TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrevendo 10 Sistemas Operacionais

Artigo: Descrevendo 10 Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 6

Linux Kurumin (2006)

Foi uma distribuição Linux baseada inicialmente no Knoppix, mas que posteriormente passou a usar componentes de outras distribuições. Foi Criado por Carlos E. Morimoto que inicialmente concebeu como um projeto com fins de uso pessoal, mas logo após passou a ser um projeto aberto com colaboração de usuários do site “Guia do Hardware”. Destacou-se por ser uma distro criada com foco em usuários domésticos. Por se tratar de um “Live CD” ele roda diretamente do cd-rom sem precisar, primeiramente, ser instalado.

Outra facilidade é que ele consumia pouco espaço do HD em sua instalação (média de 1550 mb), trazia vários drivers de impressoras e modems. Também havia suporte a vários formatos de mídia (DivX por ex.), possuia apenas um programa para cada função. Foi por algum tempo a distribuição mais utilizada no país, foi descontinuado oficialmente no ano de 2007, havendo uma tentativa fracassada de continuidade em 2008 (Kurumin NG 8.05).

Windows ME (14-07-2000)

Foi um sistema operacional da Microsoft, o último feito sob plataforma 9.x, talvez o mais controverso S.O da empresa, e fora lançado em uma época em que a própria empresa de Bill Gates havia tido a decisão de descontinuar a plataforma 9.x, porém de ultima hora lançam o Windows ME sendo que já havia no mercado o Windows NT (destinado a empresas), e um ano depois saiu à primeira versão do XP (usuários domésticos). Incluía novas funções em relação ao ‘98’ Lidar com diversas mídias digitais (Músicas, Vídeos, assistir DVDs e etc.), suporte nativo ao ‘Zip’ (arquivos compactados), função (ainda que limitada) de restauração de sistema, MSN Messenger, atualizações automáticas e diversas outras implementações. Tratou-se de um SO de vida curta uma vez que não durou nem menos de um ano a Microsoft já pôs no mercado o Windows XP, seu suporte pendurou-se até meados de 2006.

Windows 98 (25-06-1998)

Foi o sucessor do Windows 95, ainda que alguns o achem apenas um ‘95’ atualizado, teve como maior novidade a integração total com a internet, o Internet Explorer 4 já vinha integrado. Outros melhoramentos, tais como: Interface gráfica, Novo sistema de Arquivos, o ‘FAT 32’, suporte a múltiplos monitores e ao USB entre outros.

Em maio de 99 foi lançado um pacote de atualizações que incluía correção de bugs, melhoras no suporte ao USB, a versão do Internet Explorer 4.0 foi mudada para a 5.0, e como grande novidade o ‘compartilhamento de conexão a Internet’, isto permitiu que diversos computadores da rede local compartilhassem uma única conexão a internet através do ‘Network address translation’. Este (98SE) foi considerado um dos mais bem sucedidos SOs da Microsoft, seu suporte estendeu-se até 11 de julho de 2006.

Chrome OS (2010)

Sistema operacional do Google, lançado oficialmente em 7 de dezembro 2010, ele é de código aberto baseado em Linux, Diferencia-se dos outros SOs pois ele é totalmente focado pro ambiente web e os serviços do Goolge. Em sua inicialização ele já se conecta com a internet, e já solicita os dados da Conta Google, sua interface se baseia no ‘browser’ Chrome, e nele que se baseia a funcionalidade deste OS, pois tudo se dá pelo acesso/instalação dos serviços do Google. Ele torna-se limitado quando se sai do âmbito dos serviços Google, além de necessitar sempre de conexão com a internet para o seu pleno funcionamento. Vem instalado em dispositivos específicos, portanto não há uma versão que se possa baixar/adquirir, apenas o seu código é disponibilizado devido a sua modalidade de licença.

MS-DOS (1981)

Sistema operacional da Microsoft lançado nos anos 80, ele foi um projeto originalmente chamado QDOS da empresa ‘Seattle Computer Systems’, A Microsoft comprou os direitos. MS-DOS é acrônimo de ‘MicroSoft Disk Operating System’. Seu funcionamento se baseia na linha de comando, ou seja, não possui interface gráfica, apesar de seu nome ele não é somente um gerenciador de disco ele faz mais coisas além, atua como um intermediário entre o A CPU e o restante do hardware, e também para executar aplicativos mantendo o papel de intermediário, ele foi oficialmente descontinuado em 30 de novembro de 2001 na versão 6.22, versões posteriores a esta não se considera como um SO e sim apenas uma parte do SO (Windows 98, por exemplo).

Mac OS v10.6 (Snow Leopard)

Sistema operacional da Apple, lançado no final de agosto de 2009 sucedendo a versão ‘Leopard’, no mesmo ano do lançamento do ‘Windows 7’. Suas novidades ficam por conta de melhoras na interface e mais rapidez na execução de aplicativos, por consequência a inicialização e desligamentos ficaram mais rápidos. Também houve diminuição do espaço em disco necessário para a sua instalação. Uma vantagem é que quem possuía a versão anterior ‘v10.5 Leopard’ Pode comprar a nova versão por apenas US$30,00, mas houve uma desvantagem pois o Sistema operacional foi concebido somente para máquinas Intel, logo que possui outras máquinas Mac (Núcleo Power PC) não teriam como atualizar para a nova versão. Uma curiosidade é que esta versão fora hackeada para rodar em pcs desktops comuns, os chamados ‘hackintosh’, a princípio somente em pcs intel (chipset e cpu).

Android

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com