TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Processos Gerenciais E Matemática

Casos: Desafio Profissional Processos Gerenciais E Matemática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 3

Desafio Profissional

Processos Gerenciais e Matemática

INTRODUÇÃO

O desenho de uma estrutura organizacional é o ponto de partida para uma empresa saudável alcançar seus objetivos, ele configura a maneira como todos os colaboradores vão enxergar a estrutura básica das equipes, cada tarefa, suas relações e impactos nas atividades uns dos outros, ele precisa estar adequado às necessidades da empresa e ao contexto em que ela está inserida, é através dele que são definidos órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessários para o bom desempenho de seus colaboradores, tão importante quanto o desenho em si é a capacidade de toda equipe entender, seguir e desenvolver um trabalho condizente com as necessidades da empresa visando resultados mensuráveis e satisfatórios.

Após análise das operações do Hoterdan – Hipermercado, ficou claro a necessidade de organizar a estrutura empresarial, a fim de conscientizar, fornecer ferramentas adequadas e desenvolver as habilidades necessárias para o crescimento do papel da liderança e para a mudança de comportamento nos processos organizacionais para alcance dos resultados desejados.

DESENVOLVIMENTO

Após reunião da diretoria e constatado que o Hoterdan – Hipermercado apresentou queda nos lucros em quatro trimestres consecutivos, e verificando o relatório elaborado pela consultoria onde é apontado um problema crônico de coalizações políticas entre os departamentos, foi constatada a necessidade de uma reestruturação na organização da empresa, a elaboração de um plano de capacitação e desenvolvimento para a área estratégica e tática, e um plano de capacitação, desenvolvimento e motivacional para o setor operacional.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

1.1. Objetivo

A empresa apresenta um quadro de colaboradores inchado, uma má distribuição de cargos, departamentos e funções, ocasionando a similaridade de tarefas, comprometendo os processos em geral e facilitando a ociosidade. Não observamos uma estruura bem definida de setores primordiais para o bom funcionamento da empresa, como Marketing, RH e Logística. Identificamos também algumas falhas no desenho organizacional e departamental referentes a camada de operações. Para alcançarmos resultados será necessária uma mudança mental e implantação de novas metodologias, um enxugamento no quadro, um desenho organizacional, departamental e uma modelagem de trabalho bem definido.

1.2 Cenário atual

Hoje a empresa conta com os seguintes setores e departamentos, com as seguintes quantidades de colaboradores:

Presidência;

Diretorias: Financeira ,Compras e Operações.

Gerências - Mercearia e Secos e Molhados, Hortifrutícola, Padaria, Linha Branca/Marrom, Armarinho e Textil, Açougue e Peixaria, Segurança.

Um total de 176 colaboradores, sendo 5 colaboradores no setor Financeiro, 6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com