TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Um Aplicativo Móvel Para O Sistema De Chamadas Da Universidade Federal De Santa Maria.

Ensaios: Desenvolvimento De Um Aplicativo Móvel Para O Sistema De Chamadas Da Universidade Federal De Santa Maria.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 7

Desenvolvimento de um Aplicativo Móvel para o Sistema de Chamadas da Universidade Federal de Santa Maria.

Lorena D. da Costa¹, Marcelo M. Brondani², Ronai S. Ribeiro4, Alison S. Machado³, Lisandra M. Fontoura 5.

Autora e apresentadora graduanda do curso de Sistema de Informação ¹*, Co-autor graduando do Sistema de Informação², Co-autor graduando do curso de Sistemas de Informação³, Co-autor graduando do cusro de Sistemas de Informação4, Orientadora5, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Computação Aplicada (DCOM), Telefone (55)32206111, Centro de Tecnologia, 97015-900, Santa Maria – RS, Brasil, * e-mail: ldutra@inf.ufsm.br

1. INTRODUÇÃO

Durante a disciplina de Projeto de Software I, no sexto semestre do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria, foi proposto o desenvolvimento de uma aplicação móvel para uso dos técnicos da Central de Atendimento ao Usuário (CAU), que está situada no Centro de Processamentos de Dados (CDP) da UFSM. A aplicação visa otimizar o acesso dos técnicos ao sistema de chamadas.

O atual sistema de chamadas visa gerenciar as chamadas realizadas ao CPD por servidores para resolução de problemas técnicos de informática ou/e acesso a Internet. O software foi desenvolvido na plataforma web. No atual cenário, quando algum problema técnico é verificado, é aberta uma chamada no sistema, para posteriormente um técnico ser designado ao local deste problema, para verificar e solucionar tal problema.

O sistema dispõe de um módulo para acesso dos técnicos, que permite acessar informações das chamadas pendentes de visita técnica. Após a resolução de uma chamada, o técnico precisa atualizar os dados da chamada atual e identificar sua próxima chamada. Muitas vezes, devido a disponibilidade de acesso e equipamentos para consulta ao sistema, o técnico precisa retornar ao CPD para visualizar sua nova chamada, gerando um tempo extra.

Visto este problema de desperdício de tempo; e a ascensão da tecnologia para celulares, que cresce consideravelmente e disponibiliza maiores comodidades aos usuários, foi proposta uma solução que utiliza as funcionalidades avançadas de um smartphone para simplificar o acesso de informações ao usuário. Está sendo desenvolvido um aplicativo móvel que permitirá ao técnico acessar o sistemas de chamadas e verificar as tarefas pendentes, ao mesmo tempo que se desloca pelo campus da universidade, gerando maior eficiência no trabalho e agilidade no atendimento das chamadas técnicas.

2. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é a modelagem, planejamento e o desenvolvimento de um software para Smartphone que permita aos técnicos do CPD acompanharem as chamadas designadas a cada um integrando o sistema atual com o sistema desenvolvido para Smartphone oferecendo aos usuários finais maior eficiência em seu trabalho.

3. METODOLOGIA

Como forma de desenvolvimento foi usada a técnica de planejamento ágil de projetos. Dessa maneira os envolvidos trabalham como um time, o ciclo de desenvolvimento é organizado em iterações curtas com versões operacionais do produto entregues no final de cada ciclo, focando nas prioridades de negócio, analisando e se adaptando ao ambiente.

O gerenciamento ágil de processos possui seus alicerces em um conjunto de princípios e valores que buscam melhores condições para gestão de projetos em ambientes dinâmicos, sujeitos a inúmeras incertezas, onde as mudanças, em muitos casos, são consideradas benéficas e tendem a ser absorvidas. Mais recentemente essa abordagem tem sido estudada como uma opção para o gerenciamento de projetos de produtos inovadores que envolvem hardware (CHIN 2004; HIGHSMITH, 2004).Chin (2004), Fowler (2000) e Highsmith (2004) descrevem a gestão de projetos tradicional como sendo uma metodologia estruturada por processos, com ênfase no planejamento detalhado e resistente às mudanças.

Para alcançar o objetivo do projeto alguns conhecimentos foram adquiridos pela equipe, tais como: o uso da linguagem de programação python (Python.org, 2013), o uso framework Django (2013), programação para a plataforma Android e criação de Web Service para a integração do sistema com a aplicação móvel.

A motivação em usar a linguagem Python foi o fato do sistema atual do CPD ter sido desenvolvido usando essa linguagem e por ser uma linguagem de fácil aprendizado. Segundo Python.org (2013), “Python é a linguagem de programação que permite desenvolver o trabalho de maneira mais rápida e integrar os sistemas de maneira mais efetiva. É possível aprender essa linguagem e ver ganhos imediatos de produtividade mantendo os custos baixos”.

Segundo DJANGO (2013): “Django é um framework Python de alto nível para aplicações web, que encoraja desenvolvimento rápido, limpo e com um design pragmático”. O Django permite a criação de sites complexos em um curto período de tempo, assim com o reuso de código. Utilizando um modelo MVC, o Django separa a parte visual da parte lógica, proporcionando assim uma melhor produtividade quando utilizado em equipes que possuem web designers e programadores, pois assim cada um pode focar apenas naquilo que sabe fazer melhor.

Para desenvolver a aplicação mobile foi utilizado o Framework Multiplataforma PhoneGap, que possui tecnologia open source, que permite criar aplicações móveis usando APIs web padronizadas.

Para elaboração da interface gráfica do software está sendo usado como Front-end HTML5, CSS3, JavaScript, a API jQuery, Ajax e o Framework jQuery Mobile para que a interface da aplicação tenha um layout adaptativo as demais resoluções de tela dos dispositivos com sistema operacional móvel.

Toda interação da interface com o webservice é usado o Ajax do jQuery e javascrpit que se comunica com o Web Service desenvolvido com a API Tastypie do Django, Python e com o Framework Django no Back-end.

Após a finalização de cada iteração é usado o PhoneGap Build da Adobe que faz o serviço de compilação na nuvem, e gera o aplicativo e para diferentes e plataformas, sendo escolhida a Android, com isso o desenvolvimento passa a ser mais ágil e produtivo.

4. RESULTADOS

Os resultados obtidos com o desenvolvimento do sistema serão apresentados nesta seção, assim como o seu funcionamento.

4.1 Funcionalidades do sistema

Conforme visto no diagrama de componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com