TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Isometrico

Trabalho Universitário: Desenho Isometrico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2012  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 4

DESENHOS ISOMÉTRICOS – Autocad 2006

Bom galera, atendendo a pedidos, resolvi criar este tutorial explicando de forma bem simples como é possível fazer desenhos isométricos no Autocad de maneira bem eficiente.

Estou usando aqui um desenho bem básico de um pequeno lavabo. É claro que a técnica funciona também para desenhos mais complexos.

Estou disponibilizando no link abaixo o arquivo em DWG deste tutorial para que vocês possam acompanhar passo a passo.

Projeto isométrico

Abaixo vista do projeto original :

Antes de começar, para se criar isométricos nós vamos precisar de 2 barras de ferramentas default do Autocad, as barras "VIEW" e "UCS".

Barra VIEW

Barra UCS

Para que é iniciante e não souber habilitar as barras faça o seguinte :

Em um canto da tela onde existem as barras de ferramentas, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio que irá abrir uma pequena janela de menus (figura 1).

Selecione a opção ACAD. Nesta opção você tem todas as barras de ferramentas DEFAULT do Autocad. Posicione o cursor em ACAD e em seguida escolha a barra "UCS". Repita a operação para ativar a barra "VIEW".

Voce terá algo semelhante ao que tenho na figura 2.

 Figura 2

Ajuste as barras na posição que desejar. Eu prefiro coloca-las sobre a linha de comandos (figura 3).

 Figura 3

Agora vamos começar a criar nosso desenho Isométrico.

Na barra VIEW temos diversas vistas : as 2 primeiras são vistas em plantas, as 4 seguidas vistas laterais, as últimas 4 são vistas ISOMÉTRICAS.

Para gerar nosso desenho isométrico vamos ativar uma vista isométrica e para isso vamos clicar no primeiro ícone das vistas isométricas (figura 4).

 Figura 4

Ao fazer isso teremos a seguinte imagem na tela (figura 5).

 Figura 5

Agora nosso desenho está com uma vista isométrica. O que precisamos fazer agora é rotacionar as vistas e coloca-las na posição correta para gerar o desenho isométrico.

Prestem bem a atenção ao ícone do UCS o que fica no canto esquerdo da tela ele agora possui o eixo Z que na visão anterior não era mostrado e veja também a posição do cursor que acompanha os eixos "X" e "Y" (figura 6).

 Figura 6

Para que possamos agora colocar as vistas na posição correta será necessário mudar a posição dos eixos para que seja possível executar a rotação que precisamos.

Precisamos rotacionar a vista "B" 90º para que ela fique na posição vertical em relação a planta. Do jeito que se encontra o nosso cursor e o UCS isso é impossível, portanto vamos mudar a posição de nosso eixos atuais.

Vamos mudar então a posição do nosso eixo "X" para a posição de "Z". um detalhe as rotações são feitas no plano "X" e "Y" portanto preciso que eles estejam na posição adequada para conseguir a rotação.

Para mudar o eixo de posição vamos usar a barra UCS. E se queremos mudar o eixo "X" 90º de posição vamos então fazer a rotação em "Y".

Na barra de UCS vamos clicar no ícone do "Y" conforme mostra a figura 7 em em seguida pressionar a tecla "ENTER" – isso irá rotacionar o eixo "Y" em 90º.

 Figura 7

Após ter feito isso teremos o ícone do UCS e o cursor da seguinte forma : (figura 8)

 Figura 8

Agora é possível fazer a rotação em 90º da "vista B".

Selecionamos toda a vista B e usamos o comando "ROTATE", selecionamos o canto inferior da vista como o ponto base de rotação (figura 9), em seguida digitamos 90 e pressionamos a tecle ENTER na linha de comandos para fazer uma rotação de 90º da vista que selecionamos.

 Figura 9

Agora temo algo como a figura 10.

 Figura 10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com