TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvendo Sistemas

Exames: Desenvolvendo Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

3 OBJETIVO...............................................................................................................4

4 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

4.1 Propriedades ACID de um SGBD..........................................................................5

4.2 Sistemas Operacionais..........................................................................................7

4.3 Estrutura de dados.................................................................................................8

4.4 Diagrama de caso de uso e classe......................................................................12

4.4.1 Vantagens desses diagramas...........................................................................12

4.4.2 Com que finalidade o diagrama de caso de uso é criado?...............................13

4.4.3 Finalidade do diagrama de classes..................................................................13

4.4 Diagramas............................................................................................................14

4.5 Humanização, relacionamento interpessoal e ética............................................15

5 CONCLUSÃO........................................................................................................17

REFERÊNCIAS.........................................................................................................18

APENDICES..............................................................................................................19

2 INTRODUÇÃO

Projeto de pesquisa, visando o entendimento e aplicabilidades das técnicas de desenvolvimento de software, para atender as necessidades da nossa locadora de livros. O uso de estruturas de dados do tipo FILA e PILHA. Diagramação de casos de uso e classes. Abordagem de novos conceitos de administração, com ênfase na humanização, ética e relacionamento interpessoal.

3 OJETIVO

Elaborar pesquisa cientifica para abordagem e fixação dos conceitos trabalhados durante o semestre, com foco no projeto da nossa locadora de livros. Implementar um conceito forte de administração voltado para o lado social do trabalho.

4 DESENVOLVIMENTO

4.1 Propriedades ACID de um SGBD

Todo sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), aplica em seu funcionamento o conceito denominado ACID, que representa as iniciais de quatro propriedades fundamentais.

Atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade.

Um SGBD não pode aplicar apenas uma destas propriedades, todas elas devem ser cumpridas, senão não podemos considerar um SGBD de verdade.

Atomicidade

Dizemos que uma transação é atômica porque não é divisível em partes, ou seja, a transação deve ser realizada por inteiro ou ela não pode ser realizada. Lembramos que uma transação pode ter várias operações de alteração de dados, então ou cumprimos todas elas ou não realizamos nenhuma delas.

Ex.; em uma transação, realizamos a inclusão de um cliente novo a geração de uma nota fiscal e a baixa no estoque do produto vendido; ao final, devemos confirmar a transação por inteiro e gravar todas estas operações; se esta operação não se confirmar ao final, nenhuma destas operações pode ser gravada no banco de dados, garantindo assim a atomicidade da operação.

Consistência

No início de uma transação, os dados armazenados estão todos consistentes; ao concluir a transação, os dados devem está consistentes novamente, ou seja, as regras de negocio devem continuar sendo executadas e cumpridas.

Ex.: se realizar uma transação em uma conta bancária, onde o cliente possui um saldo de R$ 50,00 e não tem limite de crédito (não pode ficar negativo) e esta transação for uma retirada de R$ 60,00 ela não pode ser concluída, pois a consistência do banco de dados não estaria garantida, deixando a conta com um saldo negativo.

Isolamento

É também conhecida como integridade de transações.

Uma transação deve ser isolada/integra, ou seja, duas ou mais transações concorrentes devem seguir de maneira isolada uma com as outras e as regras de negócio devem ser cumpridas durante a realização das operações na transação independentemente de existirem mais transações de maneira simultânea e, ao final delas, esta integridade deve permanecer.

Ex.: se for estabelecida uma regra de negócio em que um cliente de uma vídeo locadora pode cadastrar até dois dependentes, mas que todo dependente deve obrigatoriamente está vinculado a um cliente, se um determinado cliente for deletado do banco de dados, os dependentes deste cliente deverão ser deletados também, pois se eles permanecerem no banco de dados, a integridade desta regra de negócio estará comprometida e toda esta operação ocorrer simultaneamente a outras transações no banco de dados, inclusive podendo ser nas mesmas tabelas ou não.

Durabilidade

Depois de realizada e confirmada, uma transação deve obrigatoriamente ser durável, ou seja, não pode desaparecer do banco de dados sem que uma outra transação realize esta operação.

Ex.: um determinado dado que foi gravado em uma transação hoje, se nenhuma outra transação modificar este dado, quando ele for consultado daqui a cinco anos, deverá apresentar o mesmo resultado do que foi gravado hoje, quando a transação original foi realizada.

4.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com