TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Android para Registro de Acidentes de Transito

Por:   •  2/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento de Aplicativo Móvel em Android para Registro de Acidentes de Trânsito

Renan Marcos da Silva1,2, Artur Pantoja Marques.1

1Universidade Estadual Paulista, Campus Ilha Solteira, SP, Engenharia Civil. 2Bolsista VUNESP.

Palavras Chave: aplicativo, transportes, registro.


Introdução


No Brasil, de acordo com dados do último levantamento do DENATRAN, ocorrem mais de 400mil acidentes por ano. Com tantas ocorrências, surge a necessidade de meios de registro mais práticos e rápidos, a fim de facilitar o trabalho dos órgãos responsáveis

Com meios de registro muitas vezes burocráticos e demorados, a utilização da tecnologia tende a otimizar o levantamento dos dados durante o registro de um acidente e permite a inclusão de ferramentas que aceleram o processo e permitem alimentar um banco de dados de fácil acesso.


Objetivos


Desenvolver um aplicativo móvel para smartphones com sistema operacional Android para registro de acidentes de trânsito, a fim de otimizar o sistema de registro de acidentes, tornando-o mais rápido e menos burocrático, e criar um banco de dados capaz de armazenar dados registrados em todo país, permitindo a verificação de estatísticas mais precisamente.


Material e Métodos


Para a criação do aplicativo, utilizou-se a plataforma Android Studio, que possui ferramentas para implementação estrutural. O serviço de hospedagem utilizado para o banco de dados foi o Hostinger, um servidor que armazena os dados através da linguagem de programação PHP e permite acesso aos dados armazenados de maneira simples e organizada ao administrador.

O desenvolvimento da aplicação ocorreu principalmente através das linguagens de programação Java, que fomentou toda a parte estrutural do aplicativo e PHP, responsável pelos métodos que criaram o banco de dados. A parte gráfica da aplicação foi criada através da plataforma Android Studio. O aplicativo encontra-se na fase beta de testes.


Resultados e Discussão


O aplicativo criado possui uma interface simples e prática, que pode ser observada na Figura 1, que permite ao usuário realizar o registro do acidente de maneira muito rápida. Na fase de testes, observou-se que a velocidade do registro varia de acordo com a velocidade da rede em que ele atua, de forma que em locais onde não há rede de internet não é possível publicar o registro instantaneamente, entretanto, é possível armazená-lo no aparelho para posterior publicação.  

Como vantagem ao usuário, o aplicativo traz ferramentas de localização que permitem a indexação do local de ocorrência de maneira rápida, bastando apenas estar ativo o GPS do aparelho. Tal ferramenta evidencia a agilidade que a tecnologia fornece e disponibiliza em contraponto às maneiras tradicionais de registro.

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Figura 1. Interface do aplicativo móvel.


Conclusões


Os resultados sugerem que através do aplicativo será possível alimentar um banco de dados capaz de fornecer estatísticas e dados de diversos tipos para a realização de levantamentos de locais onde mais ocorrem acidentes, por exemplo. Tais dados podem servir como base para melhorias em vias em pontos específicos, de forma a diminuir o número de acidentes que nelas ocorrem

Além disso, os resultados sugerem que o aplicativo será uma boa ferramenta para substituir o método de registro de acidentes de trânsito no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (596.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com