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Desenvolvimento de jogos 3D

Seminário: Desenvolvimento de jogos 3D. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Seminário  •  9.911 Palavras (40 Páginas)  •  357 Visualizações

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Desenvolvimento de Jogos 3D:

Concepção, Design e Programação

Esteban Walter Gonzalez Clua1, João Ricardo Bittencourt2

ICAD – IGames/VisionLab

Departamento de Informática – PUC Rio

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

esteban@inf.puc-rio.br, jrbitt@ludensartis.com.br

Abstract: This paper describes traditional computer games development

process. After a brief discussion about history and documentation, the paper

will present the steps necessaries to create 3D games, with emphasis at

professional and commercial tools. Along the document, important

bibliographies for each process will indicated. Free Softwares or not

expensive tools will be shown in order to help research institutions for

developing projects in Games and Digital Entertainment field. In the last part,

the paper will present other applications created with game development

technology and will discuss perspectives for this new research field.

Resumo: Este documento discute de forma geral o processo de criação de um

jogo computadorizado 3D. Inicialmente serão apresentadas as principais

etapas na elaboração de um jogo 3D, destacando diversas ferramentas

disponíveis no mercado. Procura-se também destacar e indicar as principais

bibliografias adequadas para cada uma das etapas do processo de criação e

ferramentas gratuitas e livres que facilitem o uso pela comunidade acadêmica

viabilizando novas pesquisas na área de Jogos e Entretenimento Digital. No

final deste documento serão apresentadas outras aplicações que podem ser

desenvolvidas com a mesma base tecnológica dos jogos e as tendências

futuras para este segmento.

1. Introdução

Um jogo 3D é um software especial, pois contém elementos muito variados: módulos de

Computação Gráfica, Inteligência Artificial, Redes de Computadores, Multimídia, entre

outros. Todos estes módulos devem funcionar em perfeita harmonia, obedecendo a uma

característica fundamental de um jogo: deve ser um software em tempo real. Para que

isto seja possível é necessário explorar ao máximo o hardware dedicado, as conhecidas

placas gráficas aceleradoras 3D. Para este propósito é fundamental que o jogo esteja

baseado sobre diversas APIs, tais como o OpenGL, DirectX e OpenAL.

Além disso, enquanto a maioria dos softwares precisam apenas seguir uma série

de requisitos e atender bem os propósitos para os quais foram elaborados, uma

característica imprescindível para um jogo é que ele deve ser divertido e agradável de se

utilizar, uma vez que seu principal objetivo é proporcionar entretenimento para as

pessoas. Os jogos computadorizados precisam criar a sensação de imersividade nos

usuários, tal característica obtida pela combinação de aspectos artísticos e tecnológicos

[BAT 02]. Assim, tratar de jogos computadorizados representa lidar com uma área

extremamente interdisciplinar, aproximando os aspectos computacionais de outras

ciências, tais como Educação, Psicologia, Artes Plásticas, Letras, Design Gráfico e

Música.

Considerando o aspecto computacional tais aplicações requerem a adoção de

sofisticadas técnicas que na maioria das vezes representam o “estado da arte” das

pesquisas em Ciência da Computação principalmente as pesquisas relacionadas com

Análise de Algoritmos (Otimização), Computação Gráfica, Redes de Computadores e

Inteligência Artificial. Por esta razão desenvolver jogos computadorizados torna-se uma

área fascinante para o desenvolvimento de aplicações técnico-científicas, conforme foi

destacado por Battaiola [BAT 00].

Para Laird e Van Lent [LAI 01], os jogos computadorizados podem ser

considerados a killer application da computação, principalmente na área de Inteligência

Artificial, ou seja, uma aplicação modelo justamente pelo fato de possuir problemas

significativos que ao serem solucionados irá impactar em outras aplicações.

É importante destacar que no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

(2000) o Prof. Dr. André Battaiola publicou na Jornada de Atualização em Informática

(JAI) o artigo intitulado “Jogos por Computador – Histórico, Relevância Tecnológica e

Mercadológica,Tendências e Técnicas de Implementação” [BAT 00]. Tal publicação

representa um marco significativo na comunidade acadêmica, pelo fato do

reconhecimento das potencialidades técnico-científicas e mercadológicas das pesquisas

aplicadas em jogos computadorizados e entretenimento

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