TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dab teórico

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

Dab teórico

Para determinar o  teórico da acetona, foram utilizadas 2 correlações a título de comparação:[pic 1]

  • A correlação de Fuller, Schetter e Giddings (1966):

[pic 2]

O diâmetro (Å) é definido tal como se segue:[pic 3]

[pic 4]

Logo pela tabela 1.4 e 1.5 do livro do M.A. Cremasco podemos obter:

[pic 5]

[pic 6]

Sabendo que e  e com o valor de  determinado acima e utilizando o valor de temperatura e pressão medidas no experimento, podemos assim determinar o  como segue abaixo:[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

 [pic 12][pic 13]

  • A equação de Chapman-Enskog:

[pic 14]

Para o éter, o valor de  é tabelado (0,0896 cm²/s à 1atm) calculado, apenas foi necessário uma correção do valor uma vez que a temperatura média do experimento é diferente da temperatura de 293 K do valor tabelado, logo temos:[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

Conclusão

A prática consistia na medição experimental do coeficiente de difusão mássica analisando-se a taxa de evaporação (difusão) do etanol e da acetona no ar.

Observou-se que a acetona possui baixa volatilidade comparada ao éter, esse fato é comprovado pelo baixo coeficiente encontrado para a mesma. Esse   experimento   mostrou-se   relativamente   eficaz   na   determinação   do coeficiente de difusividade do éter, porém não com grande acurácia, visto que a diferença é da ordem de 28% entre o valor experimental e o teórico. Já para a acetona o erro foi ainda maior, logo o experimento foi pouco eficaz neste caso. Esses erros   podem   ser   atribuídos   a   alguns   fatores   como   experimentadores, materiais e métodos.

A sugestão para uma possível melhoria no método seria a possibilidade de medições mais frequentes, marcações mais precisas nos materiais, e ambiente com condições constantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (296.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com