TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos jogos e como seus recursos podem ajudar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança

Pesquisas Acadêmicas: A importância dos jogos e como seus recursos podem ajudar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para avaliação da Atividade Colaborativa, sob orientação do professor tutor Nilson Robson Guedes Silva.

Anhanguera Educacional

2013

SUMÁRIO

Nº Página

1

INTRODUÇÃO

4

2

DESENVOLVIMENTO

5

2.1 Atividades para brinquedoteca escolar 6

2.2 Atividades para brinquedoteca comunitária 8

2.3 Atividades para brinquedoteca hospitalar 11

3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

14

4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

15

1- Introdução

Muita proposta pedagógica baseia–se em brincadeiras, pois é nesse momento que a criança descobre novas culturas, consegue interagir com outras crianças. Neste trabalho que irei realizar veremos a importância de jogos e como seus recursos pode ajudar no desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Brinquedoteca é um espaço para a criança brincar. Não é preciso acrescentar mais objetos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcrever o visível e permitir a seriedade do fenômeno. Se as relações entre os brinquedistas e as crianças forem corretas, resultados surpreendentes irão acontecer.

2- Desenvolvimento

A brincadeira é o recurso privilegiado de desenvolvimento da criança pequena por acionar e desenvolver processos psicológicos com a capacidade de expressar sentimentos de alegria, é brincando que a criança é capaz de ser criativo e usa completamente sua personalidade e nas brincadeiras, para a criança se tornar ser boa ela tem que ser feliz quando a criança tem a oportunidade de conviver com outras crianças, sua chance de desenvolvimento, tanto intelectual como física, aumenta. A criança se sente mais estimulada, o que melhora a sua auto-estima.

Os principais objetivos de uma brinquedoteca são: Proporcionar espaço onde a criança possa brincar sossegada e interagir espontaneamente com outras crianças, estimular o desenvolvimento interior da criança e da sua capacidade de concentração. A criança não brinca apenas na escola, ela brinca em casa, locais de lazer, na rua, ou seja, a todo o momento ela esta em busca de novas descobertas, o brincar é essencial em todas as idades, pois através dele descobrimos o mundo, não só as crianças, mas o adulto através de seu trabalho também brinca e ambos estão em busca de novos conhecimentos e descobertas.

A brinquedoteca deve ser vista pelos educadores como meio educacional, ou seja, como instrumento de trabalho e como um meio para atingir os objetivos de aprendizagem.

2.1.1 – Atividade 1 – Brinquedoteca Escolar

Título: Teatro com fantoche

Tipo de brinquedoteca: Escolar

Dificuldade escolar: criatividade

Diagnóstico/Intervenção: desenvolve o coordenação motora

Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:1 hora

Local para a atividade: anfiteatro na escola,ou em sala de aula

Material:,isopor de bolinha ,retalhos,botões para os olhos.cola e canetinha

Dinâmica:criar personagens e contar uma história

Problematização do diagnóstico/intervenção: Entendimento da história

Descrição de como os dados observados poderão ser analisados: Verificar se o aluno tem criatividade de desenvolver o raciocínio ,se e tímido para apresentações em sala e estimular a motricidade.

2.1.2 – Atividade 2 – Brinquedoteca Escolar

Título: Blocos de construção

Tipo de brinquedoteca:Escolar

Dificuldade escolar: aprendizagem cognitiva,motora e concentração

Diagnóstico/Intervenção: coordenação Viso - motora

Tempo necessário ao desenvolvimento da atividade:1 hora

Local para a atividade: Mesa brinquedoteca na escola

Material: blocos

Dinâmica: O aluno se desenvolve a coordenação motora montando e desmontando os blocos construindo e transformando usando a imaginação

Problematizaçã do diagnóstico/intervenção: Nesta brincadeira a criança pode interagir com outras crianças sempre forçando a utilizar a memória para novas construções na atividade.

Descrição de como os dados observados poderão ser analisados: Nesta brincadeira as crianças desenvolve a área do pensamento.

2.1.3 – Atividade 3 – Brinquedoteca Escolar

Título: Telefone

Tipo de brinquedoteca: Escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com