TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de um estudo detalhado para Software Developer Company

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento de um estudo detalhado para Software Developer Company. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.163 Palavras (21 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 21

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

EMPRESA CONSULTING

Daniel Aparecido Martins Rosa

RA:1222481

William Longo

RA: 1224760

Curso: Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Semestre: 3º

RIBEIRÃO PRETO

2013

UNIP INTERATIVA

RESUMO

O objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo detalhado para a empresa Software Developer, entregando um projeto com análise de riscos, planejamento, desenvolvimento e como implementar melhoras nos processos de TI. Será elaborado também um planejamento para a informatização de processos hoje realizados manualmente, desde a coleta de informação e classificação de problemas até a entrega do produto em produção, planejando um completo processo de testes e validações, cobrindo a criação de métricas e critérios para que seja possível atingir um nível aceitável de qualidade e assim dar-se a continuidade da melhoria continua de todos esses processos.

Palavras-chave: Processos, Informatização, Melhorias

ABSTRACT

The objective of this work is develop a detailed study for the Software Developer Company, delivering a project with analyze of risk, planning, development and how to implement the best practices on the IT processes. Will be prepared also a planning to computerize manual processes done currently, since gathering initial information and problems classification till delivery a product in production planning a complete test and validation process, covering the metrics and criteria to make possible to reach the acceptable level of quality so giving a continuous improvement on the whole processes.

Key words: Processes, Computerize, Improvements

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. DESENVOLVIMENTO 3

3. 2. Planejamento e implementação do ITIL para o gerenciamento de serviços de TI. 5

4. 3. Análise e implementação das conformidades SOX. 18

5. 4. Plano de gerenciamento e armazenamento de documentos. 20

6. 5. Software Livre 21

7. CONCLUSÃO 24

8. REFERÊNCIAS 25

INTRODUÇÃO

A Empresa Software Developer com sede em São Paulo - Capital, necessita da elaboração e implementação de um projeto de melhoria de processos de TI, seguindo as melhores práticas aplicadas hoje neste mercado. Diante deste desafio, será proposto soluções para processos hoje realizados manualmente e sem critério, melhora no processo de entrega de produtos e rastreamento completo de problemas e soluções, aplicando as melhores práticas de governança de TI, seus processos e serviços, seguindo orientações pelo SOX, Cobit e ITIL e também aplicando recursos de medição, como definição de SLA (Service Level Agreement). Será entregue também um plano para realização da melhora continua nos processos de gestão de TI e também uma melhora no controle de documentos e riscos associados.

DESENVOLVIMENTO

1. Planejamento e implementação da processo de gestão de TI aplicado – COBIT

O projeto seguirá estritamente as melhoras práticas orientadas pelo COBIT, onde o mesmo é dividido basicamente em quatro domínio:

1. Planejamento e administração

2. Aquisição e implementação

3. Entrega e suporte;

4. Monitoramento;

Devido ao alto índice de reclamações constatadas pelos clientes, faz se necessário a aplicação urgente de um modelo de gerenciamento de serviços e entregas como a aplicação de uma governança e gerência de TI adequada para a situação atual.

Nos dias de hoje a governança de TI se torna uma prática necessária nas empresas, visando o aumento da lucratividade, redução de custos, respostas rápidas as demandas do mercado. É importante salientar que a governança de TI deve estar em conformidade com a Lei Sarbanes-Oxley, que visa a confiança e transparência das negociações dos investidores, exigindo que as organizações aplicam um modelo de controle interno adequado para a objetivo da empresa.

A aplicação do modelo de governança e gerencia será analisada e aplicada na respeitando a ordem a seguir.

1.1 Alinhamento do foco da governança de TI

Direcionamento e monitoramento das práticas de gestão e uso da TI de uma organização. Na pratica se traduz em um conjunto de políticas, processos, papéis e responsabilidades de modo a estabelecer um processo de tomada de decisões e métricas para o gerenciamento de TI

Figura 1

Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/governanca_ti/entendendo_governanca_ti

1.2 Prioridades de investimento

Faz se necessário a criação de um processo formal de análise de prioridades de investimento, levando em conta as necessidades da empresa. Desta forma, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com