TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ECO-MATERIAIS RECICLADOS

Por:   •  5/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.616 Palavras (23 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]


ÍNDICE

INTRODUÇÃO        

1.        OS ECO-MATERIAIS        

        A definição        

2.        

        As normas        

        A rotulagem        

3.        A ORGANIZAÇÃO        

4.        OS ECO-MATERIAIS RECICLADOS        

        O que é a reciclagem        

        A evolução reciclagem na história        

        Estratégias e tipos de materiais reciclados        

Reaproveitamento de elementos e materiais        

Materiais derivados de resíduos de produtos de grande consumo.        

     Plástico        

     Metal        

     Vidro        

Materiais diretamente reciclados        

5.        OS ECO-MATERIAIS VERNACULARES        

        O que são materiais vernaculares        

        O exemplo da cortiça made in Portugal        

        Outros exemplos        

A madeira        

Fibras animais e vegetais        

6.        ECO-MATERIAIS INOVADORES        

        Vernizes naturais        

        Nanotecnologia        

        Novos tipos de betão        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        


INTRODUÇÃO

Os processos de industrialização e o exponencial crescimento demográfico contribuíram para o esgotamento rápido de recursos energéticos, matéricos e da biodiversidade. Contudo, nas últimas quatro décadas tem-se verificado um progressivo processo de consciencialização ambiental por parte da humanidade

Devido a esta consciencialização temos assistido nas últimas décadas à procura e reinvenção de novos materiais mais ecológicos e mais amigos do ambiente. A escassez dos mais diversos recursos naturais levou várias áreas a procurar novas formas de contruir e produzir mais ecológicas. Os eco-materiais surgem assim como novos materiais.

Ao longo deste trabalho vamos debruçar-nos sobre a análise da generalidade dos materiais que existem assim como alguns dos processos que permitem a sua produção. É também importante esclarecer um erro comum que acontece quando se associam todos os materiais reciclados a eco-materiais. Tal problema leva-nos a abordar também a classificação e certificação destes.

Serão abordados os exemplos mais importantes de eco-materiais mas haverá especial destaque para um em específico:  a cortiça. É um dos melhores exemplos das qualidades e aplicações de um material ecológico que apenas existe nas mais variadas áreas graças a uma evolução tecnológica.


  1. OS ECO-MATERIAIS

  • A definição

O conceito de eco materiais foi apresentado pela primeira vez em 1991 pelo World Business Council for Sustainable Development-WBCSD [1] e compreende o “desenvolvimento de produtos e serviços, com preços competitivos que satisfazem as necessidades da espécie humana com qualidade de vida, enquanto progressivamente reduzem o seu impacto ecológico e o consumo de matérias-primas ao longo do seu ciclo de vida, até um nível compatível com a capacidade do Planeta”.  

Resumindo o conceito de eco materiais implica a produção de mais produtos, com menos recursos, menos resíduos e menos impacto ambiental. Podemos também sintetizar um conjunto de pressupostos que nos permitem um bom enquadramento na problemática do que são os eco-materiais. Para ser possível identificar um eco-material, temos de o sujeitar a uma série de testes, verificando o seu impacto nas diferentes categorias:

  • Consumo de água
  • Consumo de recursos não renováveis
  • Potencial de aquecimento global
  • Potencial de redução da camada de ozono
  • Potencial de eutrofização
  • Potencial de acidificação
  • Potencial de formação de smog
  • Toxicidade humana
  • Toxicidade ecológica
  • Produção de resíduos
  • Uso de terra
  • Poluição do ar
  • Alteração de habitats


  1. A SIMBOLOGIA & CERTIFICAÇÃO

No dia a dia, quer a nível particular quer a nível profissional, hà uma procura pela eco-eficiência, no entanto nem todos temos a cesso a formação nos torne possível distinguir um material amigo do ambiente de um material comum.

Apesar deste aspeto importante a certificação ambiental dos materiais que dispomos ainda se encontra numa fase de implementação.  A área onde assistimos a um maior desenvolvimento é a construção. Este crescimento é resultado da maior preocupação da eficiência energética e ecológica dos edifícios.

No senso comum associamos eco-material a um material que é reciclado, logo é amigo do ambiente. Esta ideia é completamente errada. Não é possível sabermos à partida se por exemplo o material betão é mais amigo do ambiente do que o aço. Pois se o primeiro utiliza materiais locais, e pode ainda permitir o escoamento de vários resíduos industriais (por exemplo aproveitar resíduos resultantes da demolição de outro edifício), produz, no entanto, uma elevada quantidade de dióxido de carbono. Já o segundo, apresenta a vantagem de poder ser reciclado indefinidamente (por exemplo as latas de coca-cola), contudo a sua produção envolve um elevado consumo energético e é suscetível de degradação por corrosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (692 Kb)   docx (861.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com