TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional RH

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  1.225 Visualizações

Página 1 de 5

O presente estudo propõe se sobre a prática da consultoria interna de recursos humanos, analisando os problemas atuais e buscando resolver adquirindo resultados.

A empresa encontra-se com problemas financeiros e com a desmotivação de seus funcionários.

Para solução de ambos os casos é contratado um consultor de recursos humanos na empresa, onde em seus primeiros dias de atuação já encontra problemas como assuntos anteriores que levaram a sua contratação e novos assuntos como pedido de demissão de funcionário e dúvida de outros funcionários referente seus direitos, com isso ele tende a dar conta de cuidar e dar atenção e solucionar respostas e resultados para sim conclusão de seu trabalho.

O objetivo principal é refletir a respeito do papel que resultam com a adoção da estrutura de consultoria interna na área de recursos humanos. Além desses aspectos também se identifica a importância do gestor da área de RH no processo de comunicação interna de modelo, para organizar a estrutura da empresa.

A empresa SUPERSOFT tem sérios problemas relacionados ao ambiente de trabalho. Existe pouca interação entre os funcionários e há muito desinteresse. A empresa também não oferece um ambiente físico adequado a alguns de seus colaboradores, políticas salariais e de recompensas não são claras e geram dúvidas e insatisfações por parte dos colaboradores.

A contratação de um consultor em RH é essencial para a correção desses problemas. Uma das vantagens para a SUPERSOFT é que o consultor pode melhorar o clima organizacional da empresa, pois fica mais próximo aos colaboradores identificando e corrigindo as insatisfações. A transparência da gestão onde os funcionários podem tirar dúvidas sobre o seu papel na organização ocorrendo uma menor resistência às mudanças.

Com isso acreditamos na melhoria desse aspecto levantando, com a colaboração da consultoria para passar aos colaboradores melhores resultados e retornos dentro da empresa, tendo em vista uma estratégia organizacional.

Considerações Iniciais

A SUPERSOFT é uma empresa de informática que desenvolve aplicativos para controle de estoque de pequenos supermercados, está localizada em Perdizes – São Paulo, a empresa foi fundada por dois irmãos o Sr. Agenor Randsoft e a Sra. Leonora Randsoft Bartiro. Há cerca de 3 meses a empresa vem passando por problemas envolvendo queda no faturamento e perca de clientes, com isso foi sugerido a contratação de um consultor de Recursos Humanos para dar suporte em desenvolvimento de soluções para os problemas passados pela empresa no atual momento.

Como consultor de recursos humanos foi Contratado o Eduardo Ramos da empresa de Consultoria América Brasil, e para começar esse trabalho foi encaminhado o dossiê da SUPERSOFT onde continha as fichas dos funcionários e com perfis de cada um.

Já na primeira semana de consultoria a funcionária Rosa faxineira da empresa pediu demissão onde também mencionou que tinha algumas dúvidas em relação ao seu processo de rescisão, onde Leonora solicitou ao consultor atende – lá esclarecendo suas dúvidas.

Eduardo solicitou então a carta de solicitação de pedido de demissão a Rosa, onde ela deve mencionar o cumprimento ou não de cumprir o aviso prévio.

Rosa opinou por não cumprir o aviso prévio.

Segue em anexo: Na página 16, o contrato de rescisão de trabalho de Rosa Dirce de Sousa.

Devido à saída de Rosa sem o cumprimento do aviso prévio Eduardo já iniciou imediatamente o processo seletivo para a nova contratação de uma faxineira, fazendo um anúncio em um site de empregos na internet Eduardo anunciou a vaga solicitando aos interessados o envio de currículo que passaria pela análise.

O anuncio mantinha os seguintes requisitos:

1 Vaga / Faxineira / Perdizes – São Paulo.

Empresa no ramo de informática.

Responsabilidades: Ficará responsável pela limpeza e conservação da empresa.

Requisitos: Experiência na função e residir em perdizes.

Salário: A combinar.

Benefícios: Vale transporte; e vale refeição.

Observações: Horário de trabalho das 08h00 Às 17h00 horas, de segunda a sexta – feiras com intervalo de 1 hora de almoço.

Os interessados deveram encaminhar seu currículo aos cuidados de Eduardo Ramos para o e-mail: eduardo.ramos_rh@americabrasil.com.br com a Sigla: Faxineira no assunto até o dia 11/04/2014.

Na triagem desse processo foram recebidos e analisados vários currículos dentre eles foram selecionadas quatro (4) candidatas para passarem pela entrevista feita pelo Eduardo, onde conhecerá mais as candidatas e apresentará o serviço a ser prestado na vaga anunciada.

Foram agendadas as entrevistas para o dia seguinte em horários diferentes para melhor atende-las.

Devido ao curto prazo de tempo para o preenchimento da vaga o processo seletivo foi feito somente entrevista verbal sem atividades aplicadas, pois o processo tende a ser rápido. Com isso Eduardo colocou em conceito as experiências das candidatas, perfil, formação escolar, disponibilidade de horário, aceitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com