TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defeitos de peças de fabricação

Por:   •  2/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.032 Palavras (17 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 17

Processos de Fabricação I

Niterói

2015


ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

6º PERÍODO – NOTURNO

TURMA: 6B

Eric Almeida                                      

 Diego Figueiredo                               RA: 645

Filipe Daumas                                   R

Flávia Mendes                                   RA:

 

Processos de Fabricação I

Professora Silvia Valeriano

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Processos de Fabricação I, como parte da avaliação referente ao 6º semestre do curso de Engenharia de Produção na Anhanguera Educacional.

Niterói

2015


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DEFEITOS DE PEÇAS FUNDIDAS        

2.1. CLASSIFICAÇÃO DOS DEFEITOS        

2.2. EXEMPLOS DE DEFEITOS EM PEÇAS FUNDIDAS        

3. NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS E SUAS APLICAÇÕES NA INSPEÇÃO E CONTROLE DE PEÇAS FUNDIDAS        

3.1. AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS        

3.1.2. CORRENTES PARASITAS        

3.1.3. EMISSÃO ACÚSTICA        

3.1.4. RADIOGRAFIA, RADIOSCOPIA E GAMAGRAFIA        

3.1.5.ENSAIO VISUAL        

3.1.6. ESTANQUEIDADE        

3.1.7. LÍQUIDO PENETRANTE        

3.1.8. PARTÍCULAS MAGNÉTICAS        

3.1.9. ULTRASSOM        

3.1.10. TERMOGRÁFICA        

3.1.11. ANÁLISE DE VIBRAÇÕES        

4.        CONCLUSÃO        

5. BIBLIOGRAFIA        


  1. INTRODUÇÃO

          Toda organização busca, além de custos e prazos de entregas aceitáveis, uma boa qualidade dos seus produtos, vinculadas às normas técnicas, sejam elas nacionais ou internacionais e, em fundição, há muitas variáveis que influenciam na possibilidade de fatos inesperados, desde o projeto e passando pela modelação, moldagem, elaboração de ligas e etc.

O controle de qualidade nos processos de fundição corresponde ao processo de construção dos molde e elaboração de ligas metálicas, visando eliminar defeitos relacionados a tais processos, e, para tal, realiza-se uma gama de testes para detectar possíveis defeitos. Segundo VIJAYARAM et al., 2006, o conceito de controle de qualidade é caracterizado por possuir três atributos, sendo uma forma de gerenciamento participativo, uma técnica de desenvolvimento de recursos humanos e uma técnica de resolução de problemas, tendo uma estrutura variada de acordo com a indústria, sendo indicado a adoção de um modelo padronizado.

Além do controle de refugo de peças fundidas, da rastreabilidade de produtos fundidos e dos ensaios típicos (verificação dimensional da forma, controle do metal e sua composição, análise química e metalúrgica e as propriedades físicas e mecânicas) existem os ensaios não destrutivos das peças de fundição.

  1. DEFEITOS DE PEÇAS FUNDIDAS

O processo de fundição é definido como o conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio de sua fusão, consequente liquefação e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificação. Em muitos casos os processos de fabricação, como no caso da produção de peças complexas e com cavidades internas, ou na produção de peças muito grandes. Por outro lado, as propriedades mecânicas de peças fundidas geralmente são inferiores às propriedades de peças conformadas mecanicamente. Além disso, durante o processo de solidificação pode haver formação de porosidade.

Nesse processo, a ocorrência de defeitos é o fator crítico. Eles possuem diversas causas e é extremamente importante detectá-las para prevenir essa ocorrência, onde a identificação correta do defeito é primordial.

Os defeitos de peças vazadas podem atuar como amplificadores das tensões nos materiais, ou seja, diminuem a resistência às tensões a que vão estar sujeitas em serviços.

Mesmo que os defeitos externos das peças fundidas não interfiram diretamente no desempenho e no tempo de vida do material, em muitos casos são necessários tratamentos adicionais para reduzir ou eliminar completamente esses defeitos, o que torna a fabricação das peças mais cara. Muitos desses defeitos externos podem ser facilmente eliminados durante o processo de limpeza por grenalhagem ou durante a fase de rebarbação ou retificação da forma. Outros defeitos, porém, mais difíceis de ser eliminados, podem ser aceitos, dependo da aplicação.

2.1. CLASSIFICAÇÃO DOS DEFEITOS

De acordo com o International Atlas of Casting Defects (ROWLEY et al.,1974), os defeitos nas peças vazadas podem ser subdivididos em classes de acordo com sua localização e da causa provável que lhes deu origem.

CLASSE “A”  protuberância metálica (rebarbas): sem mudança na forma geométrica da peça / com mudança na forma geométrica da peça

Rebarba metálica (São protuberâncias metálicas que se encontram nas junções entre molde e macho ou nas linhas de divisão dos moldes)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com