TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Exames: Desafio Profissional TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO SUPERIOR DE HISTÓRIA – LICENCIATURA

POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

1º SEMESTRE

GISELE MARIA DE LIMA MONTEIRO RA 8981182637

DESFIO PROFISSIONAL 2º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

PROFESSOR TUTOR EAD CAMILA ANDRIOTTI

NOVO HAMBURGO/RS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................03

1. SALA TEMÁTICA DE HISTÓRIA.......................................................04

1.1. As Tecnologias utilizadas na Sala Temática de História..........................04

1.2. Tecnologias assistivas na Sala Temática de História..............................05

2. “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO.............05

3. CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA O USO DA TECNOLOGIA.............07

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................10

INTRODUÇÃO

As tecnologias estão cada dia mais presentes no cotidiano das pessoas e isso não pode ser ignorado dentro da educação.

Os educadores devem estar preparados para usar estas tecnologias, e perceber que elas são uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem, assim como outros instrumentos que o professor tem a sua disposição.

Neste trabalho foram criadas propostas de implantação de novas tecnologias na educação, de capacitação para docentes e de inclusão.

Apresentaremos salas temáticas e ambientes escolares equipados com tecnologias na perspectiva de criar um processo de ensino-aprendizagem em que todos os sujeitos são construtores do saber, bem como traremos sugestões de capacitações para que os docentes sejam mediadores desta construção.

1. SALA TEMÁTICA DE HISTÓRIA

A ONG Esperança oferece aulas de reforço para as crianças e adolescentes em todas as disciplinas em nível de ensino fundamental e médio no contra turno escolar.

Para cada disciplina foi criada uma sala temática onde os professores podem desenvolver suas atividades dentro de um ambiente pedagógico atrativo e significativo para o processo de ensino-aprendizagem.

A Sala Temática de História dispõe de materiais e recursos que contemplam diferentes segmentos sociais e étnicos (homens, mulheres, negros, índios, idosos, imigrantes, entre outros) para auxiliar na concepção de ensino que entende a História como um processo construído com a participação de diversos sujeitos, no qual os alunos se identificam como sujeitos históricos.

Para que a Sala temática de História se torne um ambiente significativo para o processo de ensino-aprendizagem é necessário o uso de recursos tecnológicos aliados aos livros didáticos, imagens, mapas históricos, revistas, jornais, entre outros materiais.

1.1. As Tecnologias usadas na Sala Temática de História

Para que a Sala Temática de História se tornasse um ambiente adequado na construção do processo educativo, a ONG Esperança investiu na aquisição de alguns materiais tecnológicos para o desenvolvimento das aulas.

Esta sala está equipada com um computador, uma impressora, um telão, um aparelho Data show e a coleção de CD-ROM “Histórias do Brasil e do Mundo na tela do computador”.

Essas tecnologias serão usadas para trazer informações, imagens e vídeos sobre a História para dentro da sala de aula de forma lúdica e significativa para esta geração informatizada.

A coleção de CD-ROM “Histórias do Brasil e do Mundo na tela do computador”, traz programas que esbanjam em recursos multimídias. São repletos de mapas, fotos, obras de arte, biografias e representações gráficas, que além de colorir o estudo, tem a função de adaptar o conteúdo pedagogicamente aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Todos os textos apresentados na tela podem ser narrados ou apresentados em vídeos através de uma dinâmica animação com narração auto-explicativa. Outro ponto positivo dos programas é a forma de abordagem dos tópicos que além de estudar o fato histórico em si, o software busca levar ao usuário todas as situações e condições que resultaram neste acontecimento e no decorrer dos estudos apresenta exercícios de fixação em diversos formatos.

Ainda com o uso do computador, do telão e do Data Show poderemos assistir vídeos e filmes que retratem importantes temas históricos, para posterior debate e pesquisas a respeito destes conteúdos.

Com o uso da impressora será possível a reprodução de material escrito para a realização de atividades dentro e fora da sala de aula.

1.2. Tecnologias assistivas na Sala Temática de História

Considerando que a ONG Esperança atende crianças e adolescentes com deficiências físicas, nossa Sala Temática de História foi elaborada pensando no conforto e bem estar destes alunos.

No aspecto físico a sala possui rampa de acesso, com uma porta larga que permite a entrada de forma tranqüila e segura.

A sala encontra-se equipada com mesas e cadeiras adaptadas para deficientes físicos. A mesa possui regulagem de altura e a cadeira é estofada, com cinto de segurança e apoio para os pés.

Com o uso das tecnologias assistivas podemos proporcionar um ambiente seguro e confortável para que os alunos com necessidades especiais construam o seu aprendizado juntamente com seus colegas, em um local onde as diferenças são respeitadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com