TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descontaminação Da água Por Eletro-floculação

Ensaios: Descontaminação Da água Por Eletro-floculação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo: Demonstrar aos estudantes que a descontaminação da água pode ser realizada por eletro-floculação, por meio de um desenvolvimento prático simples.

Materiais:

 1 Bateria de 9 Volts

 2 pregos médios (comuns)

 Fio de Cobre duplo (aproximadamente 20 cm), ou 2 fios de Cobre de mesmo comprimento

 1 Béquer de 100mL

 Cloreto de Sódio - NaCl ( Sal de Cozinha)

 Corante alimentício líquido

 Filtro de Papel e Funil

 Colher (ou espátula + bastão de vidro)

Duração: 20 Minutos

Procedimento:

1) Adicionar 30 mL de H2O em um béquer (ou um pequeno copo de vidro) de 50 mL, contendo 100 mg de sal de cozinha (NaCl) (que atua como eletrólito) e algumas gotas de corante alimentício, café ou refrigerante de cola.

2) Montar o sistema como na figura abaixo. Obs.: Manter a dois pregos completamente imersos na solução em lados opostos.

O que ocorre no experimento:

Para aplicação da floculação, a teoria mais aceita e utilizada é a apresentada por Derjaguin-Landau e Verwey-Overbeek (DLVO). Na qual a aproximação entre os colóides em solução é consequência do movimento browniano das partículas. Ao se aproximarem dois colóides, ocorre interação entre as camadas difusas, levando à repulsão devido a força eletrostática entre eles. Essa força de repulsão advém de cargas de mesmo sinal exposta pelos colóides, porém, elas sofrem também ação das forças de Van der Waals do tipo dipolo permanente e dipolo induzido, que atuam nos átomos presentes nos colóides, fazendo com que ocorra atração entre as partículas.

A técnica de Eletro-fluclação atua em sólidos suspensos (bactérias, algas e moléculas orgânicas dissolvidas como corantes) promovendo o aumento no tamanho das partículas e originando conjuntamente a flotação e/ou sedimentação, além de remover metais pesados provenientes de efluentes de várias origens.

Neste experimento, figura 2, para a remoção do corante, um eletrodo de ferro (prego) é usado para fornecer íons metálicos para a formação de hidróxidode ferro (II ou III), pouco solúvel, que absorverá o corante presente na solução, Existe ainda a formação de microbolhas de hidrogênio no eletrodo de carga negativa (cátodo), causadas devido o fenômeno da redução, ocasionando o processo de flotação das partículas. Podemos observar que no fundo do recipiente há o acúmulo de lodo, esta sedimentação acontece quando há aplicação de uma corrente mais baixa, que por sua vez, produz uma densidade baixa de microbolhas afetando o fluxo ascendente dos particulados e assim favorecendo o processo de decantação. Como vimos todo o sistema em floculação é conduzido pelas forças de repulsão e atração. Assim introduzindo-se um novo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com