cursos profissionalizantes, oferecendo a comunidade carente oportunidade de desenvolvimento que vai além do ambiente escolar.

Inicialmente, para inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à ONG Esperança, em reunião com os docentes, ficou decidido pela utilização de 100 tablets, que seriam disponibilizados e inseridos á rotina das salas temáticas, de forma a atingir grande parte dos aprendizes.

Ambiente: Brinquedoteca e sala de reforço.

Usuários: Crianças e adolescentes dentre 6 e 17 anos.

Espaço BRINQUEDOTECA: Seriam disponibilizados 50 tablets, para utilização de crianças de 6 a 10 anos.

Espaço SALA DE REFORÇO: Disponibilidade de 50 tablets para utilização dos aprendizes de 10 a 17 anos, para auxílio nas disciplinas ministradas.

Teconologias que irão compor o ambiente: tablets com acesso a internet, para utilização de sites educativos, jogos e softwares.

Justificativa: Para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das competências e habilidades das crianças em idade de letramento e dos adolescentes da ONG Esperança, foram escolhidos, como tecnologia a ser aplicada os tablets.

Para definição de qual aparelho adquirir foi levado em conta à facilidade para manuseio e disposição. Os tablets são geralmente leves, e compactos o que o torna o ideal para armazenagem e um grande aliado para a educação podendo ser utilizado tanto pelos jovens como pelas crianças, na brinquedoteca ou nas salas de reforço escolar.

Objetivos: Os tablets, seriam adquiridos com o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimento e aprendizagem através das ferramentas da internet. O intuito principal é contar com as facilidades e abrangência do uso dos aplicativos, jogos e sofwares para que juntamente com os educadores possam contribuir no letramento das crianças, e fixação de conteúdos no caso dos adolescentes, proporcionando dessa forma, apoio na parte pedagógica.

A inserção dessas tecnologias no meio educacional, contam ainda com a vantagem de favorecer a construção de habilidades e atitudes, e aumenta as possibilidades de pesquisa, de escolha, e de situar informações, criar e participar, dilatando os espaços dos ambientes de aprendizagem e ampliando as oportunidades de conhecimento.

Estratégias de uso: Os tablets serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com