TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Durabilidade Das Estruturas De Concreto

Dissertações: Durabilidade Das Estruturas De Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 2

1) Porque o aço usado nas estruturas de concreto armado usuais não necessita de tratamento contra a corrosão? Como acontece a proteção da armadura no interior do concreto?

Pois o concreto apresenta alta alcalinidade, a proteção acontece pois gera uma película de óxido estável que passiva o aço e impede que ocorra a corrosão.

2) Porque a atmosfera marinha é agressiva ao concreto armado?

Pois é um agente muito agressivo devido às partículas de cloreto de sódio e de magnésio que estão suspensos no ar.

3) Quais os parâmetros que a atual NBR 6118 especifica para garantir a segurança das estruturas de concreto armado frente aos ambientes agressivos?

• Classe de concreto a se utilizar;

• Relação agua-cimento adotada;

• Cobrimento Nominal; e

• Fissuração.

4) Com relação ao ataque de cloretos, há diferença entre uma estrutura construída na Beira Mar e a mesma estrutura construída na Praia Brava na ilha de Santa Catarina? Explique.

Nesse caso as duas sofrem por estarem perto do mar, porém na Praia Brava as partículas de cloreto de sódio e de magnésio que estão suspensas no ar tem maior influencia devido aos fortes ventos e pelo fato das ondas aumentarem as partículas de cloreto.

5) Cite e comente as principais patologias que podem acontecer em estruturas de concreto aramado sujeitas ao ataque de cloretos e sulfatos.

Corrosão de armaduras - Fenômeno mais típico de estruturas de concreto expostas à atmosfera marinha. Trata-se de um processo eletroquímico no qual há um ânodo e um cátodo.

Fissuras e desagregações - A NBR 6118 determina valores máximos para fissuração A conseqüência principal é a perda da capacidade de resistência aos esforços solicitados.

Carbonatação - Com o tempo, a alta alcalinidade nas superfícies expostas das estruturas de concreto pode ser reduzida, o que ocorre principalmente pela ação de gases ácidos, como CO2, o SO2 e o H2S, encontrados na atmosfera.

Expansão - Na fabricação do cimento, o gesso utilizado reage com parte do aluminato tricálcico formando etringita. Outra parte do aluminato fica livre para reagir caso, posteriormente, encontre sulfatos, presentes em agregados e na água do mar, com as quais o concreto vai entrar em contato, produzindo mais etringita.

6) Cite e comente quais os cuidados mínimos que devem ser adotados para garantir a qualidade e diminuir a contaminação das estruturas construídas em ambientes sujeitos à ação da maresia.

Podemos citar a especificação de materiais mais resistentes às agressividades do ambiente, o uso de concretos mais impermeáveis, com baixa relação água-cimento, e com o uso de aditivos como sílica ativa, por exemplo, para reduzir a porosidade. Utilizar cimentos de alto-forno, pozolânicos ou resistentes aos sulfatos, que apresentam um comportamento melhor com relação à durabilidade. Garantir um consumo mínimo de cimento da ordem de 360 kg/m3 e procedimentos executivos, com relação ao transporte, lançamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com