TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desempenho de Materiais Sólidos Reciclados na Pavimentação

Por:   •  18/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

       Para analisar o desempenho de materiais sólidos reciclados na pavimentação asfáltica, apresesntaremos os resultados obtidos com as análises de campo desempenhaadas por Oliveira (2007) entre novembro de 2003 e maio de 2006. A aplicação prática dos objetos  de estudo deu-se numa pista experimental em Goiânia, Goiás, construída através da parceria da Prefeitura de Goiânia, FURNAS Centrais Elétricas S. A. e as universidades UNB e UFG. Está localizada na Rua dos Cipestres, no Setor de Mansões Bernado Sayão.

       Os materiais utilizados na construções da pista foram cedidos por obras e pelo laboratório de FURNAS. Neles constam resíduos de concreto ( demolição de pisos de concreto -70% e corpos de prova de concreto rompidos -30% ), resíduos cerâmicos ( demolição de alvenarias de tijolos cerâmicos, furados e telhas de demolição ). Sendo processados, estes resíduos foram separados em brita de 19 mm, brita 9,5 mm e areia ( 55,4% de concreto, 30% de argamassa, 17'% de materiais cerâmicos e 2,9% de concreto celular). Após o processamento, houve a combinação desses materiais com argila local.

       A pista apresenta 56m de comprimento, 9,0m de largura e uma inclinação de i=3%. Sua sub-base apresenta 15 cm ( 83% são agregados reciclados e 17% é solo argiloso), a base apresenta também 15cm (75% são agrgados reciclados e 25% de solo argiloso).

       Foram realizados ensaios para a verificação da massa específica, granulometria, resistência, além da compactação, Índice de Suporte Califórnia (ISC), índice de forma, entre outros. Tais ensaios foram divididos em 3 etapas. A primeira consta de medidas de deflexão pela Viga de Benkelman, para medir os deslocamentos provocados por cargas de roda, prova de carga sobre placa, para simular carregamentos ou outras solicitações dos pavimentos, medidas de penetração e pressionamentos. Também oram realizados determinação de massa específica in situ, e retratada amostras para análise granulométrica.

       Na segunda etapa foram feitos ensaios com o Geocauge para medir a rigidez do asfalto, e o Penetrômero Panda. Na última etapa foram realizados testes com a Viga de Benkelman para comparar os resultados com os anteriores e relacioná-los com o tempo e às variações climáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (946.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com