TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Processo Gerenciais

Por:   •  5/11/2014  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

As organizações estão procurando cada vez mais se adaptar às constantes mudanças ambientais e das incertezas. Dentro dessa ótica, o planejamento estratégico representa uma ferramenta indispensável na gestão das organizações a fim de precaverem-se das incertezas com técnicas e processos administrativos que permitam o planejamento de seu futuro, a elaboração de objetivos, estratégias, métodos e ações (ANSOFF e McDONNELL, 1993; BETHLEM, 1998; DRUCKER, 1993; STONER e FREEMAN, 1999).

Elaborar uma proposta de planejamento estratégico é uma forma de criar um bom diferencial competitivo, pois apresenta para a organização todos os seus pontos fortes e fracos como também as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Para muitas empresas planejamento estratégico não existe, sendo assim muitas vezes acabam perdendo grandes oportunidades por falta de conhecimento ou por não acreditar na eficiência de um bom plano de estratégias. Criar um planejamento estratégico é uma maneira de aumentar o nível de conhecimento em relação ao mercado, e assim estar sempre à frente na busca da excelência na comercialização de produtos e na prestação de serviços.

Desse modo, pode-se observar que planejamento tático é desenvolvido em níveis intermediários da organização, e sua principal finalidade a utilização eficiente de recursos disponíveis para alcançar os objetivos fixados, bem como as políticas determinadas para o processo decisório da empresa. Já planos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, sendo projetado para o curto prazo.

Um planejamento eficaz necessita de identificar essas oportunidades, compreender os recursos necessários para as gerir, conhecer a disponibilidade desses recursos e a capacidade de os obter.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO

Elaborar uma proposta de planejamento estratégico é uma forma de criar um bom diferencial competitivo, pois apresenta para a organização todos os seus pontos fortes e fracos como também as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Para muitas empresas planejamento estratégico não existe, sendo assim muitas vezes acabam perdendo grandes oportunidades por falta de conhecimento ou por não acreditar na eficiência de um bom plano de estratégias. Criar um planejamento estratégico é uma maneira de aumentar o nível de conhecimento em relação ao mercado, e assim estar sempre à frente na busca da excelência na comercialização de produtos e na prestação de serviços Oliveira (2003), relata que, o planejamento estratégico desenvolve ações para alcançar os objetivos a longo prazo e está presente em toda a organização, No entanto dentro do planejamento tático os objetivos são a médio prazo e abrange apenas partes da organização. O planejamento operacional atribui a planos de ação com intensidade mais restrita e menores riscos. Diferenciando-se do planejamento estratégico temos o planejamento tático que ocorre apenas em determinados setores, e não na empresa toda, porém é desenvolvido através de objetivos estabelecidos no planejamento estratégico.

Segundo Chiavenato (2007), planejamento tático abrange determinados setores da organização é definido no nível intermediário, geralmente é projetado para o médio prazo, e apresenta uma grande preocupação em atingir os objetivos departamentais.

O planejamento tático é criado em níveis organizacionais inferiores com a finalidade de usar recursos disponíveis para alcançar os objetivos esperados (OLIVEIRA, 2001). Desse modo, pode-se observar que planejamento tático é desenvolvido em níveis intermediários da organização, e sua principal finalidade a utilização eficiente de recursos disponíveis para alcançar os objetivos fixados, bem como as políticas determinadas para o processo decisório da empresa.

Plano de capacitação e desenvolvimento

1. Programa de Formação Continuada:

O objetivo deste programa é promover o desenvolvimento especializado dos colaboradores do Hipermercado no médio e no longo prazo, a partir do incremento de competências. É composto por trilhas de aprendizagem, organizadas em ações encadeadas de forma a construir uma formação específica e alinhada às necessidades, características e objetivos de um hipermercado. São exemplos dessas ações a preparação dos novos colaboradores, a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com