TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DURABILIDADE E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Por:   •  4/4/2022  •  Artigo  •  5.458 Palavras (22 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 22

             

DURABILIDADE E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Filipe de Jesus Santana [1] 

Jeane Cavalcante Dias [2] 

³

RESUMO

Nos últimos anos, a durabilidade do concreto vem sendo cada vez mais estudada no ramo da construção civil, ela depende de diversos fatores, sendo alguns objetos de requisitos normativos, por meio de especificações para o concreto. O presente trabalho busca analisar os mecanismos de envelhecimento e deterioração do concreto e do aço presentes na NBR 6118:2014, observar os fatores que levam a perda de durabilidade das estruturas de concreto armado e examinar as técnicas que recuperação existentes. A pesquisa realizada envolveu uma revisão bibliográfica de abordagem descritiva e exploratória sobre a durabilidade e recuperação do concreto, assim como as patologias que podem ocorrer na estrutura. Observou-se que existem muitas técnicas disponíveis no mercado para recuperação das estruturas de concreto armado, e que é importante analisar cada uma delas para recuperação do problema específico. Concluindo que, mesmo ocorrendo diversas melhorias nas técnicas construtivas e hoje seja utilizado materiais de construção com qualidade maior, ainda poderá ser observado edificações apresentando patologias, porém, com inspeções e manutenções constantes pode-se assegurar a durabilidade.

Palavras-chave: Edificações. Patologias. Recuperação.

ABSTRACT

In recent years, the durability of concrete has been increasingly studied in the field of civil construction it depends on several factors, being some objects of normative requirements, through specifications for concrete. The present work seeks to analyze the mechanisms of aging and deterioration of concrete and steel present in NBR 6118:2014, to observe the factors that lead to the loss of durability of reinforced concrete structures and to examine the existing recovery techniques. The research carried out involved a bibliographic and exploratory approach on the durability and recovery of concrete, as well as the pathologies that can occur in the structure. It was observed that there are many techniques available in the market for the recovery of reinforced concrete structures, and that it is important to analyze each one of them to recover the specific problem. In conclusion, even though there are several improvements in construction techniques and today construction materials with higher quality are used, buildings with pathologies can still be observed, however, with constant inspections and maintenance, durability can be ensured.

Keywords: Buildings. Pathologies. Recovery.

1      INTRODUÇÃO

          Só foi a partir do século XIX que a tecnologia do concreto armado ganhou espaço e credibilidade em todo o mundo, neste século foram aperfeiçoadas técnicas para a produção desse material revolucionário, com diversas características admiráveis como: durabilidade, resistência e versatilidade. A partir daí, os conceitos de cálculo na engenharia civil mudaram significativamente, possibilitando estruturas belas e grandes vãos livres, além da aquisição de formas arquitetônicas e soluções de engenharia inovadoras (LAPA, 2008).

         Embora não seja a única opção, atualmente o concreto armado é a técnica mais utilizada no Brasil, devido a algumas vantagens, como: fácil modelagem; disponibilidade, o material é facilmente encontrado; economia, já que conta com matéria-prima com custo não muito alto; grande rapidez na construção e por ser um material que necessita de equipamentos simples para preparo, transporte, adensamento e vibração, não exige mão de obra muito especializada (NAKAHARA, 2017).

          Nas últimas décadas houve uma grande expansão no setor da construção civil, fator que emergiu a necessidade da utilização de estruturas resistentes como o concreto armado, entretanto, observa-se diversas obras apresentando deterioração precoce de suas estruturas, necessitando assim de reparos em curtos espaços de tempo. Além disso, nota-se uma lacuna científica no que tange a produção de trabalhos voltados a discutir estratégias de melhorar a qualidade do concreto armado para prevenção de degradação precoce (BAUER, 2002).

           A durabilidade do concreto armado depende de cuidados inerentes à construção civil que abrangem a projeção da obra, a preparação do concreto, sua execução, correta utilização e técnica adequada de recuperação. Assim, para maior durabilidade do concreto armado é importante o estudo do traço, a dosagem e manuseio adequado para prevenção contra agentes agressivos e garantia da sua vida útil (SANTOS, 2014).

           Hoje em dia é comum identificar prédios, tanto antigos como novos, apresentando manifestações patológicas. Com isso, surge o seguinte questionamento: O que fazer para garantir a durabilidade de estruturas de concreto e, quais as técnicas de recuperação das estruturas comprometidas?

          A antiga ideia de que o concreto é indestrutível necessita ser mudada, o planejamento e execução de vistorias periódicas, mapeamento dos problemas, análise da evolução, manutenções, sejam elas de caráter preditivo, preventivo ou corretivos, e as intervenções nos momentos exatos, são de fundamental importância para identificar anomalias já existentes e até mesmo prever problemas futuros, economizando dinheiro e salvando vidas.

O interesse para realizar esse estudo surgiu através de discussões em sala de aula, acerca de algumas patologias que acometem o concreto armado. Essas discussões ampliaram o olhar e foi observado no cotidiano que, a partir da expansão do setor da construção civil houve um aumento significativo no número de empreendimentos com a utilização de concreto armado, e que diversas dessas estruturas com o passar do tempo começam a apresentar patologias que necessitam de reparos rápidos para evitar evolução e agravamento do problema.

            No Brasil, o ramo mais moderno da Engenharia Civil e Arquitetura, é o ramo da Engenharia Diagnóstica, algumas anomalias e falhas nas construções instigaram o meio técnico a lançar bases dessa disciplina que busca alcançar a qualidade total e durabilidade da obra através do diagnóstico, prognóstico e prescrições técnicas. Uma ferramenta fundamental para a valorização, conservação e manutenção das edificações.

         Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo analisar os mecanismos de envelhecimento e deterioração do concreto e do aço presentes na NBR 6118:2014, observar os fatores que levam a perda de durabilidade das estruturas de concreto armado e examinar as técnicas que recuperação existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com