TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional Tecnologia de Recursos Humanos

Por:   •  24/5/2015  •  Ensaio  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE AEDU-FACNET

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

THOMAS ARAUJO FONTES        RA 8744142719

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Gestão de Pessoas e Técnicas de Adm. De Pessoal

TAGUATINGA / DF

Abril/2015

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Gestão de Pessoas e Técnicas de Adm. De Pessoal

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Gestão de Pessoas e Técnicas de Adm de Pessoal, no Curso de Tecnologia e Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, Polo de AEDU-Facnet sob a orientação da orientadora Joziane Almeida.

TAGUATINGA / DF

Abril/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................3

CONSIDERAÇÕES INICIAIS         4

DIAGNÓSTICO ...........................................................................................................5

PLANO DE AÇÃO         6

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8


[pic 2]

INTRODUÇÃO

        O objetivo do Desafio Profissional deste bimestre foi assumir o papel de um consultor de Gestão Recursos Humanos, na elaboração de um Plano de Melhorias da empresa SUPERSOFT.

        Este Plano de Melhorias será dividido nos seguintes passos: elaboração do termo de rescisão do contrato de trabalho, demonstrativos de pagamento, política de recompensa, programa com inclusão de comunicação, cooperação, proteção, assistência e disciplina de conflito. A partir disso será criado um Diagnóstico e um Plano de Ação da empresa SUPERSOFT.


    [pic 3]

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

        Analisando o dossiê da empresa SUPERSOFT, é notável a insatisfação de seus funcionários relacionados ao ambiente de trabalho. Porém, a valorização de funcionários é de suma importância, pois eles são os responsáveis por boa parte dos recursos que geram o lucro de uma empresa. Logo, os funcionários devem sentir-se bem em seus ambientes de trabalho para que então desenvolvam seus papéis com eficiência e precisão.

        Pensando nisso, será planejado um Plano de Ação baseado no mapeamento de problemas da empresa para corrigir falhas e melhorar a eficácia de seus contribuintes.

        


 [pic 4]

DIAGNÓSTICO

Buscando a melhora da qualidade da empresa, é importante procurar erros e déficits para fazer melhorias visando à qualidade, a quantidade e a segurança, melhorando continuamente para maior satisfação de seus funcionários.

Durante a análise da empresa SUPERSOFT foi feito um diagnóstico para avaliar os motivos de insatisfação e desmotivação dos funcionários. Foram observados os seguintes problemas: Falta de subsídio para capacitação profissional; Salário desproporcional ao esforço e capacitação; Falta de reconhecimento profissional e desvalorização de trabalhos; Sobrecarga e acumulo de trabalhos devido à demissão de pessoal; Falta de infraestrutura e equipamentos adequados; Desorganização e falta de comunicação que afetam o trabalho em equipe e geram desentendimentos; Falta de política de remuneração; Relação conturbada entre proprietários e funcionários.


PLANO DE AÇÃO

[pic 5]

Segundo CHIAVENATO (2006) o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades dos participantes, produzindo elevação do moral interno.   O plano de gestão visa conciliar os objetivos da empresa com a satisfação de seus funcionários, fazendo com que resultados sejam alcançados atendendo a necessidade de todos os colaboradores. Seguindo essa linha de pensamento será desenvolvido um plano de ação com as seguintes propostas:

  1. Elaborar um Programa de Relação para estabelecer uma melhor relação entre funcionários, promovendo reuniões periódicas entre todos os colaboradores, dando liberdade aos funcionários para demonstrarem idéias e opiniões e a oportunidade de participar de determinadas metas e da tomada de decisões, gerando melhor satisfação, reconhecimento e motivação profissional e melhor convivência no grupo de trabalho.
  2. Investir na qualificação dos colaboradores, promovendo cursos e treinamentos para melhor capacitação e reconhecimento de funcionários, para garantir o desenvolvimento profissional e a possibilidade de crescimento dentro da empresa, aumentar à ética e moral empresarial e o bem-estar profissional e também melhorar a relação entre funcionários e clientes.
  3. Procurar formas viáveis para resolver a insatisfação salarial dos funcionários sem que cause prejuízos aos lucros e gastos totais da empresa.
  4. Estabelecer um plano de metas e implantar uma Política de Recompensa, para que motive os funcionários a exercer suas atividades com êxito.
  5. Organizar grupos de trabalho para diminuir a sobrecarga de afazeres proporcionando uma melhor administração do tempo por parte dos colaboradores.

[pic 6]

CONCLUSÃO[pic 7]

        Com o ritmo acelerado das inovações empresariais e a competitividade entre empresas, a cobrança e a sobrecarga de trabalhos sobre os funcionários tentem a crescer, causando desconforto e desmotivação às equipes que compõem uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com