TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento WEB

Ensaios: Desenvolvimento WEB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso: Locadora de Veículos

O processo atual de aluguel de carros de uma locadora de veículos é confuso e está gerando insatisfação entre os clientes. Esta locadora contratou um analista de sistemas para construir um sistema que facilite o atendimento a seus clientes. Em um primeiro levantamento de dados o analista constatou que:

• A locadora é formada basicamente pelos seus clientes e carros para aluguel. Os carros estão divididos em diversos tipos: popular, luxo e utilitário. As informações importantes sobre os carros a serem armazenadas são: código (placa do carro), tipo, modelo, ano, cor, chassis, quilometragem e valor do aluguel (diária).

• Os funcionários serão responsáveis por cadastrar os clientes e os carros adquiridos pela locadora, por efetuar o aluguel de um carro para o cliente e dar baixa no aluguel. Existem clientes especiais e clientes comuns. Os especiais possuem uma taxa de desconto e um valor de quilometragem extra para seus aluguéis. Qualquer cliente é identificado por RG, nome, CPF, telefone, endereço e contato.

• O sistema precisa manter o nome e o CNPJ da Locadora para utilizá-los futuramente.

Diagrama de Classes

Considerações:

1 – Uma classe deve ser nomeada com um substantivo no singular

2 – Os atributos da classe devem ser nomeados usando UpperCamelCase, ou seja, com letras minúsculas, mas se for um nome composto por duas ou mais palavras as iniciais da segunda e demais palavras devem ser em maiuscula.

3 – Uma classe associativa representa uma relação de multiplicidade * (muitos) para * (muitos). Na ferramenta ASTAH há um simbolo especifico para representar uma classe associativa. No estudo de caso acima, nota-se que Locação é uma classe associativa, pois um cliente pode alugar vários veículos e um veículo pode ser alugado por vários clientes.

===============================================================

Baseado na situação anterior elabore o diagrama de Classes para o estudo de caso abaixo:

Dra. Janete é médica pediatra e tem três consultórios em bairros distintos, onde atende em horários diferentes. Ana, sua secretária, trabalha nos três consultórios. Para que a marcação de consultas seja centralizada, Ana tem que carregar as três agendas de um lado para outro. Dra. Janete contratou um analista consultor para lhe desenvolver um sistema que controle a marcação de consultas e a ficha dos pacientes. Para os pacientes, é preciso cadastrar: nome, endereço, telefones de contato, data de nascimento, data da primeira consulta, e-mail, se é particular ou conveniado a um plano de saúde. No caso de ser conveniado, o plano de saúde deve estar previamente cadastrado contendo a informação do limite de consultas no mês, por paciente. A marcação de consultas deve considerar uma data futura limite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com