TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional RH

Dissertações: Desafio Profissional RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  2.661 Visualizações

Página 1 de 6

Passo 01

Este desafio profissional tem como objetivo, elaborar uma proposta de negociação e planejamento, entre duas partes envolvidas em um conflito.

Perfil da Associação de Moradores

Existe uma associação de moradores deste bairro, que tem em sua maioria, pessoas da 3ª idade e bastantes conservadores. A associação escolheu um líder formado em administração para ser seu interlocutor.

Nome do Líder: Carlos Henrique.

Objetivo: Impedir a construção e instalação da gravadora no bairro.

Alegação: haverá uma perturbação da ordem pública com o movimento de funcionários, artistas e principalmente de fãs.

Argumentos: Haverá um aumento de barulho e trânsito intenso, já que o bairro não possui a infraestrutura adequada para isso. Sem falar também, na segurança que será ameaçada, devido à presença de muitas pessoas desconhecidas pelos moradores.

Estímulos da Negociação: uma ideia fixa por parte dos moradores, que o bairro não necessita de progressos vindos desta obra.

Perfil do Negociador

Pelo outro lado, a gravadora escolheu um negociador formado em estratégia de negócios com experiência em conflitos:

Nome do negociador: Jorge Andrade

Objetivo: conseguir obter a liberação para instalação da gravadora no bairro.

Alegação: mostrar a todos os moradores, que o progresso do bairro é inevitável.

Estímulos da Negociação: os retornos virão e serão percebidos por todos, através de melhorias e benfeitorias, não apenas para a gravadora mais também ao bairro.

Passo 02

Neste segundo passo, iremos mapear as habilidades essenciais para um processo de negociação.

Segundo Carl Jung (1994)...”o modelo de estilo, alia a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação ao outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar nos outros indivíduos com os quais se relaciona”.

Gravadora

Estilo: Amigável. Combina a consideração, com a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente.

Característica: Tem a diplomacia para acalmar momentos de irritação e encontrar assim, uma solução amigável, que seja de bom tamanho para ambos os envolvidos no processo da negociação.

Táticas: São de conseguir recrutar ajuda de outros (grupos), para formar sua proteção e defesa na negociação.

Associação de Moradores

Estilo Restritivo: Mostra como os indivíduos combinam o controle com a desconsideração com o outro. Os negociadores que adotam esse estilo agem apenas conforme seus interesses.

Características: Ser bastante sábio quando se trata de chegar um acordo principalmente onde ele seja favorecido.

Táticas: Tem como tática principal, a de rebaixar seus oponentes, tentando mostrar suas negatividades para conseguir igualdade.

Passo 03

Análise da Situação

A princípio o contrário é de conflito de interesses, ponto de vistas opostos.

Gravadora: Benéfica.

Associação de Moradores: problemas / consequências.

Por ser uma comunidade nova e apresentar vários problemas de infraestrutura, a instalação da gravadora vai trazer recursos e meios para a comunidade, onde ambas as partes terão retorno positivo.

Planejamento

Apresentar o histórico da Gravadora à prefeitura, os valores, estatuto da empresa, onde tem como proposta a de contratar em seu quadro de funcionários, pessoas da comunidade, oferecendo pacote de benefícios, tais como: um aumento na renda familiar, uma aumento na circulação de moeda no bairro, creche para os filhos dos funcionários, bolsa de estudo para graduação, melhorias em diversas áreas onde há necessidade, como: iluminação, sinalização e principalmente viabilização de retornos, uma vez que o mesmo fica ao lado de uma rodovia estadual de grande movimento, proporcionando assim uma maior bem estar e segurança à todas as famílias envolvidas.

Objetivo: Além de gerar lucros, a empresa em uma política de responsabilidade social, visando a integração com os moradores.

Passo 04

A cultura da Gravadora junto à seus funcionários vem sendo bastante satisfatória, tendo em vista que trabalha, dando oportunidade para que os mesmos sejam tratados como colaboradores, não funcionários.

Os colaboradores tem o livre arbítrio de opinarem no momento certo, o que for relativo as tomadas de decisão, sempre pensando no bem estar de ambos, empresa e colaborador. Por sua vez, a Gravadora tem uma política de carreira e sucessão, dando oportunidade há que todos os colaboradores, possam mostrar seu máximo dentro da organização, sabendo que isso está sendo visto e que posteriormente poderá vir a receber uma promoção por esse desempenho.

Devido essa política de dar oportunidade aos que obtiverem melhores desempenhos, é que com as novas instalações da Gravadora em outro local (outro bairro, cidade), muitos colaboradores deverão ser remanejados a este novo empreendimento, recebendo assim uma promoção, o que afetaria diretamente suas vidas e de suas famílias.

Porém, ao saberem do bloqueio feito pela Associação de Moradores do bairro, muitos acabaram perdendo um pouco aquele ímpeto de desafio e principalmente de crescimento dentro da Gravadora, através de uma promoção, com melhoria salarial e novas oportunidades com novas pessoas.

Devido essa possibilidade de o empreendimento não ir mais a frente e pela expectativa que foi criada pelos próprios colaboradores, criou-se um clima tenso no dia a dia de trabalho, acarretando nos seguintes problemas:

• Queda na produção;

• Aumento no número de absenteísmo (faltas);

• Não cumprimento de metas por falta de colaboradores;

• Falta de motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com