TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 9
  1. APRESENTAÇÃO.

A INOXBEL possui 10 anos de atuação no mercado, atendendo demandas de diversos setores da economia, possuindo atendimento diferenciado e uma ampla rede de clientes. O intuito é apresentarmos modelos de melhoria para que possamos obter um Sistema de gestão de Qualidade, satisfazendo o grupo INOXBEL e por sua vez, suas grandes parcerias e rede de clientes.

  1. OTIMIZAÇÃO E CRITERIOS PARA INOXBEL.

        Com o objetivo de alcançarmos uma Gestão de Qualidade, teremos como ponto de partida a busca por Ferramentas, para que possamos Organizar passo-a-passo cada ação em busca da qualidade. Algumas ferramentas já são trabalhadas pela INOXBEL, porém devemos dar melhorias a estas, para assim conseguiremos atingir os objetivos.

        A INOXBEL já tem formulado todo seu planejamento, onde possui seus clientes, possui seu processo de fabricação e por sua vez, obteve crescimento nos últimos anos. A preocupação persiste no controle desta Qualidade, uma vez que os próprios clientes e parceiros, já vêm solicitando algumas mudanças por parte de metodologias empregadas por esta empresa tais como certificações, é neste quesito que colocaremos em prática a Melhoria da Qualidade.

        O enfoque principal da Gestão deve estar atrelado ao desenvolvimento da empresa, gerando lucratividade, competividade e solidez, para que possa obter êxito aquilo que denominamos de missão, visão e valores. Para obtermos êxito em todo o processo de Gestão de qualidade, precisamos aderir meios e ferramentas de melhoria.

  1. FERRAMENTA DE QUALIDADE.

        Se formos pesquisar e analisar meios e ferramentas para obtermos melhoria na gestão, iremos verificar inúmeros processos como referencia, onde podemos nos influenciar por ferramentas como Balanced Scorecard que tem por meio medir o desempenho operacional, utilizando indicadores financeiros, indicadores de satisfação dos clientes, a eficácia nos processos de produção, e logo a capacidade de inovação mediante os resultados apresentados diante ao planejamento estratégico. Objetivo estratégico de uma empresa segue pela busca de uma posição favorável em que seja possível influencia-las em seu proveito. Para que haja uma adequada implementação desta ferramenta, se faz necessário o desenvolvimento de algumas etapas como: arquitetura do programa de medição, inter-relacionamento de objetivo estratégico, escolha e elaboração dos indicadores, e uma elaboração do plano de implementação.

        A metodologia do Balanced Scorecard possui perspectivas em sua implementação. Podemos cita-las da seguinte forma:

  • Perspectivas financeiras mostram se a estratégia, sua implementação e execução estão obtendo melhoria nos resultados financeiros;
  • Perspectiva dos clientes onde é traduzida a missão, visão e estratégia em objetivos específicos para que se obtenha um alto grau de satisfação dos clientes;
  • Perspectivas dos processos internos, ou meios de produção, onde são identificados os processos que são críticos para a organização, ao qual se deve ter excelência na retenção de clientes e satisfação das expectativas dos acionistas;
  • Perspectiva do aprendizado e crescimento, que tem por objetivo o suporte a toda a estrutura, onde a inovação, o aprendizado e a melhoria em cada parte do processo trás a relação ao valor desta empresa;

Desta forma, o Balanced Scorecard, possui uma visão balanceada e integrada, onde permite a descrição de toda estratégia de forma muito clara e abrangente, por perspectivas que se interligam a todo o momento do processo, formando uma relação de causa e efeito.

        Outra importante ferramenta e meio chamam-se Seis Sigma, onde enfatiza o controle estatístico da qualidade e logo definir os padrões de excelência operacional. O Seis Sigma pode ser considerado uma estratégia gerencial de mudança, cujo enfoque dar-se pela percepção pelo consumidor dos resultados desta variação. Podemos concluir que o diferencial do Seis Sigma é a ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos e não nas expectativas individuais.

        O Seis Sigma possui dois métodos utilizados, porém o que se aplica melhor a esta empresa, trata-se do DMAMC, ao qual e aplicado para a melhoria de um processo ou produto já existente e ele é dividido em cinco fases: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Este método enfoca problemas reais e a relação ao desempenho atual, nele podemos compreender a utilização de ferramentas e métodos estatísticos.

        As fases do Seis Sigma seguem uma ordem lógica, onde Definir seria identificar um projeto ao qual ele seja critico e que estejam em alinhamento as estratégias da empresa, onde mapeamos todo o projeto para que seja compreendido passo a passo o desenvolvimento de cada atividade. A fase de Medir representa a identificação dos indicadores de entrada e saída do processo, onde neste determinamos o desempenho de todo o processo. Analisar nos traz a verificação de possíveis causas de problemas onde por meio de gráficos e indicares, e realizado uma linha de correlação entre os defeitos apresentados. A fase Melhorar nos traz o desenvolvimento de ideias, soluções para implementação, resultando em melhorias no sistema. A fase de controlar é assegurar o desempenho melhorado obtenha continuidade.

        Qualquer negócio empresarial busca a lucratividade, sendo assim o Seis Sigma tem características de manter, ao longo do tempo, os ganhos obtidos, alinhando esforços de todos para um objetivo em comum, buscando produtos e serviços livres de defeitos, proporcionando um planejamento acerca da necessidade do cliente, pois na corrida aquele que melhor aprimorar seus processos e produto e com mais rapidez, tem mais chances de obter êxito na vitória.

  1. SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO.

Buscando aprimorar resultados, e a busca pela confiabilidade de nossos clientes, temos de desenvolver melhorias de condições, voltados para sustentabilidade e o meio ambiente, onde as organizações devem avaliar não apenas o desempenho financeiro, mas o impacto que é causado sobre a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com