TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - Tecnologias de Gestão, Direito Empresarial e Responsabilidade Social e Meio Ambiente, do Curso de Tecnologia de Logística

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

2° SEMESTRE – 2014/02

EDUARDO LUCAS RASSI

RA8744162376

DESAFIO PROFISSIONAL

Tecnologias de Gestão, Direito Empresarial e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

TUTOR EaD: Felipe Rossi

POLO DE APOIO PRESENCIAL: Ribeirão Preto-SP

Novembro/2014

EDUARDO LUCAS RASSI

RA8744162376

DESAFIO PROFISSIONAL

Tecnologias de Gestão, Direito Empresarial e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão das disciplinas Tecnologias de Gestão, Direito Empresarial e Responsabilidade Social e Meio Ambiente, do Curso de Tecnologia de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do Tutor EaD Felipe Rossi.

POLO DE APOIO PRESENCIAL: Ribeirão Preto-SP

Novembro/2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................01

PASSO 1-...................................................................................................................02

PASSO 2-...................................................................................................................04

PASSO 3-...................................................................................................................05

REFERÊNCIAS..........................................................................................................06


INTRODUÇÃO

A INOXEL, calderaria sediada na cidade de Jundiaí, é uma empresa em fase de crescimento e expansão territorial. Os parâmetros da administração moderna e da chamada economia verde forçam a organização a adotar novos rumos em sua gestão de negócios. Desde o nível operacional subindo ate o planejamento estratégico da empresa , todos os setores e departamentos necessitam passar por  reestruturação e reengenharia.

O  nosso objetivo, na qualidade de consultores da organização,  é alcançar SUSTENTABILIDADE, através da aplicação de uma nova filosofia de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e implementação  de um novo modelo de GESTÃO DA TECNOLOGIA utilizando para isso todas as ferramentas que essa nova ciência dispõe.

TI (tecnologia da informação), Terceirização e quarteirização, Empowerment, estudo de impacto ambiental, novo modelo de Ética Empresarial, gestão e organização horizontal, etc; são algumas dessas ferramentas que devemos adotar nessa nova etapa da empresa.

PASSO 1

Modelo de Excelência da Gestão

  • São várias as ferramentas de Gestão que devem ser adotadas pela INOXEL para que ela possua um MEG, ou Modelo de Excelência de Gestão. Entre elas podemos citar os Fundamentos de Excelência, que são : pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor. (http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao)
  • Os critérios de Excelência a serem adotados pela INOXEL são :   liderança;  estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.(http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao)
  • As ferramentas de gestão indicadas pela consultoria à INOXEL são :
  1. - SIG (Sistema de Informações Gerenciais) por ser um importante auxiliar no processo de tomada de decisões e implementação de gestão de TI (Tecnologia da Informação).
  1. – BSC (Balanced Scoreboard) que consiste em um medidor de desempenho operacional que leva em conta ,além dos indicadores financeiros, os indicadores de satisfação dos clientes (feedback) , eficácia dos processos operacionais internos e capacidade de inovação.
  1. – SS (Seis Sigma) que enfatiza o controle estatístico da qualidade afim de alcançar um padrão de excelência operacional. Basicamente é um programa definido para se alcançar operações com não mais de 3,4 defeitos por um milhão de oportunidades (ppm ).

(Decio Henrique Franco, Edna de Almeida Rodrigues e Moises Miguel Cazela).

PASSO 2

Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização

Medidas sugeridas para adequar esse impacto

Custo/Beneficio

Elevado consumo de Água para operações e usinagem

Captação de Água pluvial

Maior economia financeira e menor consumo de água da rede pública.

Eliminação de águas residuais

Implementação de sistema de tratamento da água

Utilização de Reuso da água, pra lavagem de espaços resultando também em maior economia.

Emissão de gases de efeito estufa

Compra de certificados de crédito de carbono

Incentivo à diminuição no lançamento dos poluentes e conseqüente retorno financeiro com a venda dos certificados às empresas que mais poluem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (163.2 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com